21 agosto, 2008

O que você tem a ver com a corrupção?


A Procuradoria-Geral de Justiça do Estado do Paraná, a Associação Paranaense do Ministério Público e a Fundação Escola do Ministério Público do Paraná promovem amanhã dia 22, no Auditório Ary Florêncio Guimarães, na sede do Ministério Público do Estado do Paraná, o lançamento estadual da campanha "O que você tem a ver com a corrupção?
projeto tem por objetivo ajudar na prevenção a ocorrência de novos atos de corrupção e a conseqüente diminuição dos processos extrajudiciais e judiciais, por meio da educação das gerações futuras, estímulo a denúncias populares e a efetiva punição de corruptos e corruptores. O projeto visa atacar dois pontos fundamentais. Vejam Aqui"
Saiba mais AQUI

STF proíbe nepotismo para familiares até terceiro grau

O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou nesta quinta-feira (21) o texto da Súmula Vinculante (entendimento sobre o tema) que proíbe o nepotismo no serviço público no Judiciário, Legislativo e Executivo, órgãos de autarquias direta e indireta. Com a súmula vinculante, a ordem passa a ser obrigatória em todo país. A ordem vale para familiares até 3º grau.
O texto da súmula diz:
"A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até 3º grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou ainda de função gratificada da administração pública direta, indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal".
Segundo o presidente do STF, Gilmar Mendes o texto deve ser publicado em, no máximo, dez dias.

Campanha Ficha Limpa ultrapassa 110 mil assinaturas pela proibição da candidatura de políticos em débito com a Justiça

Com apenas três meses de campanha 114.302 cidadãos e cidadãs já assinaram Projeto de Lei em todas as regiões do país
O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) realizará a 1ª Mobilização Nacional para coleta de assinaturas durante a Semana da Pátria, de 1 a 7 de setembro, na qual serão instalados pontos de coleta nos estados e municípios brasileiros.
São necessária um milhão e trezentas mil assinaturas, o equivalente a 1% do eleitorado brasileiro, para enviar o Projeto de Lei de iniciativa popular sobre a Vida Pregressa dos Candidatos à Câmara dos Deputados.
Projeto de Lei pretende alterar a Lei de Inelegibilidades tornando inelegíveis:
· As pessoas com condenação em primeira instância por crimes graves ou, no caso dos detentores de foro privilegiado, com denúncia recebida por um tribunal;
· Os que tenham renunciado para fugir de cassações.

Artigo de Dom Anuar Battisti

ECUMENISMO E POLITICA
"Penso que neste tempo de pleito eleitoral, todas as religiões estão participando na conscientização dos leitores, a fim de depositar o voto em pessoas que tenham condições de construir o bem comum de todos, independentemente de religião, raça, cor ou condição social." Vejam Aqui

Futebol Feminino é prata


Ainda não foi dessa vez que o Brasil conseguiu o ouro olímpico no futebol. Más as meninas fizeram bonito.

Entrevista com Cacique do Povo Macuxi - Reserva Raposo Serra do Sol

Vejam vídeo da entrevista com Cacique do Povo Macuxi, Djacir Melchior da Silva, da Reserva Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima.
Primeira parte da Entrevista AQUI
Segunda parte da Entrevista AQUI

ANÁLISE DE CONJUNTURA de agosto/2008 da CNBB.

Segue em anexo, ANÁLISE DE CONJUNTURA de agosto/2008 da CNBB.
Vejam Aqui

CNBB divulga nota sobre a homologação da Terra Raposa Serra do Sol

O presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, e o vice-presidente, dom Luis Soares Vieira,
entregaram quarta feira (20) ao ministro Gilmar Mendes uma nota, aprovada pelo Conselho Episcopal de Pastoral da CNBB (Consep).
Na próxima quarta-feira (27), o STF julgará a constitucionalidade da homologação da terra indígena Raposa Serra do Sol.
“Lembrei ao ministro que, para nós, a data do julgamento é muito significativa porque coincide com o aniversário de morte de dom Luciano Mendes de Almeida, um grande batalhador desta causa”, disse dom Geraldo Lyrio Rocha.
Leia a íntegra da nota AQUI

Gilmar Mendes sob suspeita? E o judiciário?

Texto publicado no Jornal EXPRESSÃO SINJUS, ano 12, n. 166, 07/08/2008, p. 3.
Vejam Aqui

II Seminário da Unitrabalho – UEM


"A economia solidária e o desenvolvimento sustentável regional e local: impasses e perspectivas"
Saiba mais AQUI

Scheidt e Prada conquistam a medalha de prata na classe Star


Robert Scheidt e Bruno Prada superaram um início inconsistente na competição de vela dos Jogos de Pequim e conquistaram a medalha de prata da Star, nesta quinta-feira, em sua estréia olímpica na classe.