27 novembro, 2008

Seleção Brasileira de Vôlei de Praia treinará em Maringá

A partir do ano que vem a Seleção Brasileira de Vôlei de Praia Sub 19 e Sub 20 passará a treinar em Maringá. A Confederação Brasileira de Vôlei de Praia já havia fechado o convênio com a Associação Maringanese de Vôlei de Praia, mas precisava de um parceiro estadual que oferecesse também apoio financeiro. Em Curitiba o vereador Mário Verri (PT) reuniu com Ricardo Gomyde, presidente da PR Esportes, Marco Aurélio Saldanho, diretor de esportes rendimento e Robson Xavier representante da Associação Maringaense de Vôlei de Praia. “O convênio foi firmado, só precisamos esperar as questões burocráticas”, afirma o vereador. Serão dezesseis atletas no total, oito homens e oito mulheres, que treinarão na cidade a partir de janeiro. O convênio tem o apoio da Unifamma.

Solidariedade para com o Povo de Deus de Santa Catarina

De um pouco do que tens a quem tanto necessita.
Procure em sua cidade onde deixar sua doação.

Sua presença hoje na sessão da Câmara é muito importante

Hoje na Sessão da Câmara de Maringá, acredito que, a pedido do prefeito Silvio Barros II, em segunda discussão será votado o fim da democracia na rede municipal de ensino. Os vereadores bajuladores do prefeito querem por fim a eleição direta para a direção das escolas municipais e creches. Querem por fim ao direito que os pais e alunos têm de escolherem a direção das escolas e creches.
Querem dar todo poder ao prefeito e seus comparsas. Não vamos deixar isso acontecer, sua presença hoje na sessão da Câmara na cidade de Maringá é fundamental.
A sessão da Câmara tem início às 18 horas.

Veja como foi a formação que as CEBs realizou no dia 23

As CEBs no dia 23 realizou formação na Região Pastoral Jandaia do Sul (antiga reg. past. Leste). Veja como foi: síntese - fotos.

Ordenação Diaconal - Arquidiocese de Maringá

Clique na imagem para ampliar

Transferência de padres da Arquidiocese de Maringá

As transferências vão ser efetivadas a partir de dezembro.
O padre João Caruana deixará a paróquia São Silvestre para ir à diocese de Guajará Mirim, juntamente com o padre Obelino Silva de Almeida.
Quem assume a paróquia São Silvestre é o padre Rildo da Luz, que hoje é vigário na Catedral Nossa Senhora da Glória. A posse de padre Rildo está marcada para o dia 21 de dezembro.
O pároco da paróquia Santa Joaquina de Vedruna, padre Sidney Frabril, será transferido, como vigário, para a Catedral no dia primeiro de fevereiro de 2009.
E a partir de fevereiro o padre Onildo, Reitor do seminário de Filosofia em Maringá, e o padre Gecivam Garcia, diretor espiritual do mesmo seminário, vão atender na paróquia Santa Joaquina de Vedruna.
Além de Maringá, Padre Gecivam continua na paróquia Nossa Senhora do Rocio em Ivatuba.

Refundação do Sistema Financeiro Mundial

Por dom Anuar Battisti, arcebispo metropolitano de Maringá. Leia o artigo

Governo e movimentos populares avaliam avanços sociais e situação econômica

Ministros do governo federal receberam quarta-feira (26), em Brasília, representantes dos mais diversos segmentos da sociedade civil para o “Encontro com Movimentos Sociais”. Veja a matéria.

Igreja pede ajuda para Santa Catarina

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, manifestou a solidariedade e proximidade da Igreja às vítimas das enchentes em Santa Catarina.
Durante o congresso internacional Pessoa, Cultura da Vida e Cultura da Morte, que está sendo realizado em Itaici, o arcebispo pediu que se façam chegar as ajudas necessárias e se solidarizou com os parentes e amigos das vítimas.
O arcebispo de Florianópolis, Dom Murilo Krieger, lançou uma campanha em favor dos desabrigados. Pede-se a doação de roupas e de alimentos não perecíveis.
Foi aberta uma conta no Banco do Brasil para doações em dinheiro. Agência 31 74-7, conta 17 611-7, em nome de Ação Social Arquidiocesana/Flagelados SC 2008.

Blog - SERVIÇO SOCIAL HOJE

O amigo Pejoteiro Henrique Manoel de Osasco criou o blog Serviço Social. Conheça e envie sugestões para postagem.

Carta dos movimentos sociais ao presidente Lula

Cumprimentamos o Governo Federal pela iniciativa de ouvir os movimentos sociais e sindicais, populares, pastorais sociais e entidades que atuamos organizando nosso povo, diante do grave quadro de crise que já se faz sentir, e que - tudo leva a crer - se aprofundará sobre nossa economia, nossa sociedade e em especial sobre o povo brasileiro.
Queremos aproveitar essa oportunidade para manifestar nossas propostas concretas que o Governo Federal deve tomar para preservar, sobretudo, os interesses do povo, e não apenas das empresas e do lucro do capital. Leia na íntegra

Homens Unidos pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Está no ar o site http://www.homenspelofimdaviolencia.com.br/, que faz parte da campanha nacional "Homens unidos pelo fim da violência contra as Mulheres", lançada pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM). Trata-se de uma ferramenta eletrônica de coleta de assinaturas. A iniciativa é uma resposta do Estado brasileiro à convocação do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que lançou a campanha mundial "Unite to End Violence Against Women", em fevereiro deste ano, para mobilizar líderes nacionais pelo fim da violência contra as mulheres.
É a primeira vez que uma campanha mundial e nacional relativa à violência de gênero tem o foco nos homens. A justificativa para isso é que a violência contra a mulher é um fenômeno que atinge toda a sociedade. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), de 2005, revelam que a violência contra a mulher é responsável por índices expressivos de absenteísmo ao trabalho, pelo crescimento da Aids entre a população feminina e pelo baixo aproveitamento escolar de crianças que a presenciam. Para a ministra Nilcéa Freire, da SPM, o enfrentamento dessa violência "só será possível com a participação de toda a sociedade, inclusive dos homens".
O objetivo da campanha nacional é a mobilização dos homens pelo fim da violência contra as mulheres no país. Participam dela, líderes de todos os setores da sociedade brasileira como o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, os presidentes do Supremo Tribunal de Justiça, Gilmar Mendes, do Congresso Nacional, Garibaldi Alves, e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, o ex-jogador da seleção brasileira de futebol Raí, entre outros.
Ao aderirem à campanha, por meio da coleta assinaturas, os homens se comprometem publicamente a contribuir pela implementação integral da Lei Maria da Penha (11.340/06) e pela efetivação de políticas públicas que visam o fim da violência contra as mulheres. As assinaturas serão incorporadas à ação mundial. Essa campanha conta com a parceria do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), do Instituto Papai, do Instituto Promundo e da Agende – Ações em Gênero e Cidadania.
Campanha mundial – A campanha "Unite to End Violence Against Women" tem como objetivo mobilizar a opinião pública e os órgãos de decisão em nível mundial para o enfrentamento da violência contra a mulher. Ela dura até 2015 e coincide com a execução dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Sua atuação é em três frentes: na promoção de ações em nível global, na priorização de programas em prol das mulheres dentro das Nações Unidas e no estímulo de colaborações com governos e entidades nacionais.
Dados mundiais –De acordo com a OMS, quase metade das mulheres assassinadas são mortas pelo marido ou namorado, atual ou ex. Pelo menos umas em cada três mulheres apanham, são violentadas ou forçadas a manter relações sexuais em algum momento de sua vida.
No Brasil, uma mulher é espancada a cada 15 segundos. É o que revela a pesquisa, de 2001, da Fundação Perseu Abramo. Dados da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 – mostram que, de janeiro a junho deste ano, foram registrados 121.891 atendimentos - um aumento de 107,9% em relação ao mesmo período de 2007 (58.417). De janeiro a setembro de 2008, foram registradas 134 denúncias de cárcere privado. O que significa um crescimento de 91,4% em relação a mesma época de 2007 (70).
Segundo a Anistia Internacional, em relatório "Depende de nós. Pare a violência contra a mulher", divulgado em 2004, 70% dos assassinatos de mulheres são praticados por seus parceiros masculinos. Nos Estados Unidos, uma mulher é espancada por seu marido ou parceiro a cada 15 segundos. Na Inglaterra, por semana, duas mulheres são mortas pelos seus parceiros. No Egito, 35% dizem ter apanhado do marido. Na Zâmbia, cinco mulheres são assassinadas por semana.
O documento revela ainda que na África do Sul, 147 mulheres são estupradas todos os dias. Na França, 25 mil mulheres são violentadas a cada ano. Nos Estados Unidos, uma é estuprada a cada 90 segundos.
De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Violência contra as Mulheres da Costa Rica, 67% das mulheres costarriquenhas com mais de 15 anos já sofreram violência física ou sexual em algum momento de suas vidas. Segundo o Conselho Nacional da Mulher (CONAMU) do Equador, de cada dez equatorianas seis foram vítimas de violência. O Instituto Nacional de Saúde Pública do México revela que 33% das mulheres mexicanas com mais de 15 anos já sofreram abuso e violência.

Pastoral Afro-Brasileira publica subsídio com princípios de orientação para agentes de pastoral afro

Lançado pelas Edições - CNBB e coordenado pela Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz - Pastoral Afro-Brasileira o subsídio “Pastoral Afro-Brasileira – Princípios de Orientação” com 64 páginas. De acordo com o assessor da Pastoral Afro-Brasileira, padre Ari Antônio dos Reis, o subsídio deve fortalecer a caminhada de grupos de base da Pastoral. “O documento tem por meta ajudar os agentes de pastoral e os grupos de base animando-os e fortalecendo a sua missão na Igreja”. O documento traz também orientações sobre a liturgia, especialmente no preparo das missas inculturadas em meios afro-brasileiros. Composto de seis capítulos, o texto traz uma série de questões voltadas para as tradições culturais e a história dos afro-descendentes com ênfase em dados estatísticos sobre a situação da população negra no país, no que diz respeito à educação, renda, a inserção do negro na Igreja. No final de cada capítulo há algumas questões para reflexão.
O subsídio pode ser adquirido nas Edições-CNBB que está localizada em Brasília-DF, no Setor de Embaixadas Sul, Q. 801, Conj. B - Parte. Também no telefone (61) 2103-8383 ou pelo e-mail vendas@edicoescnbb.com.br ou pelo site www.edicoescnbb.com.br.

Queda de juros ainda depende de inflação, diz Meirellles

A decisão dos bancos centrais dos países ricos de rebaixar a taxa de juros pode não ser acompanhada pela autoridade monetária brasileira. O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, disse ontem, que, ao contrário dos Estados Unidos e dos países da zona do euro, onde a recessão econômica permite a redução dos juros, no Brasil ainda não é possível apontar uma tendência de baixa para a taxa Selic, principalmente em momento de saída de capitais estrangeiros e de inflação em alta. O presidente do BC participou, na quarta-feira (26), de audiência pública promovida por comissões da Câmara e do Senado. Na íntegra

Governo e oposição não chegam a acordo sobre reforma tributária

Depois de mais de três horas de reunião quarta-feira (26), governo e oposição não chegaram a um acordo sobre a proposta de reforma tributária (Propostas de Emenda à Constituição 233/08, 31/07 e 45/07). Apesar de concordarem com a necessidade da reforma, os líderes partidários deixaram o encontro afirmando ser muito difícil chegar a um consenso em relação ao teor da proposta. Na íntegra

Pais deixa de arrecadar R$ 76 bilhões em 2008 com medidas de estímulo à economia

A secretária da Receita Federal do Brasil, Lina Maria Vieira, apresentou ontem (26) à Comissão de Finanças e Tributação da Câmara Federal dados da arrecadação de tributos federais neste ano. Em 2008, segundo ela, foi promovida renúncia fiscal de R$ 76 bilhões, seguindo os planos do governo de estímulo ao setor produtivo. Na íntegra

Dívida pública cai em outubro e fecha em R$ 1,088 trilhão

A dívida líquida do setor público chegou, em outubro, a R$ 1,088 trilhão, o que corresponde a 36,6% do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Segundo o Banco Central, esse foi o melhor resultado desde setembro de 1998 (36,5% do PIB). Na íntegra