29 maio, 2018

A cidade está um silêncio!

As boas coisas da paralisação dos caminhoneiros!



A cidade está um silêncio!

As boas coisas da paralisação dos caminhoneiros!

A cidade está um silêncio.

As ruas estão desertas, bicicleteiros e pedestres podem andar à vontade.

O ar está limpo.

Não há ruídos para perturbar nossos ouvidos

Não há gás na cidade, muita gente cozinhando com churrasqueira, panela elétrica, fogão solar.

Não há postos com gasolina e os carros estão nas garagens.

Começa faltar de tudo nos mercados e supermercados, mas os hortigranjeiros que vem do interior estão passando em nossas portas, também galinha caipira, bode fresco, peta, ovos, etc. Portanto, fome ainda não chegou por aqui.

Aqui é uma região produtora de hortigranjeiros, a exportação está bloqueada, prejuízos de 570 milhões de reais segundo a VALEXPORT. Em compensação, estamos comendo quase de graça as frutas de exportação que antes nem passavam pelo mercado local, como a banana de primeira que nunca se via por aqui.

Sabe que seria interessante aprender a lição e voltarmos a ter pomares nas chácaras, hortas nas casas, menos dependência de supermercado e dos shoppings?

Quem sabe dependermos menos de caminhões, com produções mais regionalizadas…

Quem sabe até pensarmos em ferrovias, trens com muitos vagões, apenas uma locomotiva, levando gente e mercadoria….

Quem sabe navegação de cabotagem pela longa costa brasileira, abastecendo grande parte de nossas cidades litorâneas…

Quem sabe mais energia solar produzida pelo povo, também eólica e assim menos dependência de combustíveis fósseis…

Quem sabe chegue a hora que não precisemos mais de petróleo – esse poluidor do ar, que colabora com o aquecimento global – e possamos viver de energias limpas. Como gorjeta nos livraríamos dos Pedros Parentes e dos analistas do mercado.

Quem sabe uma civilização menos predatória, menos consumista, mais sustentável, mais humana e realmente agradável de se viver…

Olha, esse paraíso nem parece tão impossível….

 ---------------

Roberto Malvezzi (Gogó)
OBS: Escrevo a partir do dipolo Juazeiro-Petrolina

Tem certas coisas que são complicadas de entender!




Tem certas coisas que são complicadas de entender!

Me deparo com muita incoerência e ignorância política..., influências e manipulação do povo. Presença de oportunistas por trás do movimento dos trabalhadores caminhoneiros. A manipulação é tanta que já nem sei qual é realmente os objetivos em pauta desse movimento.

Que podridão, manobras maquiavélicas, o verdadeiro clamor das ruas esta sendo manipulado, não podemos perder o foco, é preciso mudança na política de reajustes de todos os combustíveis, redução das tarifas de pedágio para todos, reforma tributária, saúde, educação, fim dos setores do judiciário em determinar quem fica impune da corrupção, fora Temer entre outros.

A mídia tem um poder de manipulação que chega a assustar.  Temos que cuidar muito com a mídia em si, pois ela sugere coisas, situações através de todos os nossos sentidos, e o principal deles é a visão. Imagens que vemos mexem com nossos sentidos e emoções e podem, sim, nos induzir.

A palavra manipulação está associada a controlar direta ou indiretamente um objeto, animal ou pessoa, para atuar de uma determinada forma, de acordo com os desejos do agente manipulador; manipular é o ato de o sujeito fazer com que o outro faça algo sem raciocinar, sem senso crítico, dessa forma o manipulador pode conseguir que o manipulado faça coisas sem nem perceber que está sendo manipulado. Isso é muito perigoso.

O Papa com sua sabedoria divina na missa celebrada no dia dezessete de maio condenou a manipulação dizendo que, em outras perseguições sofridas por São Paulo, se vê que o povo grita sem nem mesmo saber o que está dizendo, e são “os dirigentes” que sugerem o que gritar: Esta instrumentalização do povo é também um desprezo pelo povo, porque o transforma em massa. É um elemento que se repete com frequência, desde os primeiros tempos até hoje. Pensemos nisso. O Domingo de Ramos é: todos ali aclamam “Bendito o que vem em nome do Senhor”. Na sexta-feira sucessiva, as mesmas pessoas gritam: “Crucifiquem-no”. O que aconteceu? Fizeram uma lavagem cerebral e mudaram as coisas. E transformaram o povo em massa, que destrói, disse Francisco.

Mas acredito que apesar dos esforços dos manipuladores o povo com todas essas manifestações não serão mais os mesmos, já não são os mesmos, vejam só, a um mês da copa do mundo, não é futebol que ouvimos o povo comentar, nem as crianças falam, mas onde dois ou mais estão reunidos, embora não de forma consciente como deveria, falam sobre a situação do Brasil, falam de injustiças e quem diria, fala sobre política. E isso é esperança.

“Ser homem e mulher de alegria”, quer dizer “ser homem e mulher de paz, de consolação”, diz Papa

Celebrando Missa na Capela da Casa Santa Marta, na manhã desta segunda-feira, 28/05, o Papa Francisco novamente falou sobre o que ele afirmou ser uma das características do cristão: a alegria, não obstante as provações e as dificuldades.



Afirmou o Papa: "Ser homem e mulher de alegria" significa "ser homem e mulher de paz, significa ser homem e mulher de consolação", disse Francisco, acrescentando ainda que a alegria "é o respiro do cristão", uma alegria feita de verdadeira paz e não falsa como aquela que a cultura de hoje oferece, que "inventa tantas coisas para nos divertir", inúmeros "momentos de dolce vita".

A verdadeira alegria é fruto do Espírito Santo

Francisco comentou trechos da primeira carta de São Pedro apóstolo e do Evangelho de São Marcos.

Do Evangelho em que São Marcos fala de um jovem rico que não consegue renunciar seus próprios interesses, o Papa comentou que o verdadeiro cristão não pode ser "tenebroso" ou "triste".

Para Francisco, "Ser homem e mulher de alegria", quer dizer a mesma coisa que "ser homem e mulher de paz, significa ser homem e mulher de consolação":

"A alegria cristã é o respiro do cristão, um cristão que não é alegre no coração não é um bom cristão. É o respiro, o modo de se expressar do cristão, a alegria. Não é algo que se compra ou que faço com esforço, não: é um fruto do Espírito Santo. Quem faz a alegria no coração é o Espírito Santo".

A alegria cristã é a paz do coração, não é a rizada...

A verdadeira alegria cristã nasce da lembrança daquilo que "o Senhor fez por nós", "regenerando-nos" para uma nova vida. A alegria nasce também da esperança daquilo que nos aguarda, o encontro com o Filho de Deus.

Memória e esperança são os dois elementos que permitem aos cristãos viver na alegria, que não é vazia, mas a alegria cujo "primeiro grau" é a paz:

"A alegria não é viver de risada em risada. Não, não é isso. A alegria não é ser engraçado. Não, não é isso. É outra coisa. A alegria cristã é a paz. A paz que está nas raízes, a paz do coração, a paz que somente Deus pode nos dar. Esta é a alegria cristã. Não é fácil preservar esta alegria".

A alegria não se compra, é dom do Espírito Santo

No mundo contemporâneo, prossegue o Papa, Infelizmente, no mundo em que vivemos, afirma Francisco, nos contentamos com uma "cultura pouco alegre", "uma cultura onde inventam tantas coisas para nos divertir", tantos "momentos de dolce vita", mas que não satisfazem plenamente.

Verdadeiramente, a alegria "não é algo que se compra no mercado". A alegria "é um dom do Espírito" e vibra também no "momento do turbamento, no momento da provação".

"Há uma inquietação positiva, mas outra que não é positiva, a de buscar as seguranças em qualquer lugar, de buscar o prazer em qualquer lugar.

O jovem do Evangelho tinha medo de que se abandonasse as riquezas não poderia ser feliz. A alegria, a consolação: o nosso respiro de cristãos", concluiu o Papa. (JSG)


Fonte: Vatican News