16 maio, 2010

Lançamento do livro Versos e Reversos da Educação



O livro tem porm objetivo refletir sobre a educação brasileira e regional numa perspectiva crítica e dialética, levando em consideração, as discussões políticas no âmbito da totalidade e as discussões das pedagogias alternativas no âmbito da localidade. As experiências com os quilombolas, o MST, as escolas multisseriadas foram contempladas, bem como, a questão do tempo e do espaço político, da democracia, dos movimentos sociais e populares e da educação ambiental foram discussões que permearam as análises dos autores que contribuíram com esta publicação.
O lançamento do livro se dará em dois espaços até o presente momento, a saber:
Dia 25 de junho de 2010: UFT/Palmas (Palestra organizada pelo curso de especialização em Gestão Pública e Sociedade).
Dia 07 de julho de 2010: UFU (ANPED Centro-Oeste) – Uberlândia – MG.
Os interessados em adquirir o livro o mesmo se encontra a disposição por R$ 14,00 (número de páginas: 253) e poderão entrar em contato pelo email:
claugnas@uft.edu.br
claugnas@yahoo.com.br
Aqui Mais informações e os temas desenvolvidos neste livro

Contribuição com a Luta Imensa do Povo contra o capital e o latifúndio

Amiga/o, eis em anexo o texto "POVO DE DEUS - CONTRIBUIÇÃO COM A LUTA IMENSA DO POVO CONTRA O CAPITAL E O LATIFÚNDIO", de Prof. Virgílio de Mattos. Trata-se de uma reflexão a partir da luta das Brigadas Populares e do Forum de Moradia do Barreiro, em Belo Horioznte - Ocupações/Comunidades Dandara, Camilo Torres e Irmã Dorothy (1.200 famílias pobres)- que, após marcharem 25 Km, do bairro Céu Azul (Dandara) até ao centro de BH, ficaram acampados na Praça 7 por 4 dias, de 11 a 14/05/2010, atrapalhando do trânsito e incomodando consciências adormecidas. Recuaram em centenas, mas voltarão em milhares, caso o Governador Antônio Anastasia e o Prefeito Márcio Lacerda (turma de Aécio Neves) e as autoridades não se abram ao díalogo, pois direito à moradia e à dignidade humana (direitos que estão escritos na Constituição Brasileira e na Constituição do Povo de Deus, a Bíblia.) se conquista, não se mendiga.

Um abraço terno.
Gilvander Moreira, frei Carmelita.

25ª Romaria da Terra do Paraná

Celebrando 25 anos de Romaroia da Terra no Paraná
A 25ª Romaria da Terra do Paraná, acontecerá no vale do rebeira, cidade de Adrianópolis, no dia 15 de agosto de 2010.
Apesar de suas riquezas naturais, Adrianópolis está entre os municípios com o menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país, situação da grande maioria dos municípios da região.
No município de Adrianópolis existem 13 comunidades quilombolas, sendo 8 reconhecidas e nenhuma ainda titulada. O silêncio a respeito da história negra no nosso estado contribui para o abandono destes povos, que de maneira geral, não tem acesso a Políticas Públicas: Saúde, Educação, transporte, estradas, saneamento básico, iluminação pública, cultura, entre outras, que possibilitem melhor qualidade de vida.