11 junho, 2015

Conselho Pastoral da CEBs (CPC)

Um pequeno texto que escrevi para uma reflexão

Conselho Pastoral da CEBs (CPC)

Sabemos que o CPC tem como objetivo executar as decisões, avaliar as ações realizadas e de forma criativa planejar as ações da comunidade levando-á a ser uma samaritana a serviço da vida para acolher e animar a vida pastoral, ouvindo e servindo a comunidade, estendendo a mão a todas as necessidades. Manter a Comunidade Eclesial de Base em comunhão com a paróquia.

Mas é preciso também, fazer com que o CPC, esse encontro das lideranças, seja um momento de sensibilizar quanto à ternura de Deus que abraça toda criatura, e que seu rosto humano precisa ser revelado a cada momento de encontro, precisa ser revelado no dia a dia, nas famílias,  em nossas Comunidades Eclesiais de Base, a CEBs, em nossa paróquia, em todos os lugares.

Ternura é afeto doce e delicado, vivido com participação viva, afetuosa e dinâmica, sair do eu para encontrar-se com o tu, uma relação real de dedicação, cuidado e reciprocidade. Ternura é força, vigor interior e desabrocha em coração livre, capaz de ofertar e receber amor.

A ternura é a força do amor humilde.  A ternura de Jesus revela o que de mais humano existe em Deus e o que de mais divino existe na mulher e no homem.

Onde não houver ternura, dificilmente haverá amor. Uma das características lindas do agir de Jesus é o seu fazer-se próximo com uma ternura de compaixão, de amizade, de serviço e de participação profunda na vivência com toda criatura de Deus.

A ternura exprime uma das qualidades mais belas do amor, a bondade. Amar é ser bom. Só a ternura pode curar os corações feridos, porque a ternura é generosa, tudo dá, tudo faz pelo bem do outro.

Isso é muito lindo, esperamos coma a graça Deus, pela intercessão de Nossa Senhora da Liberdade que em cada CPC, possamos sensibilizar quanto a ternura de Deus que abraça toda criatura.
                                                                                                             Lucimar Moreira Bueno (Lúcia)

“Louvado sejas” é o título oficial da nova encíclica do papa Francisco

"Louvado sejas”
“Louvado sejas” é o título oficial da nova encíclica do papa Francisco, a ser publicada no dia 18 de junho. O título não é em latim, como costuma acontecer tradicionalmente, mas num italiano arcaico falado por São Francisco de Assis: trata-se do primeiro verso do famoso “Cântico das Criaturas”. A encíclica é a segunda do papa Francisco.
O texto da encíclica estará disponível em italiano, francês, inglês, alemão, espanhol e português, nas versões impressa e digital.