01 dezembro, 2009

Campanha Ficha Limpa

O seminário “Ficha Limpa em Questão – para discutir é preciso conhecer”, que aconteceu na tarde de hoje, 1° de dezembro, na sede da CNBB, em Brasília, destacou os principais pontos da Campanha Ficha Limpa: seus objetivos, novidades com relação a lei anterior, Lei 64/90, e os valores em favor da sociedade.
O secretário-geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, afirmou durante sua fala, aquilo que já vem repetindo desde o ano passado, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). “O que queremos com essa nova lei é que os candidatos se apresentem à população com suas fichas limpas, que tenham conduta para se candidatarem a cargos públicos. Não se trata de uma campanha contra o mandato de políticos, mas sim em favor da democracia. É por isso que exigimos a aprovação imediata da nova lei”. Aqui mais informações

Dom Anuar Battisti presidirá Missa em homenagem a Pe Chiquinho

Nesta sexta feira (4) o Arcebispo da Arquidiocese de Maringá Dom Anuar Battisti vai presidir a celebração da Santa Missa pelo trigésimo dia de falecimento do padre Francisco Robl, SCJ, será às 18h30 na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória em Maringá.

Missa com Dom Anuar Battisti no SINTEMAR

O arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti no dia 10 de dezembro, quinta-feira, às 8h30 irá presidir a Santa Missa de final de ano na sede do SINTEEMAR, Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá.
A celebração será no auditório do sindicato que fica na Rua Professor Itamar Orlando Soares, 357 - Jardim Universitário.
De acordo com o presidente do SINTEEMAR, Éder Adão Rossato, este encontro com o arcebispo é um antigo anseio da comunidade universitária e de todos os integrantes que o sindicato representa. “Será uma Missa de ação de graças por todas as atividades do ano. Vai ser um prazer receber Dom Anuar em nossa casa”, diz Rossato.

Fonte: site da Aquidiocese de Maringá

O preconceito ainda é o pior sintoma


Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a psoríase é uma doença de pele que afeta de 1% a 3% da população brasileira. A doença caracteriza-se pelo aparecimento de lesões na pele. tratar a doença não parece difícil, saber sobre ela muito menos. Mas é aí que se esconde o pior sintoma, o preconceito. A maioria da população acha que a doença é contagiosa, e para quem tem psoríase as consequências são piores. É aquele olhar atravessado, a postura distante, o medo de cumprimentar, abraçar e beijar. Nesse momento é possível perceber que a doença não é contagiosa, mas o preconceito sim. Leia na íntegra a materia publicada no jornalmateriaprima.com.br

Cá Entre Nós


A EXEMPLO DOS ANOS ANTERIORES, estamos retomando a campanha Natal Solidário dos Contabilistas, que já vem se tornando uma tradição entre nós. Alimentos não-perecíveis, material de limpeza e brinquedo podem ser entregues na sede, nos escritórios regionais e nas delegacias do Conselho. Funcionários do CRCPR e voluntários poderão ligar pedindo doações.
Em Curitiba, os donativos serão encaminhados às chamadas casas de passagens, que recebem familiares e pacientes atendidos nos hospitais Erasto Gaertner, Pequeno Príncipe, Hospital de Clínicas e São Roque; em Londrina à Casa de Apoio Madre Leonia. Mas cada comunidade pode se mobilizar de acordo com as condições e necessidades locais, canalizando os donativos a instituições escolhidas.
Almejo que a iniciativa se estenda ao máximo de cidades. Agora é o momento de demonstrarmos a nossa força solidária ajudando as pessoas realmente necessitadas. Contabilize boas ações!

Paulo César Caetano de Souza
Presidente do CRCPR

Gripe suína no Paraná

Doença já matou 285 pessoas no estado.
No Paraná a gripe A H1N1 fez mais duas vítimas segundo o novo balanço da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) publicado segunda-feira (30). Os dois novos óbitos foram registrados nas regionais de saúde de Ponta Grossa e de Guarapuava.
Conforme o boletim houve aumento no número de casos confirmados, que subiu de 35.474 no boletim anterior para 39.143 no levantamento dessa segunda-feira.
A regional de Curitiba é responsável por 30,81% dos registros da doença no estado, foram 12.063 do total de 39.143. A seguir, aparecem as regionais de Londrina (4.508), Cascavel (3.803), Pato Branco (2.682), Cornélio Procópio (2.674) e Francisco Beltrão (2.437).
Com relação ao número de mortes, 85 foram registradas na região de Curitiba (29,8% das 285). Na sequencia aparecem as regionais de Cascavel (22 óbitos), Maringá (21), Foz do Iguaçu (19), Londrina (14) e Campo Mourão (14).
A faixa etária mais atingida pela gripe A foi a dos adultos entre 20 e 49 anos, na qual ocorreram 176 mortes (61,8% dos 285 óbitos). Já entre os adultos de 50 a 59 houve 56 mortes (19,6%). Foram registrados também 38 óbitos de crianças e adolescentes (de 0 a 19 anos), o que equivale a 13,4%. Entre os idosos com 60 ou mais foram confirmados 15 óbitos (5,2%).
Segundo o boletim, 55% das vítimas (157) eram do sexo feminino e 45% eram do sexo masculino (128)

1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids


Há mais de 20 anos, ONGs, grupos , sociedade civil e governos de todo o mundo se mobilizam em torno do 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, para vencer os preconceitos, reforçar a solidariedade e alertar para a prevenção da doença. A existência de uma data específica para chamar a atenção é importante. Contudo as ações de prevenção e a atenção às pessoas que vivem com HIV e Aids precisam ser reforçadas todos os dias.

Em defesa da água

A Rede Ecumênica da Água (REDA), órgão do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), quer intensificar o trabalho de conscientização das comunidades sobre o uso da água e pressionar os governos a legislarem com mais justiça sobre seu uso e distribuição.
Estas decisões foram tiradas no encontro que a REDA promoveu, na semana passada, dias 23 a 25, em Lima, no Peru, em parceria com o Conselho Latinoamericano de Igrejas (CLAI). Participaram cerca de 40 pessoas, representando Igrejas e organismos que tratam da questão da água na América Latina. A CNBB foi representada pelo assessor da Comissão para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, padre Elias Wolff e por Ivo Poleto.
A REDA quer também fortalecer as redes de Igrejas e Organismos que consideram a água um direito humano e bem público.
“O encontro teve como objetivo identificar os desafios chaves para as Igrejas e a sociedade civil no âmbito da água na América Latina, no contexto da promoção da justiça social e ecológica”, explica padre Elias.
“A reunião quis ainda identificar as maneiras de inter-relacionamento das Igrejas em nível regional e internacional através do CLAI e REDA, com o fim de sustentar iniciativas existentes”, acrescentou.

Fonte: CNBB

"No agronegócio não existe essa questão de produção ecologicamente correta", diz coordenador da CPT

O agronegócio visa somente o lucro e dificilmente irá ter uma real preocupação com as questões ambientais e relações de trabalho. A opinião é do Coordenador Nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT) Dirceu Fumagalli, que participou da divulgação dos dados preliminares do relatório de conflitos do campo. A região Norte foi a que apresentou os maiores índices de assassinatos e trabalho escravo do País.
De janeiro a novembro deste ano, nove lideranças, posseiros, indígenas e sindicalistas foram assassinadas no Norte do Brasil, área onde também foram encontradas 83 pessoas que trabalhavam em situações análogas à de escravo no mesmo período. Embora ainda seja líder, a região apresentou uma queda nos números de assassinatos e de trabalho escravo, se comparado a 2008, quando os índices foram 12 e 111, respectivamente.
Fumagalli afirma que um dos principais geradores desses índices é o avanço do agronegócio em regiões como Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que faz com que outras culturas, como a pecuária, avancem sobre a floresta. Dessa forma, segundo ele, aumentam os conflitos pela terra entre os pecuaristas, madeireiros e agricultores e as populações tradicionais. Uma briga entre o "interesse do capital e a luta pela dos trabalhadores e trabalhadoras", como define.
Em entrevista ao site Amazonia.org.br, Fumagalli comenta a elaboração dos estudos de violência do campo e afirma que os dados podem ser ainda maiores. Segundo ele, a única solução para o enfrentamento do problema seria a reforma agrária, tendo em vista a necessidade de se reconhecer as terras tradicionalmente ocupadas e a desapropriação de latifúndios. Confira a entrevista