18 maio, 2012

Sugestão de Leitura

Quatro texto
A leitura que várias de nossas Igrejas propõem neste domingo é o Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 16,15-20, Ascenção do Senhor. Apresento os textos abaixo para reflexão.
- A Ascensão do Senhor
- Só a experiência direta e imediata do Evangelho pode revitalizar a Igreja
- Os sinais que acompanham a Boa Nova
- A missão é o testemunho do amor misericordioso

Histórico dos Intereclesiais das CEBs do Regional Sul II (Paraná) já realizados

1º Encontro: Setembro de 1979
Local: São José dos Pinhais
Tema: CEBs - Reflexão sobre Comunidades Eclesiais de Base
2º Encontro: Fevereiro de 1996
Local: Curitiba
Tema: CEBs e Massas
Lema: CEBs, Sal e Fermento nas massas
3º Encontro: Fevereiro de 1999
Local: Londrina
Tema: CEBs 2000 anos de caminhada
Lema: Memória e caminhada – sonho e compromisso
4º Encontro: Fevereiro de 2004
Local: Maringá
Tema: CEBs Espiritualidade Libertadora
Lema: Seguir Jesus no compromisso com os Excluídos
5º Encontro: Abril de 2008
Local: Foz do Iguaçu
Tema: CEBs, Ecologia e Missão
Lema: Do ventre da terra, o grito que vem da Amazônia
6º Encontro: Abril de 2012
Local: Jacarezinho
Tema: Justiça e profecia a serviço da vida
Lema CEBs romeiras do Reino no campo e na cidade

Carta do 6º Intereclesial das CEBs do Regional Sul II ao Povo de Deus

Em Jacarezinho-PR, dos dias 28 a 30 de abril de 2012, cerca de seiscentos (600) “romeiros e romeiras do Reino” das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) do campo e da cidade de todo o Paraná, unimo-nos para refletir sobre a “justiça e a profecia a serviço da vida”, assessorados pelo padre Vileci Basílio Vidal, da coordenação do 13º Intereclesial Nacional das CEBs, que será realizado em Juazeiro do Norte-CE, em janeiro de 2014.
No final do Intereclesial os/as participantes emitiram uma carta ao Povo de Deus. Confira aqui

Síntese do 6° Intereclesial das CEBs do Regional Sul II (Paraná)

6º Intereclesial das CEBs do Regional Sul II
Jacarezinho - 28 a 30 de abril de 2012
SÍNTESE
Com muita alegria e entusiasmo as “romeiras e os romeiros do Reino” das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) do campo e da cidade das Arq/Dioceses do Paraná, dois companheiros da Argentina e dois de São Paulo, no amanhecer do dia 28, por volta das cinco horas, foram fazendo morada na cidade de Jacarezinho, para refletir sobre a “justiça e a profecia a serviço da vida”, assessorados pelo padre Vileci Basílio Vidal, da coordenação do 13º Intereclesial Nacional das CEBs, que será realizado em Juazeiro do Norte-CE, em janeiro de 2014.
Com muita alegria, carinho e refeições gostosas as romeiras e os romeiros foram acolhidos pelo povo de Deus da Diocese de Jacarezinho. O sorriso no rosto daquele povo acolhedor, a simplicidade e humildade em cada palavra e gesto do tão amado Padre Osvaldo, jamais será esquecido por quem por lá fez morada nesses dias.
Os delegados e as delegadas do 6º Intereclesial das CEBs do Paraná foram instigados a fazer o percurso da caminhada da Igreja neste tempo em que as comunidades se preparam para celebrar os 50 anos do Concílio Vaticano II, que marca a denominação da Igreja como Povo de Deus.
Cada delegado e delegada fez a experiência de conhecer uma das Conferências Latino- Americana, nome dados a cada uma de cada mini-plenária. Confira aqui a síntese

Na América Latina, um terço das famílias vive em moradias precárias

Moradias de paredes e tetos de madeirites, montados como quebra-cabeças, que deixam alguma abertura para o frio outonal de Bueno Aires. Piso de terra, como as ruas que ao redor e que, geralmente, embarreia toda vez que chove, dificultando os acessos. Longa caminhada para se chegar ao ponto de ônibus. Uma latinha que serve para cozinhar ou esquentar o mate e lenha para aquecer o ambiente. Ligação elétrica clandestina. Uma sala de estar e um dormitório com uma cama de casal onde, também, dormem alguns filhos. Além de um banheiro, a poucos metros, feito de plásticos com um buraco para fazer as necessidades básicas. São assim algumas das moradias precárias nos arredores da capital argentina, um drama que afeta toda a América Latina, apesar da última década de crescimento econômico e melhora da equidade. Confira a reportagem de Alejandro Rebossio, publicada no jornal El País, 15-05-2012. A tradução é do Cepat.