06 agosto, 2010

Encontro Regional de Presbíteros Francisco Beltrão - PR

Conforme calendário regional acontecerá nos dias 23 de agosto (segunda-feira) às 19h00 e será concluído com o almoço no dia 26 de agosto (quinta-feira), na cidade de Francisco Beltrão – PR.
O tema do encontro deste ano é Analise da conjuntura social, a partir da Encíclica Caritas in Veritate.
O Assessor será o Pe. Wilson Groh do clero da Arquidiocese de Florianópolis. Ele tem uma grande experiência no social, com 30 anos de vida na periferia da cidade.

Palavras do Pe. Wilson num depoimento no XVI Congresso Eucarístico Nacional, retiradas do Jornal da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Florianópolis:Quando estava no segundo ano da Teologia, com um pequeno grupo de seminaristas resolvemos iniciar um trabalho no morro, em Florianópolis. Admirei-me da acolhida de feita por uma mãe de santo. Iniciei um trabalho junto com ela, que ainda hoje, passados mais de 30 anos, continua existindo.
Em 1981, quando me ordenei, quis morar no morro, mas Dom Afonso Niehues, então arcebispo, não permitiu. Disse que eu morasse na catedral. Alguns anos depois fui morar na periferia, onde estou até hoje. No início tinha apenas um colchão, quatro cadeiras e um fogão. Construí um barraco e por 18 anos morei nele. Hoje tenho uma pequena casa de alvenaria.
Tenho um trabalho que atende mais de cinco mil pessoas. Temos jovens que entraram no projeto e hoje estão na faculdade. Cursos desafiantes como direito, medicina, jornalismo, engenharia e outros mais.
Gravei na minha patena, em minha ordenação, o que devemos fazer diariamente pelos empobrecidos: ‘Estava com fome, sede, tive frio, estava preso, e fostes me visitar. Todas as vezes que fizeres ao menor dos irmãos, é a mim que o fareis.
Podermos ter certeza que será um encontro fantástico como conteúdo, além de toda a fraternidade presbiteral que se construirá naqueles dias.
Também o local do encontro é até famoso no Paraná.
O encontro será na Casa de Formação Divino Mestre em Francisco Beltrão - Fone (46) 3523 5140.
P.s. Algumas dúvidas com relação ao local do encontro podem ser solucionadas entrando em contato com: Pe. Otacir Franceschina - Fone (46) 3533 1262
*A taxa do encontro não foi ainda definida pela Diocese de Francisco Beltrão. Assim que houver uma definição comunicaremos. No entanto, será próximo de R$ 200,00 por pessoa.
As fichas de inscrições para o encontro regional, que poderá ser reproduzida, seguindo o seguinte critério: Dioceses com até 100 presbíteros 10 vagas, com numero superior, 20 vagas.
As fichas devem ser encaminhadas ao Pe. Mário Spaki, presidente do regional. Via email: mspaki@terra.com.br
Seminário São José - Cx. Postal 358 - CEP 84001-970
Fone (42) 3225 1271
Ponta Grossa – PR
Regional Sul II, julho de 2010
Pe. Mário Spaki

Conforme pesquisa Ibope Dilma continua com vantagem sobre Serra

Conforme pesquisa Ibope, encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S.Paulo, e divulgada hoje (6), Dilma tem 39% das intenções de voto e Serra aparece com 34%, mesmos percentuais da pesquisa anterior, divulgada há uma semana pelo Ibope. Marina Silva, do PV, cresceu um ponto percentual em relação à última pesquisa e agora aparece com 8% da preferência dos eleitores. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Os demais candidatos não alcançaram nem 1% das intenções de voto. A pesquisa registrou 7% de votos brancos ou nulos e 12% de eleitores indecisos. Na hipótese de segundo turno Dilma venceria a disputa com 44% e Serra teria 39%. O Ibope ouviu 2.506 pessoas entre os dias 2 e 5 de agosto em 173 cidades de todas as regiões do país. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 21697/2010.

PSTU Maringá convida "Cinema e Revolução"

O PSTU Maringá convida a todos interessados à participar da atividade "Cinema e Revolução".
Será exibido e depois discutido o filme sul-coreano "No Regret", escrito e dirigido pelo renomado cineasta Hee-il Leesong.
"O filme aborda o drama de dois jovens homossexuais (Su-min e Jae-min) na sociedade conservadora sul-coreana, vivendo uma relação conturbada, sendo esta acentuada pelas relações de poder e a pressão familiar. Uma obra de arte do cinema sul-coreano que procura, de maneira singular, abordar a questão da homoafetividade.
"A atividade irá ocorrer na sede de Maringá
Endereço: Rua José Clemente, 748, Zona 7
Horário: 17 horas
Data: 07/08/10

VI Seminário Mulheres Negras - cidade de Maringá-Paraná


Relações étnico-raciais no cotidiano escolar será o tema do Seminário de Mulheres Negras, realizado pela Secretaria da Mulher e Instituto de Mulheres Negras Enedina Alves Marques. O encontro acontece no próximo dia 27 no Auditório Hélio Moreira (Paço Municipal), e contará com a participação da comunidade em geral. O Seminário será coordenado pela palestrante Rosa Margarida de Carvalho Rocha, graduada em pedagogia; especialista em didática - fundamentos teóricos da Prática pedagógica, e Estudos Africanos e Afro-Brasileiros. Rosa Margarida já foi assessora do MEC em 2004/2005; criou o PRÓ-AFRO - Projeto de valorização da Cultura Negra nas Escolas de Minas; exerceu o cargo de Assessora Especial da Secretaria de Educação de Minas Gerais, da Secretaria Municipal de Sabará e da Secretaria de Estado de Educação do Paraná. Autora dos “Direitos Essenciais da Criança Negra na Escola”, do Almanaque Pedagógico Afro-brasileiro dentre outros. A VI edição dos Seminário de Mulheres Negras de Maringá conta ainda com apoio da Associação União e Consciência Negra de Maringá, APP - Sindicato Núcleo de Paranavaí e Maringá, Assessoria da Promoção da Igualdade Racial e Conselho Municipal da Mulher de Maringá – CMMM. Para participar de mais essa edição do Seminário, a comunidade deve realizar suas inscrições através do site http://www2.maringa.pr.gov.br/site/.

III Encontro Regional das Pastorais Sociais

Celebrar a Vida e Profecia na Missão das Pastorais Sociais e Organismos, contribuindo para a construção da Civilização do Amor

“A Igreja católica na América Latina e no Caribe, apesar das deficiências e ambigüidades de alguns de seus membros, tem dado testemunho de Cristo, anunciado seu Evangelho e oferecido seu serviço de caridade principalmente aos mais pobres, no esforço por promover sua dignidade e também no empenho de promoção humana nos campos da saúde, da economia solidária, da educação, do trabalho, do acesso à terra, da cultura, da habitação e assistência, entre outros. Com sua voz, unida à de outras instituições nacionais e mundiais, tem ajudado a dar orientações prudentes e a promover a justiça, os direitos humanos e a reconciliação dos povos. Isto tem permitido que a Igreja seja reconhecida socialmente em muitas ocasiões como uma instância de confiança e credibilidade” (DA 98).
É na promoção da vida dos povos da terra e na defesa da própria Terra que historicamente tem contribuído as Pastorais Sociais, no Regional Sul II tivemos três experiências de Encontro Regional das Pastorais Sociais, que contribuíram de forma positiva para que pudéssemos partilhar a vida e nossas experiências, este ano reafirmamos a necessidade de nos encontrarmos para articular, planejar e subsidiar para uma discussão ampla e consolidada na perspectiva que um novo mundo é possível conforme o documento de Aparecida ou na construção da Civilização do Amor segundo aponta a Doutrina Social da Igreja.
Objetivo do Encontro:
· Refletir sobre a importância da articulação e construção de um trabalho em rede para enfrentamento das questões sociais no contexto atual do nosso país.
· Traçar Compromissos para o fortalecimento da missão das Pastorais Sociais e Organismos na Igreja e na sociedade.
· Dentro do planejamento da CNBB, estamos convocando todos os agentes de Pastorais Sociais, Cáritas, Movimentos e Serviços da Igreja do Paraná para o III Encontro Regional nos dias 27 a 29 de Agosto de 2010 que acontecerá na Arquidiocese de Londrina.
Local: Seminário São Vicente Palotti
End: Av. Tiradentes, 53 – Londrina - PR
Inscrição: 43 – 9992-2685 (Márcia), (43)9992-7495 (Renato), (41) 3224-7512 (CNBB),

CNBB Regional Sul II

O Poder Emana do Povo, 2ª Parte, artigo de Ana Paula de Carvalho

Desenvolvendo ainda o tema de que O Poder Emana do Povo, outro princípio importante é que devemos tentar todo o tempo nos vermos como indivíduos dentro de uma coletividade, considerando que nem sempre o que é bom para um é bom para todos, mas que devemos escolher e optar pelo o que é melhor para todos. É imprescindível ao coletivo pode não ser o ideal para o indivíduo, mas com certeza não será ineficaz a ele. Neste momento devemos deixar de ter apego aos objetivos individuais, e concentrarmos no que queremos em comum.
Para isto, devem-se entender conceitualmente as duas formas distintas de...continue lendo...