21 junho, 2011

Celebraçao de Corpus Christi na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória - Maringá

A solenidade de Corpus Christi será celebrada na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória às 15h com santa missa presidida pelo arcebispo Dom Anuar Battisti.
A comunidade paroquial irá fazer 250 quadros, em torno da igreja, que vão compor o tradicional tapete onde passará Jesus Eucarístico. O traje da procissão não deverá atrapalhar o tráfego de veículos no centro da cidade.
Cerca de mil pessoas pertencentes a 25 pastorais e movimentos, colégios católicos e a Santa Casa de Maringá participam da confecção do tapete.
Às 7h haverá a Oração da Manhã seguida de bênção, que será presidida por Dom Anuar Battisti. Das 7h às 11h as equipes trabalharão na confecção do tapete.
Além dos trabalhos externos, a Catedral faz a tradicional campanha de arrecadação de cobertores que serão doados à Promoção Humana da paróquia. No ano passado foram recolhidos mais de 500 cobertores novos que foram utilizados e abençoados primeiramente para enfeitar o corredor central da Catedral, local do início da procissão.
As outras 54 paróquias da Arquidiocese de Maringá celebram Corpus Christi com horários específicos.

Fonte: site da Arquidiocese

Vice-reitora da UEM recebe homenagem da assembléia

A Assembleia Legislativa entregou, nesta terça-feira (21), o título de Cidadã Honorária do Paraná à vice-reitora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Doutora Neusa Altoé. A homenagem foi proposta pelo líder do PDT, deputado Fernando Scanavaca e aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares. De acordo com o líder do PDT, a homenagem atendeu pedidos do prefeito de Umuarama, Moacir Silva, e do vereador Marcelo Neli, presidente da Câmara Municipal.

Sugestão de leitura

Ontem(20) recordamos o Dia Mundial do Refugiado, instituído em 2000 pela Assembleia Geral da ONU, apresento dois textos que nos convidam a refletir sobre a temática do migrante. O primeiro do monge beneditino e escritor Marcelo Barros, intitulado "Em busca da terra prometida" fala do fenômeno migratório que caracteriza, sobretudo, esse início de século e destaca a importância do acolhimento. Já o segundo, do padre Alfredo J. Gonçalves, "Migração e meio ambiente", fala desse aspecto sob a perspectiva bíblica, baseada no livro do Gênesis. Ambos, destacam que em nome do "progresso desmedido", muitos irmãos/ãs nossos/as estão transformando-se em migrantes.

Dia Nacional de Combate à Asma

Apesar do frio já registrado em grande parte do país, o inverno brasileiro começa oficialmente hoje (21) – data que também marca o Dia Nacional de Combate à Asma. De acordo com o pneumologista e presidente da Iniciativa Global contra a Asma, Rafael Stelmach, pessoas alérgicas devem redobrar os cuidados durante o período de baixas temperaturas e ar seco.
Em entrevista à Agência Brasil, ele explicou que a asma é uma doença inflamatória das vias aéreas, geralmente associada a alergias transmitidas geneticamente. Quando a pessoa com essa condição se expõe a fatores externos como poeira, mofo e fumaça, surgem sintomas como tosse seca, chiado no peito e falta de ar...continue lendo...

Inscrições abertas para o Curso Como Funciona a Sociedade I

Nos dias 25 e 26 de junho o Núcleo de Educação Popular (NEP) 13 de Maio, da Universidade Estadual de Maringá, realiza mais uma edição do curso Como Funciona a Sociedade I. O curso é uma introdução às categorias de análise da sociedade capitalista usadas por Marx em sua obra "O Capital".
O curso tem duração de 16 horas e é realizado nas dependências da UEM. Os interessados devem entrar em contato com os organizadores: Cássius (cassiusbrito@yahoo.com.br), Nathaly (natikinha_cf@hotmail.com) ou Marcos (marcos_alcure@hotmail.com).
Mais informações estão disponíveis no site http://www.fnm13demaio.net/jfnm/index.php.