04 novembro, 2010

População da Arquidiocese de Maringá

Clique na planilha abaixo para ampliar

População brasileira chega a 185,7 milhões

De acordo com dados coletados pelo Censo 2010 e divulgados hoje (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a população brasileira é de 185.712.713. Os Paranaenses somam 10.266.737.
Curitiba 1.678.965
Londrina 493.358
Maringá 349.860
Sarandi 80.406
Paiçandu 35.307
Confira o tamho da população do seu estado e cidade aqui

Encontrado comida com agrotóxicos

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou nesta quarta-feira um relatório que aponta a alta presença de agrotóxicos nos alimentos consumidos no Brasil. O pimentão foi o campeão das irregularidades - 80% das amostras analisadas mostraram algum problema. Uva (56,4%), pepino (54,8%) e morango (50,8%) vêm a seguir. Já as batatas você pode comer tranquilo: só 1,2% das amostras analisadas apresentaram irregularidades. Em 15 das vinte culturas analisadas foram encontrados ingredientes ativos em processo de reavaliação toxicológica junto à Anvisa, principalmente no pimentão e no pepino, contaminados com endossulfan. A Anvisa também encontrou acetado em cebolas e cenouras contaminados com acefato, e metamidofós em pimentões, tomates e alface. Essas três substâncias são proibidas em vários países por terem elevado grau de toxicidade aguda comprovada e causarem problemas neurológicos, reprodutivos, de desregulação hormonal e até câncer.
Aos consumidores, a Anvisa orienta que se procure produtos com origem identificada. Escolher produtos "da época" também é fundamental, assim como processo de lavagem e retirada de cascas e folhas externas de verduras. O ideal seria a opção por alimentos orgânicos, que não utilizam produtos químicos para serem produzidos.

Fonte: Yahoo

Arcebispos e bispos do Paraná em visita “ad limina”, em Roma

Os arcebispos e bispos do Regional Sul II da CNBB, Estado do Paraná, estarão em Roma, dos dias 4 a 13 para a visita “ad limina”. A Visita ad limina, ou mais exatamente a visita “ad limina apostolorum” (em português: “visita aos túmulos dos Apóstolos”) é uma obrigação dos bispos diocesanos e outros prelados da Igreja Católica, de a cada 5 anos se encontrarem com o Papa, visitando os túmulos dos apóstolos São Pedro e São Paulo, em Roma.
Nesse encontro os bispos apresentam um relatório sobre o estado pastoral das suas dioceses e ouvem a apreciação e os conselhos do Papa sobre elas. Nesse período são marcadas várias reuniões nos dicastérios do Vaticano (Congregações, Pontifícios Conselhos e Tribunais). Mais informações