10 agosto, 2018

Cartilha de Orientação Política

Clique AQUI e acesse slide elaborado pelo Conselho Arquidiocesano de Leigas e Leigos de Maringá da “Cartilha de Orientação Política da CNBB 2018”.

“Uma fé autêntica – que nunca é cômoda nem individualista – comporta sempre um desejo de mudar o mundo, transmitir valores, deixar a terra um pouco melhor depois da nossa passagem por ela”. (Papa Francisco)

Os cristãos e as eleições 2018
“Alegres por causa da esperança”. (Rm 12,12)

O BOM POLÍTICO
- Assume a política como serviço ao bem comum;
- Vive a política como diálogo
- Proposta política de coerência
- Tem conduta ética
- Defende a Vida a qualquer momento
- Defende a Democracia e participação popular
- Coração e mente abertos
- Promove a Justiça Social e a defesa dos direitos humanos
- É humano e popular, sem ser populista
- Sensibilidade ecológica e bom administrador

Cresce o nº de mulheres vítimas de homicídio no Brasil; dados de feminicídio são subnotificados

São 4.473 homicídios dolosos em 2017, um aumento de 6,5% em relação a 2016. Isso significa que uma mulher é assassinada a cada duas horas no Brasil. Falta de padronização e de registros atrapalham monitoramento de feminicídios no país.

A informação é publicada G1 em 07/03/2018


Doze mulheres são assassinadas todos os dias, em média, no Brasil. É o que mostra um levantamento feito pelo G1 considerando os dados oficiais dos estados relativos a 2017. São 4.473 homicídios dolosos, sendo 946 feminicídios, ou seja, casos de mulheres mortas em crimes de ódio motivados pela condição de gênero.

Trata-se de um aumento de 6,5% em relação a 2016, quando foram registrados 4.201 homicídios (sendo 812 feminicídios). Isso sem contar o fato de alguns estados ainda não terem fechado os dados do ano passado, o que pode aumentar ainda mais a estatística.Doze mulheres são assassinadas todos os dias, em média, no Brasil. É o que mostra um levantamento feito pelo G1 considerando os dados oficiais dos estados relativos a 2017. São 4.473 homicídios dolosos, sendo 946 feminicídios, ou seja, casos de mulheres mortas em crimes de ódio motivados pela condição de gênero.


Trata-se de um aumento de 6,5% em relação a 2016, quando foram registrados 4.201 homicídios (sendo 812 feminicídios). Isso sem contar o fato de alguns estados ainda não terem fechado os dados do ano passado, o que pode aumentar ainda mais a estatística.

Maringá faz coleta para a Igreja em Guajará-Mirim

A coleta da missa de Nossa Senhora da Glória, que será celebrada dia 15 de agosto às 17h na Praça da Catedral de Maringá, será revertida em favor da missão na Diocese de Guajará-Mirim, em Rondônia.

 Maringá e Guajará-Mirim mantêm uma parceria no projeto “Igrejas-irmãs”, criado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com o objetivo de “partilhar a fé, os dons da graça, as experiências pastorais, pessoas e recursos financeiros como gestos de caridade cristã para com as Igrejas da Amazônia e outras também necessitadas”.

Além da coleta do Dia da Padroeira, no final de semana dos dias 18 e 19 de agosto a coleta de todas as missas das paróquias da Arquidiocese de Maringá será destinada à missão de Guajará-Mirim.

Atualmente a Arquidiocese de Maringá mantém dois padres em Guajará-Mirim: Padre Claudemir Ricardo da Silva e padre Obelino Silva de Almeida. 

“É uma região de muitas dificuldades financeiras, materiais e também precisamos muito de missionários. 

O território da diocese é muito grande o que dificulta a presença do padre nas comunidades ribeirinhas”, explica padre Claudemir. 


Fonte: Site da Arquidiocese de Maringá


Veja em vídeo, trabalho dos missionários na fronteira com a Bolívia https://bit.ly/2KG0w1j