18 abril, 2022

CEBs preparam 6ª etapa da Escola de Formadores e Articuladores


CEBs preparam 6ª etapa da Escola de Formadores e Articuladores

Deixando-nos ir ao coração de Jesus compreendemos que o coração do Evangelho é a preocupação com o ser humano, principalmente os mais pobres, frágeis, marginalizados e afastados. Jesus não fez outra coisa a não ser preocupar-se com os mais simples e mais pobres, zelando pela vida dos camponeses, das mulheres, desempregados, de pessoas doentes.

A Igreja, que se encontra em cada Comunidade Eclesial de Base, dentro da estrutura organizacional da Arquidiocese de Maringá, precisa ver, sentir e comprometer-se com a realidade dura dos pobres e marginalizados, nas angustias e tristezas de crianças, idosos e adultos que moram nas ruas; no dia a dia de marginalização e violência de gênero, raça e sexualidades; no mundo dos encarcerados; no desespero e desesperança dos refugiados e migrantes; no cotidiano de marginalização das mulheres; na casa daqueles que não têm o pão de cada dia pelo desemprego e baixo salário; além de tantas outras realidades de irmãs e irmãos que estão à margem.

Diante das forças que a cada minuto geram desigualdades e exclusões, dores e sofrimento, queremos com a 6ª etapa da Escola de Formadores e Articuladores para as CEBs lançar um apelo aos integrantes da escola a tomar consciência diante das forças geradoras de desigualadas. A cada dia, torna-se mais urgentes vínculos entre solidariedade e bem comum, solidariedade e destinação universal dos bens, solidariedade e igualdade entre os povos, solidariedade e paz no mundo.

É preciso pensar as CEBs a partir do compromisso com os pobres, marginalizados e afastados, uma Igreja ousada e samaritana presente nas periferias geográficas e periferias existenciais onde há sofrimento, solidão e degrado humano.

A Doutrina Social da Igreja será o conteúdo da 6ª etapa da Escola de Formadores e Articuladores para as CEBs que contará com a assessoria de padre Leomar Antônio Montagna, nos dias 23 e 24 de abril. Na noite do primeiro dia haverá “roda de viola” com os talentos do povo de nossas CEBs da paróquia São Mateus Apóstolo, e será na Casa de Nazaré, momento fraterno e confraternização entre os integrantes da escola e as internas.

A Escola de Formação de Formadores e Articuladores para as CEBs é coordenada pelo padre Genivaldo Ubinge e por mim, Lucimar Moreira Bueno (Lúcia).

Maringá é sede da Escola de Formação de Formadores e Articuladores para as CEBs com 56 integrantes, sendo 36 da Arquidiocese de Maringá, um da diocese de Apucarana e os demais das dioceses que fazem parte da Província Eclesiástica de Maringá: Campo Mourão, Paranavaí e Umuarama.

Por Lucimar Moreira Bueno (Lúcia).

Uma provocação de nosso papa Francisco, para essa semana!

“a falsidade, nas palavras e na vida, polui o anúncio, corrompe por dentro, leva de volta ao túmulo. A falsidade nos leva para trás, nos leva à morte, ao sepulcro. (...) nós nos escandalizamos quando, através da informação, descobrimos mentiras e enganos na vida das pessoas e na sociedade. (...). Mas, vamos também dar um nome às falsidades que existem dentro de nós! E coloquemos essas nossas opacidades diante da luz de Jesus ressuscitado. Ele quer levar à luz as coisas escondidas, para nos tornar testemunhas transparentes e luminosas da alegria do Evangelho, da verdade que nos liberta". (Papa Francisco)

-----------------------------
Fonte: Vatican Neww