07 agosto, 2022

Seminário de Formação das CEBs do Paraná, em Maringá.



Seminário de Formação das CEBs do Paraná, em Maringá.


É muito gostoso esse nosso aconchego, esse nosso chamego, essa nossa alegria

de ser feliz, é assim, que somos nós, Povo de Deus de nossas comunidades Eclesiais de Base, as CEBs.

Foi muito bom, depois de tempos difíceis nos encontrar presencial e para nós de Maringá, teve um gostinho a mais, porque acolhemos em nosso chão o Seminário de Formação das CEBs do Paraná.

O tema e o lema do 15º intereclesial das CEBs que vai ocorrer em julho de 2023 em Rondonópolis (MT), Regional Oeste 2, foi a motivação para nossa formação, CEBs – Igreja em Saída, na busca de Vida Plena para Todas e Todos, "Vejam! Eu vou criar um novo céu e uma nova terra." (Is 65,17ss)

Bonito e expressivo a virtude dos participantes em ler a realidade, uma realidade doida, marcada por angustias, dores, desesperanças, luto, de um sistema econômico e político onde os que estão a frente deixaram se desumanizar, então semeiam ódio, guerra, injustiça, ferindo os direitos, a dignidade e a vida.

A leitura da realidade eclesial também entristece, faz doer ao ver ainda forte clericalismo, ostentação, centralização.

Mas a virtude em ler a realidade levou também a certeza que o amor, a justiça e a paz é a bandeira assumida por tantas mulheres e homens, em nossa Igreja, por todos os becos, todos os cantos, através de nossas CEBs, pastorais e movimentos sociais, nas parcerias bonitas que fortalece e anima a luta para que todas e todos possam ter vida plena.

Jesus andava por todos os cantos e por onde passava, via as pessoas e tinha compaixão e fazia presente na vida dessas pessoas amando, resgatando, integrando e levando-as a fazer a leitura da realidade, a compreender o que o profeta Isaías compreendia "Vejam! Eu vou criar um novo céu e uma nova terra."

A realidade é desafiadora, precisamos de atitudes, do voto contra esse governo de morte e a favor da democracia. Mas veja, o que nos move é o seguimento de Jesus, somos resistentes.

Impulsionando nossa caminhada rumo ao 15º Intereclesial das CEBs, os ícones do Intereclesial iniciam sua peregrinação pelo Regional Sul 2, o nosso Paraná.

A você que leu, um beijo e um chamego.