03 novembro, 2023

31º Domingo do Tempo Comum, Ano A – Solenidade de todos os Santos

Reflexão: - Domingo, 05 de novembro de 2023

31º Domingo do Tempo Comum, Ano A

Leituras:

Ap 7,2-4.9-14
Sl 23(24),1-2.3-4ab.5-6 (R. cf. 6)
1Jo 3,1-3
Mt 5,1-12a (Bem-aventuranças)


Festa de todas as Santas e de todos os Santos!

“À luz desta festa, detenhamo-nos um pouco a pensar sobre a santidade, em particular nas características da verdadeira santidade: é um dom - é um presente, não se pode comprar e, ao mesmo tempo, é um caminho. ” (Papa Francisco)

A festa de todas as Santas e de todos os Santos é convite a alegrar com a multidão de mulheres e homens acolhidos por Deus, o Livro do Apocalipse insiste em números simbólicos para nos fazer compreender que “uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar”. A Primeira Carta de São “vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhas e filhos de Deus! E nós o somos! ”. O salmista “É assim a geração dos que procuram o Senhor! ”.

O Evangelho, as bem-aventuranças, “vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e Jesus começou a ensiná-los”.

Bem-aventurados são as e os: - pobres em espírito; aflitos; mansos; quem tem fome e sede de justiça; misericordiosos; puros de coração; quem promovem a paz; quem são perseguidos por causa da justiça e quem recebe perseguição e maldade por causa do senhor.

E Jesus diz porque são bem-aventurados: - porque delas e deles é o Reino dos Céus; porque serão consolados; porque possuirão a terra; porque serão saciados; porque alcançarão misericórdia; porque verão a Deus; porque serão chamados filhas e filhos de Deus; porque delas e deles é o Reino dos Céus; porque será grande a vossa recompensa nos céus.

As bem-aventuranças é o ressoar de Jesus que resgata para aquele tempo e para todos os tempos, o Deus amoroso e misericordioso que houve o clamor do povo oprimido e intervém para libertá-lo, inaugurando no aqui e agora o Reino de Deus. Em Jesus a revelação do amor imenso de Deus para com os pobres. As bem-aventuranças convoca, mulheres e homens, as paróquias, as Comunidades Eclesiais e Base (CEBs) e demais comunidades, a cultivar o seguimento de Jesus no que refere ao amor solidário, misericordioso e compassivo para com as e os empobrecidos e no compromisso de restabelecer a justiça, porque sem justiça não acontece o Reino.

Em face do Reino de Deus, são chamados de felizes justamente os que, segundo os critérios desse mundo, são chamados de infelizes, podemos compreender as bem-aventuranças como um protesto contra todo tipo de atitudes e meios de exclusão deste mundo.

Os pobres, os que tem fome e sede de justiça e os demais a quem Jesus menciona e os que Jesus continua a mencionar hoje, são as pessoas que não possuem o necessário para viver; tem fome e sede de pão e justiça; não tem moradia; não tem esperança; e incluí entre esses, viúvas e órfãos, e também, doentes crônicos e portadores de deficiência, como cegos, paralíticos, leprosos e muitas outras e outros que podemos incluir, enfim, que se encontram em situação vital marcada pela fome e lágrima.

Também o pobre de espírito, que sofre tanto quanto o pobre de material, a pobreza do espírito leva a uma profunda crise existencial que pode ter várias causas, como insucessos, frustações e fracasso na vida, tanto na sociedade, na Igreja e na família, entre os pobres de espírito encontram também as pessoas que em sua busca de Deus sentem distante de Deus e as pessoas que não percebe Deus e nem que necessita de Deus.

As bem-aventuranças convoca a enfrentar esse problema, como diz Papa Francisco, em meio à “globalização da indiferença”, enfrentar principalmente pelas pessoas que professam a fé cristã, pelas CEBs, pelas Igrejas. Como enfrentar é no seguimento de Jesus.

Por que são bem-aventurados?

- São bem-aventurados, porque acolhem com alegria a boa notícia do Reino dos Céus que se instaura neste mundo, trazida por Jesus.

- São bem-aventurados porque acreditam no Reino dos Céus, por meio de Jesus.

- São bem-aventurados, porque veem a coerência entre o que Jesus ensina e o que Jesus faz.

Deixar provocar pelas bem-aventuranças, é assumir o batismo. Deixar provocar pelas bem-aventuranças, é comprometer no seguimento de Jesus.

O caminho a Santidade é o seguimento de Jesus “A santidade é um dom de Deus que recebemos no Batismo, «se o deixarmos crescer, pode mudar completamente nossa vida» (cf. Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate, 15) a ponto alcançar a plenitude da vida cristã. O santos não são heróis inalcançáveis ou distantes, mas são pessoas como nós". (Papa Francisco).