31 janeiro, 2018

As/Os Indígenas e as CEBs - 14º Intereclesial das CEBs

As/Os Indígenas e o CIMI expressam o que foram para eles o intereclesial e a importância das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) para eles.



“Os índios precisam de aliados e é no povo das CEBs que os índios tem que buscar. Porque as mulheres e os homens que conhecemos nesses dias tem um coração bom, lutam pela causa dos mais pobres e são teimosos como nós.” (Josias Kaingang, do RS).

“é dessa gente que nós precisamos e poderíamos ter conhecido antes”! (Os Kaingang de Laranjeiras do Sul).

O estilo de vida das CEBs se parece muito com a maneira do povo Mundurucu viver, disse uma senhora Mundurucu.

Os Guarani, que conservam uma tradicional e profunda espiritualidade, ficaram encantados com as liturgias, os momentos de oração.

Fonte: carta do CIMI-SUL
Site CEBs do Brasil

Oração


"Senhor, suscita em mim a atitude da verdadeira fé. Perdoa o meu orgulho, os meus preconceitos, que me impedem tantas vezes de Te reconhecer e reconhecer a tua acção à minha volta. Pretendo controlar os acontecimentos e escandalizo-me quando as coisas não correm conforme as minhas previsões.
Muitas vezes penso que estás longe, que não me escutas. Mas sou eu que ando afastado de Ti e surdo às tuas palavras. Por isso, não podes fazer prodígios em meu favor. Não podes perdoar-me, porque não reconheço o meu pecado.
Vem, Senhor, em meu auxílio. Eu sei que estás perto, que me queres surpreender com as tuas palavras e com as tuas iniciativas maravilhosas. Que me encontres atento e disponível. Amém."

Fonte: Dehonianos