09 junho, 2021

Mulher!

"É tempo, disse o Papa Francisco, que as mulheres "se sintam não hóspedes, mas plenamente partícipes das várias esferas da vida social e eclesial.""

"É um desafio que não pode mais ser adiado." (07/02/2015)

O Concílio Vaticano II inspiradamente impele a Igreja para o seu aggiornamento, para o seu tempo! Por muitos ainda não assimilado, compreendido, nem aceito, todavia, uma Ação do Espírito Santo na Igreja. Igreja que não poderia de forma alguma ser uma expressão anacrônica na sociedade! Ao mesmo tempo, o Concílio também retorna às Fontes primitivas, às origens do cristianismo, às fontes bíblicas e patrísticas; de uma Igreja mais próxima do povo, humana!

Sim, o Concílio Vaticano II volta-se menos para o legalismo e mais para a pessoa humana!

Assim, como reiteradamente ensinou-nos Jesus: "O sábado é para o homem, não o homem para o sábado." Ou seja, o sentido primordial da vida é a própria VIDA! As leis são feitas para o homem, não o homem para as leis.

Não podemos inverter os papéis! É essencial a valorização da vida! De toda pessoa humana, sem exceção! Da criação, e da natureza.

Neste sentido volto-me para a questão da valorização da mulher, do papel da mulher na Igreja, onde não podemos de forma alguma tolerar preconceito, discriminação, inferiorização, desprezo, extremismo, ultraje, nem qualquer outra forma de injustiça contra a mulher, ou, contra quem quer que seja.

Felizmente, o Papa Francisco desde o início de seu pontificado manifesta sua opção preferencial pelos pobres, inclusive na escolha de seu Nome, Francisco, pensando nos pobres; como Jesus!

Pensando nas causas dos fracos e oprimidos, Francisco, desde o início manifesta a premência, e urgência, em "oferecer espaços às mulheres na vida da Igreja." Tendo o Santo Padre criado a Comissão sobre o Diaconato das mulheres, e cada vez mais mulheres nomeadas para importantes cargos no Vaticano. Ainda, o marcante Sínodo da Amazônia, em que foram colocadas em pauta questões sérias e igualmente urgentes, como a ordenação de homens casados, indígenas, ribeirinhos, homens nativos da terra, Fontes verdadeiramente santas e sábias para a Obra de Deus na Região Amazônica; certamente, em outras regiões ao redor do mundo igualmente.

Infelizmente, há grande resistência ainda, alas conservadoras sobretudo, entretanto, estou segura de que Cristo fará chegar o momento de avanço em direção a uma maior Inclusão na Igreja, em todos os sentidos, da Fé e do Amor. Tenho plena convicção de que, se Cristo tivesse entrado hoje na História, teríamos Apóstolas mulheres, e não somente homens, como foi naquele contexto da história e dos costumes.

"Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou uma mulher samaritana?" (Jo 4, 1-41).

Uma das mais belas passagens bíblicas! A mulher samaritana e Jesus! Jesus, divinamente, como ninguém, valorizou a mulher! Maria Santíssima, Rogai por nós! Amém!

Rosanea Melo Pedrosa
Teóloga - 08/06/2021