01 outubro, 2010

Notícias da Igreja

1) Dom Erwin Kräutler será o pregador do retiro espiritual do clero de Maringá
2) CERIS atualiza dados da Igreja Católica no Brasil
3) Padre Emerson Cícero de Carvalho escreve sobre o “mês das missões”
4) O povo da vida - Padre Júlio Antônio da Silva
5) Fanatismos e suas conseqüências – Por Dom Anuar Battisti
6) Avaliação das Diretrizes da Província Eclesiástica de Maringá - 2010
7) Avaliação das Diretrizes da Província Eclesiástica de Londrina - 2010
8) Avaliação das Diretrizes da Província Eclesiástica de Curitiba - 2010
9) Avaliação das Diretrizes da Província Eclesiástica de Cascavel - 2010
10) Aplicação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil no Regional Sul II

Para refletir

Assim como a água reflete o rosto, o coração reflete quem somos

Orientações para um voto consciente – por padre Sidney Fabril

Examinar a vida, as idéias e os valores do candidato. Ver se é pessoa decente, que tem uma história passada de compromisso com os princípios que diz defender.
2. Examinar os projetos do candidato e do partido dele, já que ao eleger o candidato estamos também elegendo seu partido.
3. Votar em candidatos que defendem a dignidade da pessoa e da vida, desde a concepção até a morte, sobretudo dos mais pobres.
4. Votar em quem defende a cultura da paz através da inclusão social e da proteção contra as diversas formas de violência.
5. Votar em quem defende uma política econômica que favoreça o desenvolvimento e gere emprego e distribuição de renda; em quem cria e mantém programas de apoio a famílias de baixa renda, promove atividades cooperativas e combata a exclusão digital.
6. Votar em quem está comprometido com a questão ecológica e com o desenvolvimento sustentável.
7. Votar em quem inclui em seus projetos o cuidado da infância e adolescência e o combate à prostituição, à pornografia e à exploração do trabalho infantil através de educação escolar de qualidade.
8. Votar em quem defende a dignidade e o direito dos idosos, facilitando o atendimento à saúde e o acesso a remédios.
9. Votar em quem respeita, incentiva e estabelece parcerias com as organizações da sociedade que promovem o bem comum.
10. Votar em quem está comprometido com a construção de uma sociedade plural, onde os direitos humanos, inclusive a liberdade religiosa, sejam respeitados.
11. Votar em quem está comprometido com a luta contra todas as formas de corrupção e mau uso do dinheiro público, apoiando uma administração transparente.
É importante perceber que a cultura da vida e os valores da bioética que alguns tanto defendem são legítimos desde que não sejam separados dos valores da ética social. Alguns defendem essas questões, mas seus compromissos são contraditórios com os direitos humanos, com a economia, com a vida social e política que defendem os mais pobres. Vote de acordo com a inviolável liberdade da sua consciência, assumindo a responsabilidade pelas conseqüências.

* Baseado no documento “Eleições 2010: o chão e o horizonte”, publicado pelo CNLB (Conselho Nacional de Leigos e Leigas do Brasil), CBJP (Comissão Brasileira de Justiça e Paz), CEFEP (Centro Nacional de Fé e Política “Dom Hélder Câmara), IBRADES (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Pastorais Sociais da CNBB.
Pe. Sidney Fabril é coordenador da ação evangelizadora da arquidiocese de Maringá

Nota da Via Campesina, em Minas Gerais, à imprensa e à sociedade

Total apoio às Ocupações-comunidades Dandara, Camilo Torres, Irmã Dorothy e Torres Gêmeas que estão acampadas em frente à Prefeitura de Belo Horizonte.
Nós, 43 representantes da Via Campesina no estado de Minas Gerais, reunidos dias 29 e 30 de setembro de 2010, em Belo Horizonte, MG, para organizar melhor nossa caminhada nas Minas e nos Gerais, não podemos deixar de expressar publicamente o nosso irrestrito apoio às Ocupações-comunidades Dandara, Camilo Torres, Irmã Dorothy e Torres Gêmeas que estão acampadas na porta principal da Prefeitura de Belo Horizonte, desde ontem cedo lutando pelo sagrado direito à moradia e à dignidade humana.
A Constituição Federal não prescreve o direito absoluto à propriedade. O terreno de Dandara estava abandonado há décadas pela Construtora Modelo. Os terrenos onde estão as comunidades Camilo Torres e Irmã Dorothy eram terrenos públicos que foram transferidos à iniciativa privada por um preço simbólico e com a condição de que nesses fossem construídos empreendimentos industriais que gerassem dentro de poucos meses emprego para muitos trabalhadores. Nada foi feito no terreno. A especulação imobiliária vem de longe em cima das propriedades que foram ocupadas pelas comunidades Dandara, Camilo Torres e Irmã Dorothy. Leia na íntegra