04 junho, 2009

A vergonha ca Câmara de Vereadores na cidade de Maringá continua

Em segunda discussão por 10 votos contra cinco, a proposta que aumenta a verba de gabinete foi aprovada na sessão de hoje. Para quem quiser entender melhor o absurdo do aumento na verba de gabinete acesse o site http://www.humbertohenrique.com.br/.

Arquidiocese de Maringá - uma Igreja Samaritana a serviço da vida

Notícias da Igreja
1) Dom Anuar Battisti percorre Jandaia do Sul em extensa Visita Pastoral
Jandaia do Sul é a próxima cidade que recebe o arcebispo de Maringá em Visita Pastoral. A partir de sábado, 06, Dom Anuar Battisti inicia uma missão programada para durar 1 mês. Para receber o arcebispo, a comunidade local programou várias atividades e celebrações. O primeiro compromisso será a Santa Missa, sábado às 19h30, no ginásio de esportes do município. A visita pastoral a Jandaia do Sul será uma das mais extensas já realizadas pelo arcebispo e está prevista para terminar no dia 05 de julho. Neste período, dom Anuar Battisti também terá que cumprir outros compromissos pastorais na arquidiocese, tendo que se ausentar de Jandaia em determinados momentos.
Dia 11 de junho, por exemplo, ele irá celebrar Corpus Christi na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória em Maringá. No dia 12, haverá a ordenação presbiteral do Diácono Sandro Ferreira em Paiçandu. Quinta-feira , 18, está agendada a reunião geral do clero em Maringá. Por ocasião da abertura do Ano Sacerdotal, na sexta-feira, 19, o arcebispo metropolitano presidirá a Santa Missa seguida de adoração ao Santíssimo Sacramento às 8h na Catedral. E no fim do mês, dia 27, Dom Anuar irá a São Pedro do Ivaí onde participa da ordenação do diácono Luiz Carlos Francisco Targino.
2) Reunião Pastoral Familiar
A Comissão da Pastoral familiar do Regional Sul 2 da CNBB se reúne neste sábado em Maringá. A reunião, que irá discutir assuntos ligados ao trabalho pastoral será na capela Santa Rita de Cássia, na Vila Marumbi, às 8h. O encontro vai contar com a presença do bispo referencial no estado, Dom João Bosco, da diocese de União da Vitória.
3) Jantar em prol da TV 3º Milênio
Próxima terça-feira, dia 09. Saiba mais: http://www.youtube.com/watch?v=8obZeMv0PEY
4) Mutirão de Comunicação – Porto Alegre
Saiba mais: http://www.muticom.org/noticias_ver.php?id=342
5) Peça publicitária sobre Igreja Católica é disponibilizada na internet
http://www.youtube.com/watch?v=dl7tATRhn4w

SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá

Liberdade ao povo Xukuru

Via Campesina, representantes da Igreja Católica e de Movimento de Direitos Humanos denunciam condenações arbitrárias.
Com esse objetivo entidades e movimentos sociais realizarão na sexta-feira (05), em Recife (PE), um ato em apoio ao povo Xukuru. Os manifestantes partirão às 14 horas da Câmara de Vereadores, na Praça 13 de Maio, em direção ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Cais do Apolo. No final do maio, a Justiça Federal de Pernambuco condenou o cacique Xukuru Marcos Luidson a dez anos e quatro meses de prisão. A sentença, no entanto, foi proferida antes que as testemunhas de defesa prestassem seu depoimento. A ação decorre de um conflito ocorrido em 2003, dentro da terra Xukuru, no agreste pernambucano. Além do cacique, outros quatro indígenas foram condenados a quatro anos e oito meses de reclusão. Outros 26 Xukuru já haviam sido condenados, em janeiro de 2009, acusados de envolvimento no mesmo conflito.
Apoio
A condenação do cacique Xukuru também vem suscitando uma série de manifestações de repúdio à Justiça e de apoio ao povo indígena.
Em nota, a Via Campesina afirma que está solidária com o povo Xukuru do Ororubá, "que vem sofrendo intenso processo de perseguição e criminalização por causa de sua luta pela reconquista de seu território".
Enviaram cartas, ainda, entidades como Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) e figuras como Dom Pedro Casadáliga e o Bispo de Pesqueira, Dom Francisco Biasin, entre outros.
Cartas de Apoio
Carta da IX Assembleia do Povo Xukuru
Carta de Casaldáliga ao Povo Xukuru
Carta de Apoio ao Povo Xukuru do Movimento Nacional de Direitos Humanos
Nota da Fiocruz Pernambuco em solidariedade ao Povo Xukuru do Ororubá
Carta da Via Campesina em Solidariedade ao Povo Xukuru do Ororubá
Fonte: Brasil de fato

Cigarro & mídia: as relações perigosas


No caso do cigarro as transnacionais do fumo devem largamente à mídia a façanha inacreditável de ocultar a verdade durante décadas – desde os anos 1940, quando já havia nos laboratórios da indústria provas conclusivas sobre os efeitos devastadores de seu produto. Assim, toda a culpa da indústria tem de ser estendida à mídia, sua cúmplice (com as agências de propaganda), por se vender a ela. A mídia não mudou mas hoje é cúmplice envergonhada. A análise é de Argemiro Ferreira. Leia a matéria