22 abril, 2009

El Salvador, Salvadorenhos e Dom Oscar Romero

Trata-se de um texto fruto da participação do Frei Gilvander Moreira no encontro de Justiça e Paz dos Carmelitas, em El Salvador, realizado de 13 a 17 de abril.

Ministério da Integração Nacional

Integração Nacional iniciou concretagem de canal do Projeto São Francisco, leia a materia

Vídeo apresenta o Projeto São Francisco

Vídeo apresenta o Projeto São Francisco e o andamento das obras nos Eixos Norte e Leste, em Pernambuco, iniciadas no último ano.

Dom Luiz receberá Prêmio Kant de Cidadão do Mundo

Após o recebimento do prêmio Pax Christi, em outubro de 2008, o bispo da Diocese da Barra, D. Luiz Cappio, será homenageado mais uma vez. No dia 9 de maio, D. Cappio receberá na cidade de Freiburg, na Alemanha, o Prêmio Kant de Cidadão do Mundo, dado pela Fundação Kant.
Essa é a terceira edição do prêmio que homenageia personalidades que se destacam pelo engajamento corajoso na defesa de grupos sociais marginalizados politicamente e socialmente, a favor dos direitos humanos e em defesa das bases sociais, naturais e culturais da vida. Idéias inspiradas na filosofia moral de Immanuel Kant.
O evento homenageará também Jeff Halper, Professor de Antropologia e ativista de direitos humanos, que protestou contra a destruição de casas de palestinos na Faixa de Gaza e terá a presença de Richard Falk, relator especial das Nações Unidas para os Direitos Humanos. Veja a agenda política de D. Luiz

Dom Anuar Battisti participa da Assembleia da CNBB em Itaici


O arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti, participa em Itaici, Indaiatuba (SP), da 47ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Assembleia, que teve início nesta quarta-feira, discute, entre outras pautas, a formação dos padres, ano catequético, missão continental, e iniciação cristã de jovens e adultos.
Para dom Anuar o mais importante em Itaici “é a comunhão que se fortalece nestes dias de encontro, oração, reflexão e trabalho”. “Unidos na fé, caminhemos juntos defendendo e promovendo a vida”, reflete o arcebispo de Maringá.
Na Mídia:
Veja entrevista com o secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, na rede Globo:
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1010124-7823-COMECA+HOJE+A+ASSEMBLEIA+GERAL+DA+CNBB+EM+INDAIATUBA,00.html
Bispos prestam homenagem a dom Helder Câmara. Leia: http://www.cnbb.org.br/ns/modules/news/article.php?storyid=1363
http://www.cnbb.org.br/ns/modules/news/article.php?storyid=1356

SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá

Xº ENPJ será em Maringá

Em 2012, Maringá se torna casa da nossa juventude
Queridos jovens...
É tempo de alegria! Vivemos a espera (gostosa espera) da definição da cidade que acolherá o X ENPJ em 2012. Pois bem! É com grande jubilo que o Regional Sul II anuncia a novidade: Maringá foi a cidade escolhida pela CN para ser a Casa Nacional da Juventude no X ENPJ em 2012. Sabemos que um encontro deste porte é coisa séria, mas sabemos que será um espaço onde juntos reafirmaremos a opção de evangelização da juventude tecem linhas e orientações pastorais que guiaram nossos trabalhos. A juventude do Regional Sul II e de modo específico, a juventude da Arquidiocese de Maringá vive um tempo de expectativa, de trabalho, de reflexão, mas acima de tudo de profunda oração para que o X ENPJ seja ainda mais próximo dos jovens coordenadores proporcionando à PJ, momento de partilhar a mesma identidade, mística e fazendo valer nossa luta, suor e força de construir cada vez mais e melhor a Civilização do Amor. O Regional Sul II e a Arquidiocese de Maringá já estão arrumando a casa para que seja também a casa de toda a juventude do Brasil em janeiro de 2012.
Bem vindos e vindas a esta casa.
Em fraternura,
Claudinei de Lima
Coordenador Nacional - Regional Sul II

Para refletir

"Malditas sejam todas as cercas! Malditas sejam todas as propriedades privadas que nos privam de viver e de amar! Malditas sejam todas as leis, amanhadas por poucas mãos para ampararem cercas e boise fazer da terra, escrava e escravos os humanos!" D. Pedro Casaldáliga

47ª Assembleia Geral dos Bispos - Itaici, Indaiatuba (SP)

Iniciou hoje e vai até o dia primeiro a 47ª Assembléia Geral da CNBB com o tema central "formação dos padres".

Balanço da política agrária do governo federal

A Secretaria Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), apresentou um balanço político da situação atual da política agrária do governo federal. Segundo o MST, o balanço demonstra um retrocesso, inclusive em relação a anos anteriores. Leia aqui

''1/5 das terras no Brasil são de pessoas que não têm documentos hábeis legais''

O professor Ariovaldo Umbelino, em entrevista à IHU On-Line defende a Reforma Agrária, pois, “o Brasil possui os maiores latifúndios que a humanidade já registrou, ou seja, não há limite para o tamanho de suas propriedades . Leia a entrevista

Sancionada sem vetos lei que tipifica crime de seqüestro relâmpago

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, sem vetos, o projeto de lei que tipifica o crime de seqüestro relâmpago no Código Penal, com pena de seis a 12 anos de prisão. Em caso de morte da vítima, a pena aumenta, indo de 24 a 30 anos de prisão. Se o seqüestro relâmpago resultar em lesão corporal grave, a pena varia de 16 a 24 anos.