15 outubro, 2019

Os novos caminhos têm rosto feminino



 Os novos caminhos têm rosto feminino

Uma imagem sempre valeu mais que mil palavras, especialmente nesses tempos de redes sociais em que na tela de nossos celulares estão passando fotos que provocam reações, que expressamos com um simples clique. Na manhã de sábado(12), apareceu uma imagem que mostra um passo adiante, certamente nem todo mundo vê dessa maneira, que Francisco quer as mulheres cada vez mais perto dele.

Contam de dentro da sala sinodal que, quando uma mulher fala, Francisco presta especial atenção à tela à sua frente. Ele não apenas quer ouvir, mas também vê seus rostos, suas reações, porque, como já tinha falado nos pequenos círculos formados nos momentos de pausa, ele quer que elas falem e o façam sem medo.

De fato, em alguma ocasião o Papa disse que, quando coloca um problema para homens e mulheres, as reações são diferentes, elas têm visões que se enriquecem decisivamente ao oferecer soluções. Na aula sinodal, segundo informações, tem 38 mulheres, representantes dos povos originários, religiosas, agentes das pastorais sociais, mulheres da Igreja, que já falam sem medo da necessidade de novos caminhos, que certamente já tem sido oferecidos ao Papa Francisco, porque, como escutei de algumas mulheres, incluindo algumas que participam da assembleia, “as mulheres sabemos aproveitar as brechas”.

Passos estão sendo dados, novos caminhos estão sendo construídos, é um tempo de esperança, de kairos, tempo de Deus, que também tem rosto feminino e que, através das mulheres, está nos dizendo para mudar e tornar realidade uma Igreja que seja imagem, não dos tempos modernos, mas do Reino, que é o que está na origem e fundamenta tudo.

(Luis Miguel Modino)

Fonte: Portal das CEBs

Francisco: Há uma atitude que o Senhor não tolera: a hipocrisia!



“Há uma atitude que o Senhor não tolera: a hipocrisia. É o que acontece no Evangelho de hoje. Convidam Jesus para jantar, mas para julgá-lo, não para fazer amizade”, afirmou o Papa na homilia da missa na Casa Santa Marta.
Adriana Masotti - Cidade do Vaticano

A hipocrisia foi o tema da homilia do Papa Francisco na Missa desta manhã celebrada na Casa Santa Marta, sugerido pelo Evangelho do dia, que narra a história de Jesus que é convidado por um fariseu para jantar e é criticado pelo anfitrião, porque não havia lavado as mãos antes de estar à mesa.
E o Papa comenta: "Há uma atitude que o Senhor não tolera: a hipocrisia. É o que acontece hoje no Evangelho. Convidam Jesus para jantar, mas para julgá-lo, não para fazer amigos”.

A hipocrisia, continua ele, "é precisamente aparentar ser de um jeito e ser de outro”.  É pensar secretamente de maneira diferente do que aparenta ser. E Jesus não suporta isso. E frequentemente chama os fariseus de hipócritas, sepulcros caiados.

O de Jesus não é um insulto, é a verdade. "Por fora, tu és perfeito, antes ainda, engomado precisamente com a concretude - diz ainda Francisco - mas por dentro és outra coisa".

E afirma que "a atitude hipócrita vem do grande mentiroso, o diabo". Ele é o "grande hipócrita" e os hipócritas são seus "herdeiros":

A hipocrisia é a linguagem do diabo, é a linguagem do mal que entra em nosso coração e é semeada pelo diabo. Não se pode viver com pessoas hipócritas, mas elas existem. Jesus gosta de desmascarar a hipocrisia. Ele sabe que será precisamente esse comportamento hipócrita que o levará à morte, porque o hipócrita não pensa se usa meios lícitos ou não, vai em frente: calúnia? "vamos caluniar"; falso testemunho? "busquemos um falso testemunho".

O Papa continua dizendo que alguém poderia objetar "que conosco não existe hipocrisia assim". Mas pensar isso, é um erro:

A linguagem hipócrita, não diria que é normal, mas é comum, é de todos os dias. O aparentar de uma maneira e ser de outra. Na luta pelo poder, por exemplo, as invejas, os ciúmes fazem você parecer uma maneira de ser e, por dentro, tem o veneno para matar, porque a hipocrisia sempre mata, sempre, mais cedo ou mais tarde mata.

 É necessário ser curado deste comportamento. Mas qual remédio, pergunta Francisco? A resposta é dizer "a verdade diante de Deus. É acusar a si mesmo:

Precisamos aprender a nos acusar: "Eu fiz isso, eu penso  assim, maldosamente ... sou invejoso, gostaria de destruir aquele ...", o que existe dentro, nosso, e dizer isso diante de Deus. Este é um exercício espiritual que não é comum, não é usual, mas procuremos fazê-lo:  acusar a nós mesmos,  vermo-nos no pecado, nas hipocrisias, na maldade que existe em nosso coração, porque o diabo semeia a maldade. E dizer ao Senhor: "Mas veja Senhor, como sou!", e dizer isso com humildade.

Aprendamos a acusar a nós mesmos, repete o Papa, acrescentando "talvez algo muito forte, mas é assim: um cristão que não sabe acusar a si mesmo não é um bom cristão" e corre o risco de cair na hipocrisia. E recorda da oração de Pedro quando disse ao Senhor: afasta-te de mim, porque sou um homem pecador.

"Que nós aprendamos a nos acusar – conclui o Papa - a nós, a nós mesmos".

Fonte do texto: Vatican News

Lucas 11,37-41


Naquele tempo:
37Enquanto Jesus falava,
um fariseu convidou-o para jantar com ele.
Jesus entrou e pôs-se à mesa.
38O fariseu ficou admirado
ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos
antes da refeição.
39O Senhor disse ao fariseu:
'Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora,
mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades.
40Insensatos! Aquele que fez o exterior
não fez também o interior?
41Antes, dai esmola do que vós possuís
e tudo ficará puro para vós.

Palavra da Salvação.