19 março, 2020

Coronavírus: Paróquia São Mateus Apóstolo - Arquidiocese de Maringá


Diante do novo cenário de confronto a pandemia do Corona Vírus. A Arquidiocese de Maringá, em colaboração com a necessária determinação das autoridades públicas para o isolamento social, determinou a liberação irrestrita para que todos os funcionários das paróquias permaneçam em suas casas.

As Secretarias Paroquiais e igrejas, portanto, estarão fechadas a partir desta sexta-feira, 20 de março de 2020. Os serviços administrativos serão realizados em regime de home office.

Enquanto perdurar este cenário, nossa Paróquia manterá suspenso os atendimentos de confissões. Casos urgentes serão discernidos diretamente comigo. Para este discernimento permanecerei com o telefone celular da Secretaria Paroquial e coloco à disposição o meu telefone pessoal, ambos com WhatsApp. Por estes canais, bem como os demais canais de mídia digital da Paróquia, me coloco à disposição para escutar e rezar junto com as pessoas que sentirem necessidade de um conforto espiritual.

Solicito que todos se empenhem no enfrentamento ao Corona Vírus, especialmente, reduzindo saídas de casa ao mínimo necessário. Aproveitemos esta adversidade para o crescimento humano e espiritual, no aprofundamento do sentimento de solidariedade. Passaremos este momento unidos, ainda fisicamente isolados, como família humana. E venceremos juntos esta batalha.

Em Cristo,

Padre Genivaldo Ubinge

(44) 99962 0401 - Padre Genivaldo Ubinge
(44) 99948 8512 - Secretaria Paroquial

"Coronavírus: Dom João Mamede decide fechar Cúria e secretarias paroquiais"


Considerando o cenário atual de necessidade de cuidados quanto ao COVID 19; observando o Decreto da Arquidiocese de Maringá, de 17/03/2020; e em atenção ao Decreto Municipal de 18/03/2020, decidimos que,

A partir de 20/03/2020, as secretarias paroquiais da Cidade de Maringá, deverão permanecer fechadas até o dia 31/03/2020.

Os demais colaboradores das casas paroquiais, e da manutenção e limpeza das Matrizes paroquiais e Capelas, também deverão ser dispensados.

RECOMENDAMOS QUE TODOS PERMANEÇAM EM SUAS CASAS. Desta forma, estaremos cumprindo a determinação da autoridade municipal, que visa reduzir ao mínimo indispensável a circulação de pessoas em espaços públicos e em transportes coletivos, no intento de conter o vírus.

Os colaboradores da cúria estarão em atendimento homeoffice.

O escritório de contabilidade, e o departamento jurídico também estarão fechados, atendendo homeoffice.  Aqueles que tiverem trabalhos que possam ser desenvolvidos em casa, devem levá-los e efetuá-los na própria casa.
  

As mesmas determinações valerão também para as paróquias dos demais municípios da Arquidiocese de Maringá logo que as autoridades municipais tomarem decisões semelhantes.

Casos omissos devem ser apresentados ao Vigário Geral, padre Virgílio Cabral dos Santos, que os tratará juntamente com o Administrador Apostólico, Dom João Mamede Filho, caso se faça necessário.

Maringá, 19 de março de 2020

Dom João Mamede Filho
Administrador Apostólico da Arquidiocese de Maringá

Fonte: Site da Arquidiocese de Maringá


“Não desperdicem esses dias difíceis”. Entrevista com o Papa Francisco

"Nestes dias difíceis, podemos reencontrar os pequenos gestos concretos da proximidade em relação às pessoas que estão mais perto de nós, um carinho em nossos avós, um beijo nas crianças, nas pessoas que amamos. São gestos importantes e decisivos. Se vivermos esses dias assim, eles não serão desperdiçados”.
Papa Francisco vive seus dias no Vaticano, acompanhando de perto as notícias referentes à emergência do coronavírus, e há dois dias ele foi a Santa Maria Maggiore e à igreja de San Marcello al Corso para rezar. O jornal Repubblica conta o que esses dias lhe estão ensinando. 
A entrevista com o Papa Francisco é de Paolo Rodari, publicada por La Repubblica, 18-03-2020. A tradução é de Luisa Rabolini

Eis a entrevista.

Santo Padre, o que você pediu quando foi orar nas duas igrejas romanas?
Pedi ao Senhor para parar a epidemia: Senhor, pare-a com a sua mão. Eu rezei para isso.
Como se podem viver esses dias para que não sejam desperdiçados?
Precisamos reencontrar a concretude das pequenas coisas, das pequenas atenções em relação aos que estão próximos, familiares, amigos. Entender que nas pequenas coisas existe o nosso tesouro. Existem gestos mínimos, que às vezes se perdem no anonimato da vida cotidiana, gestos de ternura, de afeto, de compaixão, que, no entanto, são decisivos, importantes. Por exemplo, um prato quente, um carinho, um abraço, um telefonema ... São gestos familiares de atenção aos detalhes do dia a dia que fazem a vida ter sentido e que exista comunhão e comunicação entre nós.
Não costumamos viver assim?
Às vezes, vivemos entre nós apenas uma comunicação virtual. Em vez disso, deveríamos descobrir uma nova proximidade. Uma relação concreta feita de atenção e paciência. Muitas vezes, as famílias em casa comem juntas em um grande silêncio que, no entanto, não é causado pela escuta recíproca, mas pelo fato de os pais assistirem televisão enquanto comem e os filhos ficam no celular. Parecem uns monges isolados um do outro. Ali não há comunicação; ao invés disso, escutar-se uns aos outros é importante porque se compreendem as necessidades do outro, as carências, os esforços, os desejos. Existe uma linguagem feita de gestos concretos que devem ser salvaguardados. Na minha opinião, a dor destes dias é para essa concretude que deve abrir.
Muitas pessoas perderam entes queridos, muitas outras estão lutando na linha de frente para salvar outras vidas. O que pode lhes dizer?
Agradeço a quem se dedica dessa maneira pelos outros. São um exemplo dessa concretude. E peço que todos estejam próximos daqueles que perderam seus entes queridos, tentando acompanhá-los de todas as maneiras possíveis. O consolo agora deve ser o empenho de todos. Nesse sentido, fiquei muito impressionado com o artigo escrito no Repubblica por Fabio Fazio sobre as coisas que ele está aprendendo nestes dias.
O que em especial?
Muitas passagens, mas em geral o fato de que nossos comportamentos sempre influem sobre a vida dos outros. Ele está certo, por exemplo, quando diz: ‘Tornou-se evidente que quem não paga impostos não comete apenas uma infração, mas um crime: se faltam leitos e respiradores, a culpa também é dele’. Essa coisa me impressionou muito.
Quem não acredita, como pode manter a esperança nos dias de hoje?
Todos são filhos de Deus e são olhados por Ele. Mesmo aqueles que ainda não encontraram Deus, aqueles que não têm o dom da fé, podem encontrar ali o seu caminho, nas boas coisas em que acreditam: podem encontrar força no amor pelos próprios filhos, pela família, pelos irmãos. Pode-se dizer: ‘Não posso rezar porque não acredito’. Mas, ao mesmo tempo, pode acreditar no amor das pessoas que estão ao seu redor e ali encontrar esperança.
Fonte: IHU

Hoje o dia vai ser muito bom


O nosso Deus é tão amoroso que acalenta seu povo com ternura de uma mãe “Foi com muita ternura que nos expressamos a vós como uma mãe que acalenta os seus filhinhos” (1Ts 2,7).

Hoje o dia vai ser muito bom, embora com o coração e a consciência solidários com as angústias e dores de tanta gente pelo mundo a fora, ciente que somos todos responsáveis por todos.

Um bom dia a todas e a todos com gestos de cuidado um para com os outros. Amar-se e amar o outro, isso é lindo.