30 julho, 2012

Espiritualidade do Militante

Continuando nossas reflexões sobre a questão do "poder", que deve ser entendido e exercido como "serviço" à coletividade, à justiça social, ao bem comum, trazemos alguns ítens sobre a "espiritualidade do militante".

"Os cristãos leigos, conscientes de sua chamada à santidade em virtude de sua vocação batismal, são os que têm de atuar à maneira de fermento na massa para construir uma cidade temporal que esteja de acordo com o Projeto de Deus. A coerência entre fé e vida no âmbito político, econômico e social exige a formação da consciência, que se traduz no conhecimento da Doutrina Social da Igreja. ( ... ) a vida cristã não se expressa somente nas virtudes pessoais, mas também nas virtudes sociais e políticas". (DAp 505).

Especificamente, sobre a "espiritualidade do militante", transcrevemos alguns ítens de reflexão feita por Frei Clodovis Boff : "O amor-ágape é como a alma da militância: ele anima, direciona e unifica toda a prática política do cristão comprometido. ( ... ) A política, para um cristão, é uma forma do ágape, uma diaconia, um serviço de amor. O político cristão é a seu modo um pastor do povo. Era assim que eram chamados os chefes do povo no mundo antigo, inclusive no mundo bíblico".

"O militante político se distingue dos outros cristãos pelo fato de ele lidar com o poder político. Por isso, a espiritualidade própria do militante é a espiritualidade do poder.( ... ) Cristo propôs uma concepção revolucionária do poder: o poder-serviço. É o espírito do poder-serviço que deve estar profundamente inviscerado no cristão que milita na política".

"A humildade é uma virtude política de primeira ordem. É o antídoto da dominação. Longe de tirar o poder, ela o purifica, radicaliza e reforça em sua essência evangélica e em sua vocação libertadora, pois dá ao poder-serviço uma força moral única, feita de atuação e confiança, como mostra exemplarmente o caso mesmo de Jesus".

"A política exercida em sua forma autêntica, inspirada nos princípios do Evangelho, é um caminho de santificação". (CNBB 71, 169).

Autor: Laudelino Augusto - Presidente do CNLB

26ª Romaria da Terra do Paraná