29 julho, 2010

Site apresenta relação de candidatos com ficha limpa

Através da mobilização popular o Congresso Federal a aprovou, em 4 de junho de 2010, a Lei Complementar nº. 135, mais conhecida como Lei da Ficha Limpa, sobre a vida pregressa dos candidatos. Também por pressão da opinião pública, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela vigência dessa legislação já a partir do pleito de 2010.
A partir de hoje (29), os eleitores poderão consultar na internet a relação dos políticos, cujas candidaturas estão enquadradas nas exigências da chamada Lei da Ficha Limpa, que impede a disputa de cargos eletivos a quem tenha sido condenado em decisão colegiada (por mais de um juiz). O site é uma iniciativa da Articulação Brasileira Contra a Corrupção e a Impunidade (Abracci), o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e o Instituto Ethos.
O endereço eletrônico para consulta é:

Ministério diz que imunização derrubou incidência de gripe suína

Diminuiu em todas as regiões do país, entre março e julho, o número de pessoas mortas em consequência da gripe suína. E diminuiu também o número de casos graves, segundo análise preliminar de dados divulgada pelo Ministério da Saúde. As autoridades atribuem essas reduções à campanha de vacinação que, de março a junho, imunizou 88 milhões de pessoas.
Pelo que informou o ministério, a gripe suína causou a morte de 11 pessoas na semana de 21 a 27 de fevereiro. Já entre 4 e 17 de julho, ninguém morreu por gripe suína. O número de hospitalizações, que chegou a 79 entre 28 de fevereiro e 6 de março, caiu para zero na semana de 11 a 17 de julho. A análise indica ainda que os casos graves de contaminação estão ocorrendo em menos de 50% dos municípios.

Fonte: Brasília Confidencial No.299

Governo estenderá vacinação contra hepatite B à população de 20 a 29 anos

Ogoverno vai estender às pessoas de 20 a 24 anos, a partir de 2011, a vacinação contra hepatite B. E a partir de 2012, pretende imunizar também a população com idade entre 25 e 29 anos, anunciou ontem o ministro da Saúde, José Temporão, afirmando que o aumento da incidência da doença mostra a necessidade de prevenção. Os dados do ministério indicam que o número de pessoas atingidas pela hepatite B cresceu de 10.641, no ano 2004, para 14.601, no ano passado.
Além de ampliar a faixa etária, o governo quer imunizar pelo menos 95% das pessoas com 15 a 19 anos e de grupos vulneráveis, como trabalhadores de saúde, população indígena e pessoas que vivem em presídios. Outro objetivo é aumentar o número de testes contra a doença.
"As pessoas com idade entre 15 a 49 anos que nunca foram testadas ou vacinadas deveriam fazer o exame", recomenda Gerson Mendes Pereira, chefe da Vigilância Epidemiológica do Departamento de Hepatites Virais, do Ministério da Saúde.
De acordo com boletim divulgado pelo ministério, a maior parte dos infectados de hepatite B são adultos e jovens. E a região de maior incidência da doença é a Sul.
De 2002 a 2009, a taxa de detecção na Região Sul variou de 8,4 para 15,6 casos por grupo de 100.000 habitantes.
No ano passado, a maior taxa de incidência de hepatite B foi registrada na Região Norte.
A hepatite B, assim como a dos tipos C e D, é transmitida pelo sangue, de mãe para filho durante o parto, pelo contato sexual ou por procedimentos cirúrgicos.
As hepatites B, C e D podem ainda ocorrer por meio do uso de material contaminado, como de higiene, tatuagens e material de manicure.
Fonte: Brasília Confidencial No.299