22 julho, 2010

Parabéns Dom Jaime. 94 anos - Por Dom Anuar Battisti

O primeiro arcebispo de Maringá, Dom Jaime Luiz Coelho, completa 94 anos na segunda-feira (26) e irá presidir a santa missa no próximo domingo (25), às 12h na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória. Será um momento de ação de graças pela vida de Dom Jaime.
Parabéns Dom Jaime. 94 anos - Por Dom Anuar Battisti
Um jovem de dezoito anos, esnobando saúde, elegância, disse a um senhor de oitenta anos, marcado pela longa história: “Nossa como você está velho”! E o velho com sabedoria acumulada responde: Cuide-se que você também chega lá... Hoje quero lembrar o exemplo, o testemunho, a garra e a coragem de um homem de Deus que cumpre no próximo dia vinte e seis, noventa e quatro anos. Nosso amigo e companheiro de caminhada, Dom Jaime Luiz Coelho. Primeiro Arcebispo desta Igreja que atravessou décadas de dores, alegrias, sucessos e insucessos, chegando agora na maturidade de quem fez história nestas terras vermelhas do norte do Paraná... Leia na íntegra

Para refletir

“Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.” Confúcio

Luteranos pedem perdão aos menonitas

Conforme notícia da Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC) a Assembléia da Federação Luterana Mundial (FLM) programou celebração na qual pedirá perdão a Deus e aos irmãos menonitas de tradição anabatista, pela perseguição que foram vítimas no século XVI. Anabatistas foram executados por seguidores do reformador Martim Lutero.
A Comissão Internacional de Estudos Luterana-Menonita (2005-2008) levantou essa parte dolorosa da história, conduzindo os luteranos ao reconhecimento das injustiças então cometidas e da falsa imagem construída sobre os anabatistas, que perdura até hoje.
Com base nesse estudo, o Conselho de FLM foi unânime em aprovar, na sua reunião de outubro de 2009, o encaminhamento do pedido de perdão aos menonitas, embora persistam diferenças teológicas entre as duas famílias denominacionais.

Lei da Ficha Limpa agora em livro e site

A Leia da Ficha Limpa, sancionada há pouco mais de um mês pelo presidente Lula vai virar livro e site. O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) lança na próxima semana, no dia 28, um livro com a interpretação de juristas, que colaboraram na elaboração do texto da iniciativa popular.
Além do livro, o MCCE lançará também um site em que divulgará os nomes de todos os candidatos que possuem ficha limpa. A intenção do movimento é que a informação seja compartilhada com todos os sites e outras publicações que foram parceiras na divulgação da proposta quando ela ainda tramitava no Congresso. A lista divulgará a relação completa, de acordo com os Tribunais Regionais Eleitorias, dos candidatos aptos a concorrerem e os documentos que comprovam a elegibilidade dos mesmos.
A aplicação da nova Lei para as eleições deste ano colaborou diretamente para o aumento das impugnações de campanha este ano. Ao todo, mais de 2 mil candidaturas foram colocadas sub júdice no país. Dessas, 441 contestações ocorreram até agora baseadas nas restrições previstas na Lei da Ficha Limpa.

FMI perdoa dívida total do Haiti e pede que doadores colaborem para a reconstrução do país

O Conselho Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou ontem (21) a anulação total de US$ 178 milhões das dívidas pendentes do Haiti com o órgão. O fundo aprovou ainda uma autorização de crédito facilitado para país, no período de três anos. O diretor do FMI, Dominique Strauss-Kahn, apelou para que os doadores internacionais colaborem para a reconstrução do Haiti, devastado pelo terremoto de 12 de janeiro. Mais informações

6º Encontro Mineiro de CEBs

Ao som de tambores, MOC começará 6º Mineiro das CEBs
Com o tema “Economia e Missão” e o lema “Construindo Uma Igreja Solidária”, as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) realizarão o seu sexto encontro no estado, na cidade de Montes Claros, Norte de Minas Gerais. Entre os dias 22 e 25 de julho, o evento receberá cerca de duas mil pessoas delegadas de 29 (arqui)dioceses e que são de organismos urbanos e rurais, organizações sociais, indígenas, afrodescendentes, geraizeiros, cantores populares, agricultores familiares, representantes de igrejas cristãs, de movimentos civis, demais convidados e assessores.
No 6º Encontro Mineiro das CEBs, as comunidades refletirão sobre cinco eixos temáticos: social, ecológico, econômico, eclesial e político, batizados com uma fruta característica do sertão norte-mineiro, respectivamente macaúba, buriti, pequi, laranja e panã, e que serão assessorados pelos sacerdotes Antônio Alvimar Sousa, Frei Gilvander Moreira, Nelito Dornelas e Cleto Caliman, além do leigo Pedro Ribeiro de Oliveira, sociólogo e responsável pelas análises de conjuntura da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Mais informações