07 fevereiro, 2012

Curso de especialização em História e Humanidades - UEM

O Departamento de História e o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Maringá (UEM) estão com inscrições até o dia 15 de fevereiro, para a terceira turma do curso de especialização em História e Humanidades, na modalidade de educação a distância – EaD.
O curso tem carga horária de 380 horas e as disciplinas, ministradas em ambiente virtual de aprendizagem, plataforma Moodle, acontecerão entre março e outubro de 2012. Maiores informações em http://www.pph.uem.br/ead/

6º Encontro Intereclesial das CEBs do Paraná

No Brasil, no dia 7 de fevereiro, nasceu um grande profeta e outro profeta deu a vida pelo povo

No Brasil, no dia 07 de fevereiro, nasceu um grande profeta e no mesmo dia, outro profeta deu a vida pelo povo.
No dia 07 de fevereiro de 1756, no sul do Brasil, perdeu a vida o cacique guarani Sepé Tiaraju, defendendo a terra e a liberdade do seu povo contra os exércitos reunidos de Portugal e Espanha. Sepé Tiaraju era o nome que os índios lhe deram. Significa "facho de luz". Até hoje, o povo da região o venera com o título de São Sepé, inclusive, nome de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul.
No mesmo dia 07 de fevereiro, já no começo do século XX, nasceu no nordeste brasileiro, uma criança que se tornou Dom Hélder Câmara, bispo dos pobres e profeta da justiça e da libertação.
Todo ser humano pode ser um profeta ou profetiza. Há as pessoas que, desde que nascem, desenvolvem este dom. Outros o descobrem no decorrer da vida. Outros/as passam a vida inteira sem acessar essa capacidade que tem nomes diversos conforme a cultura e tradição na qual se desenvolve e que a Bíblia chama de profecia.
Os Atos dos Apóstolos afirmam que o Espírito Santo vem sobre os discípulos de Jesus e se espalha por toda a terra, fazendo de todas as pessoas que o acolhem, profetas e profetizas do projeto divino no mundo. Por isso, todos os dias, nascem profetas.

Fonte: artigo Nascem Profetas de Marcelo Barros

Carta convite, para a 3ª Gincana da Juventude da Diocese de Campo Mourão

Confira a carta convite para a 3ª Gincana da Juventude da Diocese de Campo Mourão, que será realizada na cidade de Ubiratã-Pr.

Sugestão de leitura

Nascem profetas
Como sugestão de leitura apresento o texto do monge e escritor Marcelo Barros, Nascem profetas. Nele, o autor lembra o aniversário de dois grandes ícones da história profética de um povo: Sepé Tiarajú e Hélder Câmara. Leia aqui