30 novembro, 2009

O valor da família

Por: Dom Jaime Luiz Coelho
Hoje, a Família recebe, de um lado, força a favor de sua estabilidade. De outro, há forças demolidoras, que a querem destruir. A televisão, por exemplo, certos canais, com suas novelas, a cada momento, lança o seu ataque na promiscuidade e formação de famílias irregulares. Apresenta casais, depois de anos de convivência, levados à separação e na busca de uma nova família: alguém já de idade no relacionamento com jovens. De outro lado, jovens que se unem sem a devida preparação para o casamento, dizendo: ...continue lendo...

Violência contra a mulher, um problema de saúde pública


A violência contra a mulher é, na verdade, um problema de saúde pública. No Brasil, uma em cada cinco mulheres (20%) já sofreu algum tipo de violência física, sexual ou outro abuso praticado por um homem. Leia o artigo de Andréa Fachel Leal.

VII Estágio Interdisciplinar de Vivência do Paraná


Em 2010 o EIV Paraná acontecerá entre os dias 10 e 27 de janeiro, na Escola Milton Santos, de Maringá-PR.
O Estágio Interdisciplinar de Vivência (EIV) é uma atividade organizada pelo Movimento Estudantil junto com os Movimentos Sociais do Campo. A proposta é a de que o/a estudante tenha contato com a realidade do campo e com o povo organizado. A partir disso, propiciar reflexão e ação sobre a realidade do campo e da cidade, com um pé dentro e outro fora da Universidade.
Este Estágio é composto por três fases:
1. Preparação: os/as estudantes passam por uma fase de estudos na qual se discutem questões importantes na preparação do estagiário que irá enfrentar a vivência. Aborda-se a questão agrária, economia política, a organização dos Movimentos Sociais, soberania alimentar e energética, América Latina, dentre outros assuntos.
2. Vivência: Nessa fase o/a estudante passa 10 dias em uma área dos movimentos sociais que participam do EIV, morando na casa de uma família e vivenciando a realidade local. A idéia não é a de ser um turista, tampouco um pesquisador, mas sim a de se incorporar na família e viver o cotidiano dos/das componeses.
3. Avaliação: os estudantes se reúnem novamente para avaliar a vivência e discutir os aspectos que vivenciaram. Além disso, pensamos juntos a volta para a Universidade e a organização do Movimento Estudantil.

Solução? Padres casados ou mulheres ordenadas

Não é certo que o remédio para fomentar vocações sacerdotais seja o de permitir que os padres se casem. Mas é uma reivindicação clamorosa, inclusive na boca de muitos altos prelados, como o cardeal emérito de Milão, o jesuíta Carlo Maria Martini. Os últimos papas se negaram a discuti-la. Não queriam nem ouvir falar do assunto.
Outra solução é o sacerdócio de mulheres, imensa maioria na Igreja romana. Margarita Pintos, da Associação de Teólogos João XXIII, tem um estudo sobre a questão, com o título "A presença das mulheres na Igreja Católica espanhola". Ela defende que, enquanto a mulher for excluída dos ministérios ordenados (diaconado, presbiterado, episcopado),a Igreja romana não poderá espantar a acusação de negar direitos fundamentais à mais da metade de seus fiéis.
Personalidades tão relevantes como o padre Ángel García, o carismático fundador dos Mensageiros da Paz, defendem que esse Papa poderia dar esse passo. "Tenho a firme esperança de que, se Deus lhe der vida, esse Papa porá em funcionamento o sacerdócio feminino", afirma. Ele apostou um café com seu biógrafo, Jesús Bastante, de que isso irá ocorrer "dentro de cinco anos". Leia na íntegra

4ª edição da Semana de Direitos Humanos: Iguais na Diferença

De 1º a 06 de dezembro acontece, em Recife (PE), a 4ª edição da Semana de Direitos Humanos: Iguais na Diferença, promovida pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR).
A celebração, itinerante, comemora os 61 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem; já passou pelo Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Brasília (DF), respectivamente, nos anos anteriores.
No evento serão realizadas atividades que envolvem manifestações culturais desenvolvidas local e nacionalmente. Difundir e popularizar o conteúdo da Declaração, bem como desenvolver ações que contemplem e integrem segmentos socialmente vulneráveis também são pilares dessa realização.
A programação inclui uma série de ações descentralizadas, além de um grande show de encerramento, no domingo, dia 6, às 19h, no Marco Zero. Antonio Nóbrega assina a direção artística desse encontro que reunirá Arnaldo Antunes, Chico Cesar, Ed Motta, Elza Soares, Emílio Santiago, Luiz Melodia, Marco Cesar, Margareth Menezes, Monica Salmaso, Siba, Silvério Pessoa e Spok.
A programação do evento consta de nota publicada pela SEDH