09 agosto, 2011

Sessão tumultuada nesta terça na Câmara de Vereadores de Maringá

Oito vereadores bajuladores do prefeito de Maringá que quer acabar com as casas geminadas, conseguiu acabar com o sonho da população de baixa renda conseguir sua casa própria .
Conforme a atual Lei de Parcelamento do Solo, casas geminadas não poderão ser construídas em terrenos com menos de 400 m², sem que o cadastro seja incluído em um prazo de um ano.
Por oito votos a sete, os vereadores rejeitaram na sessão de hoje (9) em caráter de urgência o projeto que derruba a exigência de cadastro para a construção de casas geminadas no município. A rejeição provocou protestos do povo que acompanhavam a votação e levou o presidente da Casa, Mario Hossokawa, a encerrar a sessão ordinária.
Como o pedido de urgência foi rejeitado, não tem previsão para retornar a pauta de discussão do projeto.
Os oito vereadores que não quiseram votar pela mudança na lei de uso e ocupação do solo a pedido do prefeito foram:
Heine Macieira (PP)
Zebrão (PP)
Mário Hossokawa (PMDB)
Paulo Soni (PSB)
Carlos Eduardo Sabóia (PMN)
Márcia Socreppa (PSDB)
Luiz do Postinho (PRP)
João Alves (PMDB)

Sugestão de Leitura

Aonde vais, Igreja? Leitura das novas Diretrizes Gerais da CNBB
Leia aqui o texto "Aonde vais, Igreja? Leitura das novas Diretrizes Gerais da CNBB" sobre o Documento da CNBB, Nº 94, Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, 2011-2015.
O texto questiona que no objetivo geral das DGAE 2011, a opção preferencial pelos pobres e a verdadeira razão de ser da Igreja, estar "a serviço da vida plena para todos" se encontra em último lugar nas perspectivas de ação. O quê é realmente urgente na Igreja? Urgente é o grito dos pobres, a dor dos excluídos, a cruz dos injustiçados! O resto são tarefas permanentes (estado permanente de missão, inicação á vida cristã, animação bíblica, construção de comunidades).

Semana Nacional da Família

Dos dias 14 a 20 de agosto acontece, em todo o Brasil, o evento promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Comissão Nacional da Família, que é a “Semana Nacional da Família”. Neste ano de 2011 o tema é “Família, Pessoa e Sociedade”.
A Semana Nacional da Família teve início em 1992 como resposta à inquietação, ao descontentamento e desejo de se fazer alguma coisa em defesa e promoção da família, a semana seguinte ao dia dos pais, no mês de agosto, por ser o mês vocacional, é celebrada a Semana Nacional da Família.
O Papa Bento XVI, em sua oração no Discurso Inaugural da V Conferência em Aparecida (2007), rezou pedindo para que as nossas famílias “continuem a ser berços onde nasce a vida humana abundante e generosamente, onde se acolhe, se ama, se respeite a vida desde a sua concepção até ao seu fim natural”.