28 maio, 2010

O MTE lança livretos sobre trabalho análogo ao de escravo

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apresentou ontem (27), dois livretos com esclarecimentos e dados sobre trabalho análogo ao de escravo no Brasil. O material foi lançado no 1º Encontro Nacional sobre Trabalho Escravo, promovido pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República entre os dias 25 e 27, no Distrito Federal.
O material foi produzido para esclarecer dúvidas sobre o assunto, trazendo informações e dados atualizados.
Um dos livretos é composto de perguntas e respostas. Seu conteúdo traz informações sobre o que é o trabalho escravo; ações do governo brasileiro para sua erradicação, o Plano Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, a Conatrae, o Grupo Móvel, reintegração social dos resgatados, prevenção de reincidência, entre outros.
O segundo documento traz uma explanação sobre o conceito do trabalho escravo, abordando seus aspectos constitucionais, o compromisso internacional do Brasil de combater o trabalho escravo e a inclusão da "Lista Suja" do MTE no Plano Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo.
Leia aqui o livreto de perguntas e respostas sobre trabalho escravo
Leia aqui o livreto com o conceito de trabalho escravo

No Paraná, uso de agrotóxico é 3 vezes maior

Conforme uma pesquisa do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), apresentada ontem, que cruzou indicadores sociais, ambientais e econômicos, a recuperação da mata nativa, o controle do uso de agrotóxicos, a destinação correta do lixo e o acompanhamento da qualidade da água são apontadas como ações prioritárias para manter a sustentabilidade ambiental no Paraná. Leia a reportagem publicada pela Gazeta do Povo

Mudança de data - I Jornada Est. Formação do PT - Maringá


Em função do Encontro Estadual da Juventude, que será realizado neste final de semana em Curitiba, a I Jornada Estadual da Formação do PT na cidade de Maringá que estava agendada para este final de semana foi transferido para o dia 12 de junho. Aos inscritos será fornecido almoço de cortesia pelo partido.
Data: 12 de junho
Horário: 8h 30 às 17 h
Local: SINTEEMAR (Endereço: Rua Prof. Itamar Orlando Soares, 357 - Jardim Universitário / Maringá - PR)
Nº de vagas: 50 (Maringá e Região)
Coordeanção: Iraides Fernades Baptistoni – Formadora da Micro Região Norte Novo

Economia de Comunhão e o perfil do empresário

Por dom Anuar Battisti
A Economia de Comunhão, idealizada por Chiara Lubich, do Movimento dos Focolares, tem como propósito a distribuição do lucro, de modo a construir e apresentar uma sociedade que possa ser semelhante à primeira comunidade de Jerusalém, onde “entre eles não havia necessitados”.
Para tanto, envolve empresários, trabalhadores, gestores, consumidores, cidadãos, estudiosos.
...a decisão da destinação da riqueza produzida pela empresa deve ser tomada em conjunto entre empresário e colaboradores. Leia na íntegra

Carta Aberta à População

É direito de todo cidadão ter acesso a informação e à verdade, ouvir os dois lados de uma questão para ter sua própria opinião. Isto se chama liberdade.
Mas não foi isto o que aconteceu em relação ao prédio da antiga Rodoviária de Maringá. Muitos não sabem o que realmente aconteceu, não sabem por exemplo que os lojistas já tinham a sua poupança para fazer a reforma e há apenas um dia antes da assembléia para aprovar o projeto a prefeitura interditou o local dizendo que o prédio era inseguro.
De um dia para o outro lojistas ficaram sem o seu comércio, trabalhadores sem emprego e proprietários sem o seu aluguel, que para alguns destes era o seu sustento. Eles entraram na justiça, houve perícia, passaram-se 3 anos e foi comprovado que a construção era segura. A prefeitura perdeu a ação, mas como o verdadeiro objetivo dela não era a segurança do local, no mesmo dia entrou com a ação de desapropriação, alegando a necessidade de revitalização do local.
Realmente o local precisava ser revitalizado e isto poderia ser feito pelos proprietários e a prefeitura juntos. Mas por que isto não ocorreu? Por que ela não propôs isto aos lojistas?
Qual o verdadeiro interesse do prefeito nesta desapropriação? ...continue lendo...