12 setembro, 2011

União começa a retomar terras públicas ocupadas ilegalmente na Amazônia

A retomada de terras públicas ocupadas na Amazônia acima de 2,5 mil hectares, ou 25 quilômetros quadrados, limite fixado para a regularização fundiária na região, começa por áreas de floresta nativa. Essas terras serão transformadas em áreas de proteção ambiental, concessão à iniciativa privada para a exploração sustentável de floresta ou ainda em assentamentos especiais de reforma agrária. Leia a reportagem de Marta Salomon e publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Agenda de Setembro - LEITURAS AO VENTO


O Leituras ao Vento começou o mês de Setembro com dois momentos maravilhosos - no dia 04 a participação do psicólogo Alexandre Israel-Pinto no "Soprando Histórias", com a bela lenda japonesa "O homem e a montanha"; no dia 11 foi a vez, também no "Soprando Histórias", do professor Paulo Lopes, regente de corais da UEM, contar a história "Pedro e o lobo", fábula que tem origem na sinfonia de Prokofiev.
A partir dessa segunda-feira, dia 12, terão início uma série de eventos que levará o Leituras para o SESC Maringá, para a UEM e para a cidade de Goioerê. O Projeto está indo para onde sopram os ventos da leitura, graças ao público, que, mais que nunca, desmente a velha crença de que o público brasileiro não se interessa por leitura. Abaixo, a agenda de setembro a partir do dia 12.
- 12, 13 e 15 de setembro - SEMANA LITERÁRIA DO SESC-MARINGÁ.
Das 08:00h às 17:00h
- 18 de setembro - LEITURAS AO VENTO NA PRAÇA DA CATEDRAL
SOPRANDO HISTÓRIAS COM KEILA CHERUBINI ( Engenheira Florestal);
O Leituras das 15:00h às 18:00h e o "Soprando Histórias" às 16:00h
- 22 e 23 de Setembro - UEM NA REGIÃO na cidade de Goioêre;
Das 09:00h às 17:00h
- 25 de setembro - LEITURAS AO VENTO NA PRAÇA DA CATEDRAL
SOPRANDO HISTÓRIAS COM ROBESPIERRE ROQUE TOSATTI ( Livreiro);
O Leituras das 15:00h às 18:00h e o "Soprando Histórias" às 16:00h
-27 de setembro - IX SEMANA DA CRIANÇA CIDADÃ: Gênero, Etnias e cinema
O evento acontece nos dias 26 a 28 das 19:30h às 23:00h; será apresentado o Projeto Leituras ao Vento à comunidade acadêmica no dia 27 às 19:30h



Aumento de Vereadores na cidade de Maringá

Por Paulo Vidigal
Demorei para tornar pública minha opinião sobre o aumento do número de vereadores. Mas a intensidade dos acontecimentos me obrigam à publicizar essa opinião.
O que está acontecendo é um dos maiores embustes na história da política maringaense. Organizações políticas, entidades, igrejas e a grande mídia tentam ganhar força numa onda que é fácil surfar. Afinal, quem seria contra na redução de gastos públicos? Essas organizações se dizem estar falando em nome da sociedade civil organizada: “Ouvimos a sociedade, ela não quer o aumento do número de vereadores”. Pergunto: por que em vários outros momentos da política local essas organizações também não ouviram a população? Por exemplo, quando verbas foram destinadas à construção do Parque do Japão, essas entidades foram ouvir a população para saber se concordavam com essa prioridade? Não. Teriam essas organizações ouvido a população para saber se ela concordava que fossem destinadas verbas do Hospital Municipal para a manutenção de parques e jardins? Também não. Qual foi a posição dessas organizações na época em que esses fatos aconteceram? Ouviram a população que era contra isso? A resposta é não. E tudo isso aconteceu, sem maiores alardes daqueles que hoje falam em nome da sociedade.
Essas entidades, que hoje falam em nome da população, usam o argumento da diminuição de gastos. Uma idéia à princípio atraente, mas desvia o foco de outras questões. A coisa é mais embaixo. Não falam, e sabem disso, que a verba repassada para a Câmara é fixa. Ou seja, o percentual repassado à Câmara vai continuar sendo o mesmo!
Usam o argumento de qualidade e não quantidade. Uma falácia. Aumentando a representatividade automaticamente estaríamos aumentando a possibilidade de candidatos “com qualidade” participarem da disputa. É ...continue lendo...