01 junho, 2015

Delegar e confiar são os maiores desafios

Um pequeno texto que escrevi para uma reflexão por parte das lideranças


Delegar e confiar são os maiores desafios

A importância da liderança se apoiar e confiar nas outras pessoas. Um maestro não precisa tocar os instrumentos de uma orquestra para conseguir extrair dos músicos o melhor ritmo e sonoridade num concerto. Da mesma forma, a liderança, não há necessidade de executar todas tarefas, é preciso confiar que as pessoas que assumiram são capazes e que as metas estabelecidas serão alcançadas.

Uma boa liderança não é aquela que esta presente em tudo, como se sem ela as coisas não vai acontecer como deveria, mas é proporcionar o crescimento, a participação e o compromisso e expressar solidariedade nas dificuldades e nas alegrias, ter espirito de abertura e confiança.

Uma liderança não pode viver no individualismo, porque pode cair e não ter força para levantar. O individualismo pode levar ao cansaço. Uma boa liderança e aquela que orienta sem dominar,  dá oportunidade a todos. Coordena de forma participativa. Confia, e assim delega e distribui responsabilidades e tarefas, sem precisar estar em tudo, evitando o cansaço.

Uma boa liderança, sabe utilizar o saber da comunidade, não é centralizadora, sabe apoiar e confiar nas outras pessoas. Tem capacidade para perceber que as pessoas tem saber, capacidade, valores, criatividade e intuições que contribuem.

Delegar e confiar são os maiores desafios.  Quando se lidera uma equipe, é preciso deixar de executar as tarefas como fazia antes e passar a delegá-las para que outros façam. É uma dinâmica diferente, pois ele vai obter resultados por meio das pessoas e não pelas próprias mãos.

Em função da relação autoridade-responsabilidade, afirma-se que delegar não é “delargar”, ou abdicar da tarefa, mas tão somente permitir que uma outra pessoa se encarregue da execução e da operacionalização de uma atividade.

Lucimar Moreira Bueno (Lucia)