19 setembro, 2008

Entrevista Exclusiva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o primeiro entrevistado do novo programa da TV Brasil: 3 a 1. Assista ao terceiro e último bloco AQUI

Não agüento mais “se a gente fala a gente faz”

Quando olho e vejo de um lado o Povo de Deus cheio de desejo de ser feliz e tanta gente boa tecendo uma nova história, semeando sementes de justiça e de igualdade. Querendo colher o sorriso que tem nossa gente. Resgatar o sonho dos pequenos e oprimidos, nas vozes das mulheres e dos homens, profetas de ontem e de hoje que não se calam, até com seu silencio gritam e falam, porque o seu papel é não se calar. Uma cidade abençoada, não falta sol não falta chuva, a terra faz brotar qualquer semente.

Quando olho e vejo de um outro lado arrogância de um homem que se vê no direito do povo enganar e ainda tem coragem de dizer, se a gente fala a gente faz. Os anos se passaram uma cidade destruída, mais ou menos 20 mil pessoas na fila para uma consulta especializada alcançar. Gastos abusivos com propaganda, superfaturamentos, showmíssos, obras inacabadas más inauguradas e até tirou dinheiro do orçamento do hospital municipal. E ainda fica inventando culpado para justificar o que prometeu e não teve interesse de concretizar. Ainda quer mais quatro anos, o que vai ser do povo pobre o que vai ser de Maringá.

Se a mão de Deus que nos protege e molha o chão, por que será que esta faltando pão. Tem alguém levando lucro, tem alguém colhendo fruto sem saber o que é plantar. O dia da eleição esta chegando, acredite, o seu voto esta historia pode mudar. Sei que as janelas se podem abrir mudar os ares depende de ti. É melhor perder-se que nunca embarcar, melhor tentar que deixar de intentar, ainda que não seja tão fácil começar. Tá faltando consciência, tá faltando alguém gritar, não podemos nos calar.
Lucimar Moreira Bueno (Lucia)

CEBs realiza domingo formação na Região Pastorl Centro Norte - Arquidiocese de Maringá

Não tem como negar a eclesialidade das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Nenhum documento oficial da Igreja nega ou questiona as CEBs. Podemos lembrar a Evangelii Nuntiandi, no. 58, onde se apóia a eclesialidade das CEBs. Assim também as palavras de João Paulo II em Fortaleza. Medellín e Puebla só tem palavras de estímulos às CEBs. O documento da CNBB de 1962 tem oitenta parágrafos de apoio a este modelo eclesial. E agora o reconhecimento das CEBs no documento de Aparecida.
As CEBs tentam recuperar, de maneira criativa, a experiência das primeiras comunidades cristãs, conforme o livro dos Atos dos Apóstolos. Mudar não é necessariamente inventar o novo, é por sua vez recuperar o antigo.
A ponto de partida de uma comunidade de base é a realidade projetada pelo homem e a realidade projetada por Deus. O projeto de Deus é a salvação na história para criar a justiça em todos os seus sentidos. Na proposta de Jesus nasce uma nova sociedade, onde pareça a grandeza de servir a vida. Assim Deus usa o seu poder, mas somente para defender a vida. Esse Deus se faz frágil, mas para sentir-se embalado em nossos braços.
Para concretizar as CEBs é preciso redescobrir o valor das atividades orantes, conquistar o direito do uso da palavra, conquistar o direito de agir e o direito das militâncias cristãs e sem medo partir para a missão sem deixar de avaliar e replanejar a caminhada.
Formação na Região Pastoral Centro Norte
Data: domingo dia 21
Horário: chegada as 08h, inicio as 08h30m e término as 16h
Local: Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus - Cidade de Sarandi
Tema: CEBs desafios e compromisso na Arquidioce

Mais de 900 milhões de pessoas passam fome no mundo, diz ONU

"O número de pessoas subnutridas antes da alta dos preços de 2007-2008 era de 850 milhões. Este número aumentou durante 2007 em 75 milhões, alcançando os 925 milhões", declarou Diouf em audiência nas Comissões das Relações Exteriores e de Agricultura do Parlamento italiano. Saiba mais AQUI

Prefeito de Maringá recorre para não apresentar dados da tarifa

O prefeito Silvio II (PP) decidiu não apresentar à população as informações sobre a planilha e os dados que orientam a confecção do valor da tarifa do transporte coletivo urbano de Maringá. A Associação de Usuários de Serviços Públicos de Maringá tenta há mais de um ano obter os dados da administração que se diz transparente e não consegue. Teve então que apelar à justiça, que deu liminar a mandado de segurança e deu prazo até o próximo dia 23, terça-feira, para que o prefeito apresentasse os dados que ele sonegou até agora. Hoje, na 6ª Vara Cível, a prefeitura de Maringá apresentou embargos de declaração.
Fonte: Blog do Rigon

CNBB lança Diretório da Liturgia e da organização da Igreja no Brasil 2009


Já se encontra disponível o Diretório da Liturgia 2009, subsídio de informações e orientações da Igreja no Brasil que é elaborado anualmente pela Comissão de Liturgia da CNBB.
“Ele torna-se, assim, um subsídio indispensável para que nossas dioceses, paróquias e comunidades possam celebrar bem o Ano Litúrgico”, diz o secretário-geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, na apresentação do livro.
Com 420 páginas, o subsídio traz informações sobre o Ano B, dedicado ao apóstolo São Marcos, bem como orientações sobre os regionais da CNBB, bispos, dioceses, prelazias e datas importantes da Igreja no Brasil.