13 julho, 2012

Arquidiocese de Maringá lança cartilha de orientação política para as eleições 2012

A Arquidiocese de Maringá por meio do Conselho Arquidiocesano de Leigos e Leigas (CALLM), lança cartilha de orientação política para as eleições 2012. “A Igreja tem o dever de oferecer sua contribuição específica, através da formação ética e de critérios de discernimento coerentes, para que as exigências da justiça se tornem compreensíveis e politicamente realizáveis nas diversas circunstâncias históricas sociais”, diz parte da nota de apresentação da cartilha assinada pelo Arcebispo Dom Anuar Battisti. O material, com 24 páginas, é de leitura fácil e está disponível também na internet. Clique aqui para ler ou baixar a cartilha.

Para refletir

22% das mulheres latino-americanas não têm educação sexual

Com 73 gestações para cada mil mulheres entre 15 e 19 anos de idade, América Latina e Caribe registram a segunda taxa mais alta de fecundidade específica nas adolescentes depois da África. América Latina conta hoje com 105 milhões de jovens entre 15 e 24 anos. Pelo menos 22% das mulheres da América Latina que estão em idade reprodutiva não têm acesso a uma política de planejamento familiar ou métodos contraceptivos modernos, o que poderia ser uma das razões pelas quais a região é a segunda no mundo com maior índice de gravidez na adolescência, de acordo com um informe divulgado esta quinta-feira pela Organização das Nações Unidas.A diretora regional para América Latina e Caribe do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), Marcela Suazo, participou de uma conferência no Ministério das Relações Exteriores do Panamá por ocasião do Dia Mundial da População, onde disse que a América Latina ainda "está longe de ter serviços de saúde sexual, reprodutiva e o acesso a um planejamento familiar relacionado com a gestão de métodos contraceptivos”. Com 73 gestações para cada mil mulheres entre 15 e 19 anos de idade, América Latina e Caribe registram a segunda taxa mais alta de fecundidade específica nas adolescentes depois da África, detalhou. "Alcançar o acesso universal à saúde sexual e reprodutiva não é um conceito abstrato, pois tem a ver com a vida de milhões de meninas, adolescentes e mulheres que a cada dia morrem ao dar a luz”, disse Suazo. No entanto, também elogiou os esforços de alguns países para tratar as causas da mortalidade materna, embora os maiores índices ainda se concentrem nas zonas de maior pobreza ou onde não exista um planejamento de educação sexual definida. Suazo disse que se alcançou avanços "importantes” na tendência, porém, com "resultados mistos”. América Latina conta hoje com 105 milhões de jovens entre 15 e 24 anos, o maior número de jovens em sua história, cita o documento publicado pela ONU. "Desperdiçar este potencial significa hipotecar ao mesmo tempo o desenvolvimento e o futuro de nossos países”, sublinhou Suazo.

A notícia é da TeleSUR – O Informador – O Universalde Cartagena / gp -FC

Instituto Marista de Solidariedade lança livro sobre comercialização solidária

O Instituto Marista de Solidariedade - IMS, juntamente com seus parceiros, lança neste mês o livro "Comercialização Solidária no Brasil: uma estratégia em rede". A publicação é o resultado de uma pesquisa realizada com redes de comercialização solidária das cinco Regiões do País, por meio do Projeto Nacional de Comercialização Solidária.
Nesta sexta-feira (13), em Santa Maria (RS), durante a 8ª Feira de Economia Solidária dos Países do Mercosul e 19ª Feicoop - Feira do Cooperativismo, será o lançamento na região Sul. No dia 19, durante o 4º Congresso Marista ocorrerá o lançamento na região Sudeste, em São Paulo (SP) e no dia 23, na região Nordeste, em São Luís (MA), durante a 64º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
O processo de pesquisa percorreu o Brasil de norte a sul, e gerou informações de como ocorre a comercialização solidária, tomando como base as experiências das redes de comercialização que atuam junta à diversidade de empreendimentos econômicos solidária dos meios urbano e rural. O Objetivo era construir estratégias conjuntas de fortalecimento do setor.
A organização do livro é de Eduardo Magalhães Ribeiro, Flávia Maria Galizone e Thiago de Paula Assis e foi publicado pela EdiPUCRS, editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul que apoiou a publicação.