18 novembro, 2009

Mudanças climáticas podem levar 200 milhões de pessoas a migrar até 2050

A estimativa é de que até o ano de 2050, 200 milhões de pessoas possam ter que deixar seus lares por conta da degradação do meio ambiente.
O Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa) fez hoje (18) um alerta para o risco de aumento das migrações por conta das mudanças climáticas.
O Relatório sobre a Situação da População Mundial 2009 – lançado em Brasília e em outras 120 cidades no mundo simultaneamente – pede ainda que os governos se planejem com antecedência na tentativa de reduzir os riscos de desastres naturais.
Para o representante do Unfpa no Brasil, Harold Robinson, é urgente que a questão das mudanças climáticas seja vista sob um novo enfoque: o da relação entre clima, população e gênero. O ponto central, segundo ele, é que as mudanças climáticas não são apenas uma questão ambiental, mas um problema humano provocado pela atividade humana.
O representante da organização ressaltou que as mudanças climáticas são a ameaça que afeta a humanidade de forma mais desigual, uma vez que atingem quem menos contribuiu para a sua ocorrência – os mais pobres e os mais vulneráveis. Dados do relatório indicam que apenas 3% do total dos gases de efeito estufa lançados na atmosfera, por exemplo, são emitidos por essa parcela da população.
A coordenadora do Unfpa no Brasil, Taís Santos, lembrou que as mudanças climáticas são fato posto, já que estão em pleno andamento. “As pessoas são responsáveis, são afetadas e precisam se adaptar”, disse, referindo-se ao homem como o único agente capaz de interromper as alterações de clima.
Leia na íntegra a matéria publicada no site Agência Brasil

1º Festival Afro Brasileiro de Maringá

Veja aqui a programação

Programação do Natal na cidade de Maringá

Organizadores e parceiros do Natal Ingá já definiram a programação deste ano, que terá início no dia 3 de dezembro com a chegada do Papai e Mamãe Noel na praça da Catedral a partir das 19h30. Veja aqui a programação

Mulheres devem fazer mamografia a partir dos 35 anos, diz médico

Embora a recomendação de americanos de que a mamografia comece a ser feita apenas a partir dos 50 anos não deve ser seguida no Brasil, diz o ginecologista e mastologista do Hospital das Clínicas, em São Paulo, Roberto Hegg.
O câncer de mama é o principal tipo de câncer entre as brasileiras. Em 2008, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), eram esperados 49.400 novos casos no Brasil. O número representa um risco estimado de 51 casos a cada 100 mil mulheres.
Entre 35 e 40 anos, as mulheres devem realizar o exame pelo menos uma vez.
Entre os 40 e 50 anos, a cada dois anos. E a partir dos 50 anos, a mamografia deve ser feita pelo menos uma vez por ano, explica o médico. Leia na íntegra a matéria