12 março, 2013

Estudo mostra que a Terra está em um dos períodos mais quentes em 11 mil anos


Geleira localizada na Ilha Ellesmere, porção do Ártico no Canadá, em imagem divulgada pela Nasa; temperatura hoje está mais alta do que na maior parte dos últimos 11,3 mil anos (Foto: Nasa/METI/Reuters)
Um estudo publicado na revista Science nesta semana aponta que a temperatura média da atmosfera em todo o planeta está mais alta hoje do que na maior parte dos últimos 11,3 mil anos.

A reportagem é do sítio Globo Natureza, 11-03-2013.

Os cientistas combinaram dados coletados em 73 regiões cobertas de gelo e de sedimentos em todo o mundo para reconstituir como era a temperatura neste período, conhecido como Holoceno, que corresponde ao fim da Era do Gelo.
Eles chegaram à conclusão de que o clima da Terra atualmente está mais quente do que entre 70% e 80% do tempo nos últimos 11,3 mil anos. A pesquisa recua mais no tempo do que outros levantamentos feitos até hoje, que até então previram as temperaturas de no máximo 2 mil anos atrás.

A pesquisa foi realizada por cientistas da Universidade Harvard e da Universidade Estadual do Oregon, nos Estados Unidos. "Nós sabíamos que, em uma escala global, a Terra é mais quente hoje do que era há 2 mil anos", disse o pesquisador Shaun Marcott, um dos autores da análise. "Agora sabemos que as temperaturas são mais altas do que na maior parte dos últimos 11,3 mil anos."

O último século teve o registro mais anômalo de temperaturas desde o fim da última Era do Gelo, ressaltou Candace Major, diretora de programa da Fundação Nacional de Ciência dos EUA.

As temperaturas têm subido de forma mais permanente nos últimos 200 anos, dizem os cientistas. Eles demonstram "preocupação" com o aquecimento que a Terra pode atingir até 2100.