01 outubro, 2009

Injustiça contra Servidores do Samu na cidade de Maringá

A partir de hoje o SAMU de Maringá conta com quatro profissionais a menos. Foram demitidos, por justa causa, pela atual administração que se baseou numa orientação do Tribunal de Contas de que esses profissionais não poderiam ter dois vínculos.
Importante registrar que quando foram contratados para o SAMU, vários apresentaram uma declaração de que já tinham outro vínculo no município. O que demonstra boa fé da parte deles. E agora a administração “cidadã” os demite por justa causa. Uma injustiça contra esses profissionais. Continue lendo no blog de Paulo Vidigal

MEC confirma cancelamento das provas do Enem

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que seriam realizadas dias 3 e 4 foi cancelado conforme afirmou o Ministério da Educação . A decisão foi tomada porque o conteúdo do exame teria vazado em São Paulo. O jornal O Estado de São Paulo informou ao ministro que teria sido procurado nessa quarta-feira (30) por um homem que disse, ao telefone, ter as duas provas que entregaria em troca de R$ 500 mil.

Para onde o Povo de Deus caminha?


Dom Anuar Battisti escreve sobre a Assembleia do Povo de Deus, realizada em Maringá no último fim de semana. Leia aqui

Censo Agropecuário - IBGE revela retrato do Brasil agrário

Segundo informações do Censo Agropecuário 2006, divulgado ontem (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE):

A agricultura orgânica ainda é pouco adotada nas propriedades rurais do país. Apenas 1,8% do total de produtores brasileiros usam tal técnica. Os ramos mais frequentes nesse setor foram a pecuária e criação de outros animais (41,7%) e a produção das lavouras temporárias (33,5%). A maior parte dos produtos, no entanto, é voltada à exportação (60%), especialmente para o Japão, os Estados Unidos e a União Europeia, além de mais 30 países. (...)
Segundo o documento do IBGE, entre os principais produtos orgânicos que seguem para o mercado externo são produtos in natura e processados da soja, açúcar e arroz (com origem na lavoura temporária), além do café e do cacau (com origem na lavoura permanente), e os provenientes da pecuária e da criação de pequenos animais (carnes, leite e derivados do mel) e do extrativismo (principalmente palmito).
No mercado nacional, o estudo mostra que a agricultura orgânica está presente de forma mais intensa no ramo da horticultura/floricultura (4,5%), que inclui a produção de frutas, verduras e legumes. Esses itens, conforme destaca o documento, têm peso significativo no mercado interno e são comercializados em diferentes pontos de venda nas grandes metrópoles, como redes de economia solidária entre produtores e consumidores e feiras livres locais.
O levantamento traz ainda informações sobre o perfil do agricultor que se dedica a essa prática. Na maior parte dos casos, trata-se do proprietário das terras exploradas (77,3%) – quatro em cada dez têm o ensino fundamental incompleto (41,6%) e dois em cada dez não sabem ler nem escrever. Além disso, mais da metade deles não participa de qualquer organização social (54,0%), mas entre os que têm vínculo organizacional, 36,6% são ligados a associações, sindicatos e outras entidades".
Por outro lado, enquanto isso:
"O uso de agrotóxicos nas propriedades rurais brasileiras é mais comum em unidades dirigidas pelos proprietários, sendo que esse número chega a 78,4%, e o equipamento mais usado é o pulverizador costal (69,1%), que tem maior potencial de exposição. Além disso, em mais da metade das unidades onde a prática foi verificada, os responsáveis não receberam orientação técnica (56,3%) do governo, cooperativas ou da iniciativa privada.
O levantamento do IBGE traça um perfil da atividade no país, desenvolvida em 5,2 milhões de unidades rurais, incluindo entre outros dados aqueles sobre produtores, estrutura fundiária, técnicas usadas e pessoal ocupado. (...)
De acordo com o pesquisador da Coordenação de Recursos Naturais do IBGE Eupídio Fontes, receber orientação técnica é fundamental “não apenas para reduzir o uso desses produtos, mas principalmente para diminuir os impactos na saúde e no meio ambiente”.
Segundo ele, esse tipo de orientação pode incentivar os produtores a adotarem técnicas como as da agricultura orgânica. "Ele pode aos poucos adotar algumas condutas, que também tem um retorno econômico crescente, como a rotação de culturas e o controle biológico, que são capazes de reduzir o nível de ataques de insetos e pragas, sendo menos ofensivos à saúde do produtor e do consumidor.”
Fontes lembrou que dados divulgados recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mostram que o Brasil lidera o ranking mundial de uso de agrotóxicos. “É um mercado que movimenta cerca de US$ 7 bilhões por ano com a comercialização do produto.”
O pesquisador destacou ainda que, na maioria das propriedades onde houve aplicação de agrotóxicos, o responsável pela direção dos trabalhos declarou ter ensino fundamental incompleto ou nível de instrução menor (77,6%), o que de acordo com o pesquisador do IBGE potencializa os riscos de intoxicação".
Reportagens publicadas pela Agência Brasil
íntegra da reportagem sobre orgânicos aqui
íntegra da reportagem sobre agrotóxicos aqui

Aprovação de Toffoli para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal tem boa aceitação


Em votação secreta, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou nesta quarta-feira (30) por 20 a 3, o nome do advogado-geral da União, José Antônio Dias Toffoli, para assumir, a vaga aberta com a morte do ministro Menezes Direito, de ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), foi considerada justa e bem recebida pelos integrantes da Corte.
Leia:

"Seminário: O Partido dos Trabalhadores e os Movimentos Sociais"

Última etapa dos seminários regionais do PT e os movimentos sociais envolvendo a militância de Curitiba, Região Metropolitana, Litoral e Campos Gerais. O seminário terá a presença de Gleisi Hoffman, presidente do PT Estadual; Carlos Henrique Árabe - Secretario Nacional de Formação do PT; Parlamentares e membros da direção estadual. Será debatido a conjuntura política bem como as questões do movimento social, seus desafios e os encaminhamentos das lutas sociais no interior do partido.
Data: 03 de outubro de 2009 (sábado)
Horário: 09:00 horas
Local: Sede do Diretório PT Paraná
Alameda Princesa Izabel, 169 Curitiba - Paraná