26 julho, 2010

Passeata por mais segurança

Os moradores e comerciantes da região dos bairros Liberdade, América, Itatiaia e Atlanta, na cidade e Maringá, estão preocupados com a frequência de assaltos ao comércio.
Com o objetivo de sensibilizar o poder público para que investimentos sejam realizados na prevenção e no combate das ações criminosas, no dia 29, quinta feira, sairão às ruas e o comércio vai fechar às 17 horas.
A passeata terá início às 16h30 na Avenida Osires, em frente ao Centro de Educação Infantil, no Conjunto Itatiaia, e seguirá até a Avenida Guaiapó.

Curso - Jesus e o Reino no Evangelho de Marcos

Participe da comunidade virtual durante três meses.
Através do estudo, reflexão e leitura orante do Evangelho de Marcos, o curso levará os participantes a aproximarem da pessoa de Jesus, e seu compromisso com o Reino que se estende até hoje. Cada etapa dura duas semanas, e os/as participantes devem dedicar 2h30min por semana para realizar o curso.
Data de Início: 16/08/2010
Data de Término: 28/11/2010
Horário: Livre
Carga horária: 35h
Local: Plataforma Moodle - Unisinos - www.moodle.unisinos.br
O evangelho de Marcos nos apresenta a Jesus responsável pela vida em oposição a tudo o que gera morte, propondo um Reino que contradiz as expectativas messiânicas da época. Mais informações

Assembléia Regional da Pastoral Carcerária

Acontecerá nos dias 11 (sábado) e 12 (domingo) do mês de setembro, à Assembléia Regional da Pastoral Carcerária. Este evento realizar-se-á na cidade de Arapongas. É muito importante a presença do coordenador da Pastoral Carcerária e três pessoas envolvidas com a referida Pastoral em todas as dioceses.
Tema de estudo: Quais os nossos desafios e soluções.
Assessor: Pe Mário Capodeferro
Qualquer duvida ou esclarecimentos falar com Carlinhos, fone (43) 3034-3921, 9900-2185
E-mail - pcarcerariaapucarana@ig.com.br

Hoje ao completar 94 anos dom Jaime escreve - Até o Dia da Eternidade



Eternidade, na Sagrada Escritura, significa um tempo longo, ininterrupto, porém limitado, no passado e no futuro; significa, também, a eternidade propriamente dita, como vemos em ITim 1,17: "ao rei dos séculos, ao rei do eterno", e " glória por toda a eternidade"...continue lendo...

Dom Jaime aos 94 fala sobre escândalo na Igreja

Ao completar 94 anos, Dom Jaime fala sobre escândalos na Igreja e violência no trânsito em Maringá

Para refletir

“Uma chave importante para o sucesso é a auto-confiança. Uma chave importante para a auto-confiança é a preparação.” Arthur Ashe

"não se ensina nenhuma ética com palmada"

Diante da polêmica com o projeto de lei do governo federal que proíbe palmada, beliscões e castigos físicos em crianças, conforme entrevista publicada no jornal Folha de S. Paulo(26), Ângela Soligo, especialista em psicologia educacional da Unicamp, diz que "não se ensina nenhuma ética com palmada".
Eis a entrevista
O que acha da lei?
Ao mesmo tempo em que ela vai proteger a criança na família, vai proteger a criança de um orfanato, de uma casa de correção.
A lei é mais abrangente e tenta proteger a criança de qualquer forma de agressão física. Só por isso ela já seria bem-vinda.
Palmada é um problema?
Há gente que diz que ela faz parte da educação. Mas não faz, ou não deveria. A palmada não ensina nenhum princípio, nenhuma ética. Ensina a obedecer pelo medo. Educar não é só ensinar a obedecer.
É passar valores, passar uma ética que a criança vai levar para a vida. Que vai servir de referência para quando tiver de se posicionar em relação à vida.
O que se ensina com a palmada é que de vez em quando a agressão é certa. Que quando não se resolver na conversa, pode partir para a ignorância.
Como educar sem bater?
Conversar, repetir muitas vezes. Colocar limites sempre conversando, explicando o sentido daquilo, por que não pode fazer.

Lei institui o Estatuto da Igualdade Racial

A Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010, institui o Estatuto da Igualdade Racial, destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica e altera as Leis nº 7.716/89, nº 9.029/95, nº 7.347/85 e nº 10.778/03 (DOU de 21/7/10, APL, pág. 1). É instituído o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) e definido que na implementação dos programas e das ações constantes dos planos plurianuais e dos orçamentos anuais da União, deverão ser observadas as políticas públicas que tenham como objetivo promover a igualdade de oportunidades e a inclusão social da população negra, especialmente no que tange, entre outros tópicos, ao apoio a programas e projetos dos governos estaduais, distrital e municipais e de entidades da sociedade civil voltados para a promoção da igualdade de oportunidades para a população negra. A lei estabelece ainda que durante os cinco primeiros anos, a contar do exercício subsequente à publicação deste Estatuto, os órgãos do Poder Executivo federal que desenvolvem políticas e programas nas áreas que menciona discriminarão em seus orçamentos anuais a participação nos programas de ação afirmativa. A lei entra em vigor 90 dias após a data de sua publicação.