09 agosto, 2010

Pesquisa quer saber dos jovens a sua relação com as crenças e a cultura moderna


O Setor Universidades, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), juntamente com a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), desenvolvem uma pesquisa de aspectos culturais e crenças da juventude brasileira.
No link abaixo, o interessado terá acesso a um questionário especialmente elaborado para obter seu posicionamento a respeito de temas relacionados a aspectos culturais e crenças na atualidade.
“Sua contribuição nos ajudará a avaliar e qualificar a ação junto aos jovens e a promover projetos de estudos e publicações sobre a temática. O anonimato e a confidencialidade da pesquisa serão plenamente garantidos”, afirmou o coordenador nacional da Pastoral da Universidade pela ANEC, irmão Adriano Brollo.
Segundo os organizadores do questionário, a finalidade principal deste levantamento de dados consiste em dispor um conjunto de dados sobre aspectos culturais e de crenças da juventude do Brasil, com análises possíveis, úteis para o aperfeiçoamento, direto ou indireto, de iniciativas junto as juventudes.
O período de aplicação da pesquisa será de junho a outubro. Após esse período acontecerá a compilação e análise dos resultados, contando com o suporte técnico do Prof. Paulo Nogas (Professor de Estatística e Análise de Dados da Escola de Negócios da PUCPR).
Para preencher o questionário clique aqui

Fonte: CNBB

Enem 2010 bate recorde - 4,6 milhões de candidatos inscritos

Exatamente 4.611.441 candidatos se inscreveram para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. O estado com mais candidatos inscritos é São Paulo: 827.818. Em seguida vêm Minas Gerais (538 mil), a Bahia (428 mil), o Rio de Janeiro (314 mil), Rio Grande do Sul (295 mil), Paraná (228,4 mil), Pernambuco (228 mil) e o Ceará (208 mil). O Sudeste e o Nordeste concentram quase 70% dos participantes. Segundo os dados do Ministério da Educação (MEC), a faixa etária dos participantes é variada. Cerca de 70 mil têm menos de 16 anos e mais de 1 milhão têm entre 16 e 17 anos. Pouco mais de meio milhão têm 18 anos, 394 mil têm 19 anos e 304 mil têm 20 anos. Os candidatos entre 21 e 30 anos somam 1,5 milhão e os maiores de 30 são 691 mil. A maioria dos candidatos - cerca de 2, 7 milhões - já concluiu o ensino médio em anos anteriores. Outros 1,3 milhão estão atualmente cursando o último ano da etapa – desses, 1,1 milhão são de escola pública. Pouco mais de 500 mil só concluirão a etapa depois de 2010 e participam do Enem como treineiros. Cinquenta e nove universidades federais vão utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 em seus processos seletivos. Em 35 instituições o Enem será a única forma de seleção em substituição ao vestibular tradicional, seja para todos os cursos ou para parte das vagas. As provas será nos dias 6 e 7 de novembro.

O Poder Emana do Povo, 3ª Parte, artigo de Ana Paula de Carvalho

Consciente que é possível o exercício da cidadania através de representantes responsáveis e compromissados em ouvir e fazer valer a vontade da população, é importante não cedermos aos nossos interesses individuais e nem influenciados por tendências ou promessas. Não devemos votar em políticos desonestos mesmo que assegurados com o auxilio da nova lei de Ficha Limpa. Esta lei renovou a esperança de elegermos políticos com reputação ilibada, livre de qualquer mancha moral e com maior compromisso com o cidadão. Para votarmos melhor não basta saber qual a atribuição deles nesta época que precede as eleições tão referenciadas, mas conhecermos que perfil é necessário para exercer a tal função.
Os cargos no Poder Executivo exigem o perfil de administrador, apresentando uma série de características que vão determinar o seu sucesso, entre elas estão:...continue lendo...

Boletim Virtual da Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens

Notícias
- Presidente da CNBB participa do lançamento da Campanha na Arquidiocese de Mariana
- Roda de conversa com Pe. Hilário Dick debate violência nos relacionamentos
- Seminário capixaba terá a participação da secretária nacional da PJ
- Movimentos organizam caminhada para comemorar o Dia Internacional da Juventude
- Jovens caxienses planejam ações no combate a violência contra a juventud
- Jovens de Maringá reivindicam políticas públicas
- Contra a violência e o extermínio, jovens evangelizam com arte
- Montes Claros (MG) reune três mil em ato contra o extermínio de jovens
- Extermínio de jovens será o foco de um Seminário da Campanha na Bahia
- Diocese de Barreiras (BA) reuniu quatro vicariatos na abertura da Campanha
Teatro
Teatro: A voz que não calou
Poesia
Poesia: Autoconhecimento
Poesia: Colhendo Flores
Artigos
- Basta! Chega de violência e extermínio de jovens!
- Autoridades, a juventude quer viver!
- Para polícia paulista, execução sumária é regra
Participe da: Ciranda pela Vida: clique aqui