16 agosto, 2019

Arquidiocese de Maringá - 7º Encontrão Arquidiocesano das CEBs




7º Encontrão Arquidiocesano das CEBs será realizado dia 29 de setembro
Abertura do Mês Missionário Extraordinário convocado pelo Papa Francisco

Com alegria convidamos a todas e a todos para o 7º Encontrão Arquidiocesano das CEBs, momento que marcará abertura do Mês Missionário Extraordinário, convocado pelo Papa Francisco na Arquidiocese de Maringá.

O tema do Encontrão é “CEBs Batizados e enviados – ‘A Igreja de Cristo em missão no mundo’” e o lema "A quem eu te enviar, irás" (Jr 1,7), dia vinte e nove de setembro, das 13h30 às 17h30 no Ginásio Chico Neto, cidade de Maringá - Pr.

A evangelização é uma obra coletiva, “a Igreja sentir-se-á chamada ainda mais a cuidar destas feridas, aliviá-las com o óleo da consolação, enfaixá-las com a misericórdia e tratá-las com solidariedade e atenção devidas. Não nos deixemos cair na indiferença que humilha, na habituação que anestesia o espírito e impede de descobrir a novidade, no cinismo que destrói”. (MV, 15).

A missão nasce do encontro gostoso e lindo com Jesus que dá novo horizonte a vida de cada pessoa, a vida de cada um de nós, a vida da comunidade. O mundo é transparente, isso significa que nossa ação de evangelização não deve ter barreiras e nem fronteiras.

 “Se alguma coisa nos deve santamente inquietar e preocupar a nossa consciência é que haja tantos irmãos nossos que vivem sem a força, a luz e a consolação da amizade com Jesus Cristo, sem uma comunidade de fé que os acolha, sem um horizonte de sentido e de vida.” (EG 49)

Cantorias, reencontro, povo alegre, sorrisos bonito tem marcado os encontrões das CEBs. O nosso povo quer se expressar, e nas CEBs ninguém é mais importante e o povo faz e é sujeito, e isso é lindo.

O Sétimo Encontrão Arquidiocesano das CEBs continuará reafirmando a importância de retomar de maneira consciente a vida de comunidade se quisermos ser fiel a igreja de Jesus Cristo, porque este é o sentido de ser igreja.

O bonito nos Encontrões das CEBs é que não somos uma multidão, somos um grande número de pessoas, porque cada uma e cada um vão como sujeito do encontro, onde depois reforçado a fé vai continuar a caminhada.

A dinâmica do 7º Encontrão é o logo do Mês Missionário Extraordinário. O logo mostra uma cruz missionária cujas cores tradicionais lembram os cinco continentes, cada região pastoral recebeu uma cor para desenvolver.

Região Pastoral São José Operário - Cruz
Região Pastoral Sarandi - N. Senhora Das Graças - vermelho
Região Pastoral Jandaia do Sul - verde
Região Pastoral Castelo Branco- branco
Nossa Senhora Aparecida - amarelo
Região Pastoral Catedral - azul
Região Pastoral Santa Cruz - Amar sem Condições
Região Pastoral Paranacity - Ouvir e Acolher

Nosso abraço fraterno, e até o Encontrão das CEBs.

Lucimar Moreira Bueno (Lúcia)
Assessora das CEBs na Arquidiocese de Maringá