29 julho, 2008

No primeiro dia de atuação, Comitê 9840 recebe cinco deúncias contra candidatos

xavier@odiariomaringa.com.br
O Comitê 9840, de combate à corrupção eleitoral, recebeu cinco denúncias contra candidatos de Maringá e cidades da região na segunda-feira (28), primeiro dia de atuação. Até as 10 horas desta terça-feira, o órgão havia registrado mais uma denúncia.
Uma das denúncias, conforme o comitê, é de compra de voto contra um candidato de Tuneiras do Oeste (a 156 quilômetros de Maringá). Ele estaria oferecendo 40 litros de gasolina para o eleitor que for às urnas no dia 5 de outubro e votar nele e que colocar propaganda – adesivos - de sua campanha no carro.
Segundo o presidente da subseção de Maringá da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), César Augusto Moreno, todas as denúncias recebidas pelo comitê serão analisadas pela Comissão Eleitoral da OAB e depois serão encaminhadas ao Ministério Público. “O ideal é que o cidadão faça a denúncia e apresente uma prova”, diz.
Para o presidente da OAB, um dos maiores desafios do comitê é esclarecer a população sobre a lei eleitoral para que os candidatos possam ser, efetivamente, fiscalizados.
Ele diz que, com as várias resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como o impedimento de distribuição de brindes e showmícios, os casos de abuso de poder econômico tem diminuído. “O eleitor deve fiscalizar e denunciar os abusos cometidos por candidatos. Com a participação do cidadão, as irregularidades vão diminuir mais ainda”, disse.
As outras cinco denúncias registradas pelo comitê são de propagandas políticas irregulares nas ruas. Em alguns casos, os denunciantes fizeram questão de deixar claro que não têm filiação partidária.
O Comitê 9840 leva o número da lei sancionada em 1999 para punir, com mais rigor, casos de compra e venda de voto. Além da OAB, integram o comitê a Igreja Católica e a Sociedade Eticamente Responsável (SER).
As seis denúncias recebidas pelo comitê foram por meio do telefone (44) 3222-9840. Elas podem ser feitas das 8h30 às 12 horas e das 13 horas às 17h30.
http://www.odiariomaringa.com.br/noticia/197260

Silvio Barros (PP) tem candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral

O juiz Airton Vargas da Silva aceitou o pedido de impugnação da candidatura de Silvio Barros (PP) à Prefeitura de Maringá. O candidato tem 3 dias para recorrer da decisão.
Já as candidaturas de Enio Verri (PT) e João Ivo Caleffi (PMDB) foram deferidas.
Agora com Silvio Barros passam de 11 para 12 os impugnados.

Vencedor do Prêmio Inovação em Sustentabilidade levará agricultura familiar sustentável a todo o Brasil


O Projeto Mandalla tornou-se uma metodologia de desenvolvimento, com a missão de transformar a agricultura familiar em um negócio economicamente rentável, socialmente responsável e ambientalmente sustentável. Baseado no desenho circular de uma mandala, ele permite a um agricultor familiar, com poucos recursos, cultivar vários tipos de frutas, legumes e verduras e ainda criar pequenos animais, sem o uso de agrotóxicos e aproveitando todos os recursos naturais sem desperdício. Veja Aqui

Justiça Eleitoral impugnou 11 candidato: 1 a prefeito e 10 a vereador em Maringá

Eles ainda podem recorrer, mas enquanto isso a campanha eleitoral corre por conta e risco do candidato. Será que candidato impugnado terá os votos dos eleitores? Ou os eleitores nem sabem que candidato é ou não é impugnado pela Justiça? Confira dos candidatos que tiveram as candidaturas impugnadas pela justiça maringaense AQUI


23ª Romaria da Terra do Paraná


A Comissão Pastoral da Terra do Paraná tem a grande alegria de informar a todas as comunidades e organizações que a 23ª Romaria da Terra do Paraná, acontecerá no município de Querência do Norte, no dia 17 de agosto de 2008. O tema da Romaria será a Impunidade no campo e os desafios da Reforma Agrária. Veja Aqui

Os jornalistas, artigo de Elaine tavares- Florianopolis-SC

Mas, o que se vê, cotidianamente nas televisões, o que se lê nos jornais, revistas e páginas da internet, ou o que se ouve no rádio, não merece ser chamado de jornalismo. Costumo chamar a isso de “gosma”, alguma coisa assim como aquela “coisa verde” de um velho filme de Boris Karloff, “A bolha assassina”. Ou seja, um negócio que vai tomando e engolindo tudo e todos, numa gosma informe e mal cheirosa. Com boa vontade poderíamos chamar a esse tipo de informação que campeia pelas redes informativas de “boa propaganda”, porque quase sempre se prestam a incensar pessoas, empresas, autoridades, fontes oficiais, geralmente os ricos e poderosos. Estes são os que têm voz e vez nas emissoras e só o seu ponto de vista é passado com respeito. Os demais, a ralé, a malta, os empobrecidos, estes estão fora, e quando falam são os coitados ou os marginais. Os exemplos são muitos. Veja Aqui