19 abril, 2017

Papa Francisco nomeia padre Bruno Elizeu Versari bispo coadjutor de Campo Mourão


O papa Francisco nomeou o padre Bruno Elizeu Versari, da Arquidiocese de Maringá, bispo coadjutor de Campo Mourão-PR. Padre Bruno Elizeu Versari é pároco da paróquia Santa Maria Gorretti em Maringá e diretor da rádio Colméia. A nomeação foi divulgada oficialmente pelo Vaticano na manhã desta quarta-feira (19). 

Veja aqui como foi a coletiva de imprensa 

Padre Bruno é o quarto padre da Arquidiocese de Maringá nomeado bispo. Os três anteriores foram: dom Vicente Costa (bispo de Jundiaí-SP), dom Edmar Peron (bispo de Paranaguá-PR) e dom Luiz Gonçalves Knupp (bispo de Três Lagoas-MS).

“Neste ano em que nossa arquidiocese completa 60 anos, a nomeação do monsenhor Bruno é um presente para todos nós”, comenta o arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti.

A missa de ordenação episcopal será dia 25 de junho de 2017 às 17h na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória em Maringá. Já a apresentação de dom Bruno Elizeu Versari em Campo Mourão ainda não está agendada.

Coadjutor
Bispo coadjutor é o bispo assistente (auxiliar) de um bispo diocesano, com direito a sucessão. Padre Bruno irá auxiliar dom Javier Delvalle Paredes, atual bispo da diocese de Campo Mourão.
A nomeação dos bispos é realizada após um processo determinado de seleção que varia segundo as regiões e os diversos ritos católicos, mas a aprovação final em todos os casos está sob a decisão do Santo Padre.

Biografia
Padre Bruno nasceu em 30 de maio de 1959 na cidade de Cândido Mota-SP. Filho de Ricardo Ângelo Versari e Maria de Lourdes Fiorotto Versari (in memoriam).

Possui graduação em Filosofia e História pela PUCPR de Curitiba; Teologia pelo Instituto Paulo VI em Londrina PR; Especialização em Educação Especial pela ASSINTEC em Curitiba; Pós graduação em Teologia Bíblica pela PUCPR Maringá e pós graduação em Teologia Bíblica – Novo Testamento pela PUCPR Maringá.

Foi ordenado padre dia 03 de janeiro de 1988 pelo primeiro arcebispo de Maringá, dom Jaime Luiz Coelho. Trabalhou nas paróquias Nossa Senhora do Rosário em Floresta-PR, Santa Isabel de Portugal em Maringá e, por duas vezes, na paróquia Santa Maria Goretti, também em Maringá. 

Colaborou com a formação no Seminário de Filosofia Nossa Senhora da Glória de Maringá entre 1988 a 1990. Ocupou o cargo de Ecônomo da Arquidiocese de Maringá de 2001 a 2009 e foi membro do Colégio de Consultores e do Conselho de Presbíteros de 2000 a 2009.

Em 2011 foi designado Vigário Geral da Arquidiocese de Maringá; cargo que ficou à frente até a abril de 2015. Em abril de 2015 foi eleito diretor da rádio Colméia, emissora ligada à Arquidiocese de Maringá.

Fonte: site da Arquidiocese de Maringá

Conflitos no campo 2016

Violência: os recordes de 2016

Em 2016 foram registrados 61 assassinatos em conflitos no campo. Isso equivale a uma média de cinco assassinatos por mês. Destes 61 assassinatos, 13 foram de indígenas, 4 de quilombolas, 6 de mulheres, 16 foram de jovens de 15 a 29 anos, sendo 1 adolescente. Nos últimos 25 anos o número de assassinatos só foi maior em 2003 quando foram registrados 73 assassinatos.
O relatório é publicado pela Comissão Pastoral da Terra, 17-04-2017, ou seja, no dia que rememora o Massacre de Eldorado do Carajás, PA.
De 2015 para 2016, todas as formas de violência apresentaram crescimento:

O número de pessoas presas em conflitos no campo em 2016 teve um aumento de 185%. Do total de prisões, 228, 184 foram na região Norte, mais de 80% do total. 88 somente em Rondônia (39%). O estado que mais assassinou (21 dos 61 assassinatos) também foi o que mais prendeu.
Amazônia Legal, que compreende toda a região Norte mais partes do Maranhão e Mato Grosso, concentrou, em 2016, 79% dos “assassinatos”: 48 dos 61 registrados; 68% das “tentativas de assassinato”, 50 das 74; 391 das 571 “agressões físicas”, e 171 das 200 “ameaças de morte”, 86%. 192 das 228 pessoas presas. O estado de Rondônia, além de concentrar o maior número de assassinatos e de presos, foi o segundo estado com o maior número de agredidos (141 de um total de 571), o segundo estado com mais ameaças de morte (40 de 200) e, junto com o Mato Grosso do Sul, foi o terceiro estado com mais tentativas de assassinato (10).

Quatro sombras históricas, base da violência

Leonardo Boff constata que “somos herdeiros de quatro sombras que pesam sobre nós e que originaram e originam a violência”. São: o nosso passado colonial violento, o genocídio indígena, a escravidão, “a mais nefasta de todas”, e a Lei de Terras que excluiu os pobres e afrodescendentes do acesso à terra, e os entregou “ao arbítrio do grande latifúndio, submetidos a trabalhos sem garantias sociais”.

Lutar não é crime!

2016 se caracterizou por ter sido o ano em que a criminalização dos movimentos do campo chegou a patamares assustadores. Em Goiás, no município de Santa Helena, a ocupação de parte da Usina Santa Helena, por 1.500 famílias ligadas ao MST, desembocou num processo em que pela primeira vez o movimento foi enquadrado na Lei nº 12.850/2013, que tipifica as organizações criminosas. Foi expedido mandado de prisão contra três integrantes do acampamento Padre Josimo, que era como se chamava a ocupação, e contra um coordenador regional e da direção nacional do MSTJosé Valdir Misnerovicz. Foram presos: um trabalhador, Luiz Batista Borges, ao atender convocação para se apresentar para prestar esclarecimentos, e o dirigente nacional, Valdir, por ser liderança, pelo “domínio do fato”. Outros dois se evadiram. Os pedidos de Habeas Corpus, com excelente fundamentação jurídica, foram sistematicamente negados, pelo Tribunal de Justiça do Estado. O STJ também denegou o pedido aos trabalhadores, mas o concedeu a Valdir, fazendo constar que a associação para luta por reforma agrária não configura organização criminosa. Na semana passada, 10 de abril, o ministro Edson Fachin do Supremo Tribunal Federal, ao julgar o pedido de Habeas Corpus impetrado em favor dos trabalhadores retirou da acusação o crime de organização criminosa. Lamentavelmente, porém, isso não significa ainda que Luiz Borges, que completou no dia 14 passado um ano de detenção, seja posto em liberdade.
Em novembro de 2016, foi deflagrada, no Paraná, a “Operação Castra” contra lideranças dos Acampamentos Dom Tomás Balduino e Herdeiros da Luta pela Terra, do MST. A operação aconteceu em municípios do ParanáSão Paulo e Mato Grosso do Sul simultaneamente. Nesta ação, policiais invadiram a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), em Guararema (SP), sem portarem mandado judicial. Entraram atirando em direção às pessoas que se encontravam na escola. Pela representativade da escola e pelo simbolismo da atitude ilegal da polícia em invadi-la, a CPT escolheu a imagem deste fato para ilustrar a capa da publicação Conflitos no Campo Brasil 2016, bem como para retratar a que ponto chegou a criminalização da luta social que hoje vivemos no nosso país.
Confira os releases analíticos e tabelas comparativas:

Leia mais


Fonte: IHU