16 junho, 2023

Nota de apoio dos bispos do Paraná à “Carta dos Cristãos e Cristãs Católicos do Paraná Contra o Marco Temporal”

NOTA DE APOIO DOS BISPOS DO PARANÁ À “CARTA DOS CRISTÃOS E CRISTÃS CATÓLICOS DO PARANÁ CONTRA O MARCO TEMPORAL”


Nós, bispos do Paraná, manifestamos apoio à “CARTA DOS CRISTÃOS E CRISTÃS CATÓLICOS DO PARANÁ CONTRA O MARCO TEMPORAL”, assinada pela Pastoral Indígena e Indigenista do Paraná, em comunhão com as Pastorais Sociais. Reconhecemos o compromisso que essas Pastorais têm com a justiça social e a defesa dos direitos dos povos indígenas e legitimamos suas reivindicações expressas na carta.

Em comunhão com o Pontificado do Papa Francisco que, desde o início, expressou o sonho de “uma Igreja pobre para os pobres”, preocupamo-nos com as ameaças aos direitos dos povos indígenas, que estão entre esses pobres. Entendemos que esse Projeto de Lei (PL 2903/2023) vai afetar negativamente a vida de milhares de indígenas em nosso país, inclusive, aqui no Paraná.

Na Carta Encíclica Fratelli Tutti, o Papa Francisco faz um apelo ao respeito à diversidade dos povos nativos, oferecendo-lhe caminhos de promoção e integração social. “Os povos nativos não são contra o progresso, embora tenham uma ideia diferente de progresso, frequentemente mais humanista que a da cultura moderna dos povos desenvolvidos” (FT, n. 220).

Firmes em nosso compromisso evangélico com a vida digna para todos, dizemos não a todo projeto que possa acarretar na perda de direitos básicos fundamentais, tais como a terra. Com o nosso querido Papa Francisco, aceitamos o “desafio de sonhar e pensar numa humanidade diferente […] Um planeta que garanta terra, teto e trabalho para todos” (FT, n. 127).

Em plena comunhão com a Pastoral Indígena e Indigenista do Paraná, continuamos a nos empenhar em proteger os direitos e garantir condições de vida digna aos povos indígenas. Que a bênção e a proteção de Nossa Senhora do Rosário do Rocio, padroeira do Estado do Paraná, seja derramada sobre todos.


Dom Geremias Steinmetz
Arcebispo de Londrina e
Presidente da CNBB Sul 2


Dom Amilton Manoel da Silva
Bispo de Guarapuava e
vice-presidente da CNBB Sul 2


Dom Mário Spaki
Bispo de Parnavaí e
secretário da CNBB Sul 2


Padre Valdecir Badzinski
Secretário executivo da CNBB Sul 2


------------------------------------
Fonte: Site da CNBB Regional Sul II

Para mim Pe. João Caruana foi um “Pai”!

Para mim Pe. João Caruana foi um “Pai”!

Em muitos momentos se expôs, arriscou-se para defender-me, quando eu cobrava da Arquidiocese presença profética, correções de posições e que retomar/assumir novamente as Comunidades Eclesiais de Base, ás CEBs era necessário.

E muitas broncas e orientações dele recebi.

Esse blog, o meu blog, que teve sua primeira postagem em março de 2008, que considero como sendo meu “Baú”, foi por motivação e força de Pe. João.

Não deixemos sua memória ser esquecida.



Caminhada em memória ao Pe. João Caruana