04 abril, 2011

Mapa da violência aponta principais causas de morte de jovens

Homicídios, acidentes de transporte e suicídios são causas responsáveis por 62,8% dos óbitos de jovens brasileiros, dos 15 aos 24 anos de idade. O dado consta no Mapa da Violência 2011, organizado pelo Instituto Sangari em parceria com o Ministério da Justiça. O estudo servirá de subsídio para a implantação de políticas públicas de enfrentamento da violência. Veja aqui os dados

Projeto Pós-Crima da Arquidiocese de Maringá cria blog

A Arquidiocese de Maringá, através do projeto Pós-Crisma lança o blog:
http://www.poscrismamaringa.blogspot.com/
O projeto Pós-Crisma nasceu para dar continuidade ao trabalho de evangelização dos adolescentes e jovens recém crismados.
“O objetivo do blog é partilhar experiências e manter atualizados os coordenadores paroquiais do projeto pós-crisma disponibilizando-lhes textos, dinâmicas e reflexões que possam auxiliar os encontros e complementar a proposta do material elaborado pela própria Arquidiocese de Maringá”, explica o assessor do projeto, padre Sandro Ferreira, que assessora também a Pastoral dos Adolescentes.
“Para uma melhor implantação do projeto estamos propondo aos catequistas que já iniciem trabalhos com os adolescentes que serão crismados neste ano de 2011, pois deste modo será mais fácil fazer com que os adolescentes permaneçam na Igreja e nos grupos de pós-crisma após terem recebido o Sacramento da Confirmação”, comenta padre Sandro.
O blog será um espaço para postar fotos e vídeos sobre os eventos realizados nas paróquias da arquidiocese, como gincanas, noites culturais, passeios, lazer. A coordenação do projeto aposta na integração e no fortalecimento entre os grupos através desta ferramenta virtual.

Servidores municipais mantêm reivindicações da pauta social

Os servidores públicos municipais de Maringá se reuniram em assembleia no último sábado para discutir a campanha salarial deste ano. A categoria aceitou a proposta de 6,05% de reajuste e deliberou por manter as reivindicações da pauta social não atendidas pela administração municipal

Os trabalhadores do município pedem vale alimentação de R$ 250, programa de prevenção da saúde do trabalhador, melhorias nas condições dos locais de trabalho e o fim do assédio moral.

“Vamos encaminhar a deliberação da assembleia e continuar negociando com a administração”, disse a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maringá (Sismmar), Solange Marega.

Na pauta salarial a categoria reivindicava reajuste de 9,49%, índice referente a variação da inflação somado com as perdas da greve de 2006. Marega explica que a diferença de 3,5% entre a reivindicação dos trabalhadores e a oferta da administração não foi esquecida e será cobrada futuramente.

Gelinton Batista / Assessoria de Imprensa Sismmar

Para refletir

Um profeta não morre apenas muda de lugar. E deixa saudade, pois fez e marcou a história por onde aqui passou.

Inscrições abertas para o vestibular de inverno da UEM

Nesta segunda a Universidade Estadual de Maringá (UEM) abre inscrições para o Vestibular de Inverno 2011. Das 1.488 vagas oferecidas, 286 são reservadas para o sistema de cotas sociais, que atende alunos que estudaram integralmente no ensino público e que tenham renda per capita familiar inferior a 1,5 salário mínimo. A taxa é de R$ 90 que deverão ser pagas até o dia 27 de abril tata também do envio da ficha de inscrição. As inscrições vão até dia 25 de abril e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site do vestibular, onde é possível conferir os cursos, turnos e vagas oferecidos neste concurso, além de verificar as estatísticas dos últimos vestibulares. Para quem não tem acesso à internet, a UEM disponibilizará computadores e impressora para a ficha de inscrição. As máquinas serão instaladas na Central de Recebimento de Inscrições, anexa ao Bloco 28, no cmpus universitário e no shoppings Avenida Center e Maringá Park. Esse serviço é gratuito. As provas do Vestibular de Inverno 2011 serão aplicadas no período de 10 a 12 de julho, em Maringá e nas seguintes cidades do Paraná: Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí e Umuarama. O resultado será divulgado no dia 5 de agosto pelo site, mas os aprovados deverão efetivar a matrícula somente em janeiro do próximo ano. Outras informações pelo telefone (44) 3011-4450, com a Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU) da UEM.