01 março, 2010

Curso de Ecumenismo-CESEP


Terra e Humanidade Ameaçadas pela Crise Ambiental: Desafio ao Ecumenismo

O Curso oferece Certificado do CESEP e PUC com reconhecimento da MEC.
01 a 16 de julho de 2010
LOCAL:- CIDADE DE SÃO PAULO.
FAÇA A SUA INSCRIÇÃO: http://www.cesep.org.br/
Inscrição e estudo - R$ 252,00
Hospedagem e Alimentação- R$ 243,00

Este curso está destinado a lideranças atuantes nas igrejas cristãs, nas Comunidades de Base, nas Escolas da fé, nos organismos ecumênicos, a estudantes de teologia, professores/as de ensino religioso e ecumenismo, estudiosos/as das ciências da religião e pessoas interessadas no tema do ecumenismo e do diálogo inter-religioso. Aqui mais informações

Ato público em apoio à Campanha Ficha Limpa - São Paulo


O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) Estadual - São Paulo, convida para um Ato público em apoio à Campanha Ficha Limpa. Aprovação já do PLP 518/2009.
No dia 8, das 11h às 13h na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, Auditório XI de Agosto.

2ª Conferência Estadual de Economia Solidária do Paraná

A II Conferência Estadual de Economia Solidária no Estado do Paraná será realizada no período de 23 a 24 de Abril em Foz do Iguaçu.
Lema: Pelo Direito de Produzir e Viver em Cooperação de maneira Sustentável
Na região de Maringá, a II Conferência Regional de Economia Solidaria de Maringá e Região será realizada no dia 27 de março, na sede da ARAS/Cáritas.
Mais informações no blog Economia Solidária e Agroenergia

Para refletir

"Quem não se movimenta, não sente as correntes que o prendem" Rosa Luxemburgo
Rosa Luxemburgo, filósofa marxista polonesa, fala da necessidade de se movimentar para sentir as correntes que nos prendem. Se conseguirmos sentir a força que essas correntes têm sobre nós, tomaremos consciência da necessidade de rompê-las. É a partir daí que surge a indignação, a impossibilidade de ficar inerte, o desejo de mudança, é a partir daí que compreendemos que o "movimentar-se" é imprescindível e urgente. Mas, estamos submetidos a um sistema opressor que opera em favor do capital, por isso, se somos poucos, certamente não superaremos a força de cada elo da corrente. Porém, se atuarmos em parcerias, dialogando com quem também tá na luta pelo rompimento das correntes e somando forças para isso, o sistema pode ser acorrentado.

Dom Oscar Romero "um símbolo da luta da Igreja na América Latina" assim descreve presildente Lula

“A morte de Romero foi de um grande impacto para todos aqueles que lutavam pelas liberdades democráticas”, disse Lula que visitou o túmulo do prelado junto com o presidente anfitrião, Mauricio Funes; a primeira dama, Vanda Pignato e o bispo auxiliar de San Salvador, Gregorio Rosa Chávez. Leia a reportagem

Presidente eleito do Uruguai fala de 'preferência por Dilma'

O presidente eleito do Uruguai, José Mujica, declarou neste domingo o que seria sua preferência pela candidata de Luiz Inácio Lula da Silva para as próximas eleições no Brasil, Dilma Roussef. Leia a reportagem publicada pela BBC Brasil

IV Simpósio Lutas Sociais na América Latina

Será em Londrina - Paraná
Os prazos de inscrições de trabalhos (artigos e painéis) nos GTs são os seguintes:
Artigos: Até18/04/2010;
Painéis: Até 30/04/2010.
Entre os dias 14, 15, 16 e 17 de setembro, será realizado o IV Simpósio Lutas Sociais na América Latina, na Universidade Estadual de Londrina (Londrina/PR/ Brasil), cujo eixo temático será Imperialismo, nacionalismo e militarismo no século XXI.
O evento está estruturado da seguinte maneira:
I. Mesas-redondas;
II. Mesa-coordenada;
III. GTs: Apresentações de trabalho (artigos e painéis);
IV. Minicursos.
Este processo será feito online por meio de formulário eletrônico, embreve disponível na página (www.uel.br/ gepal). As propostas de artigos e painéis não deverão ser enviados por e-mail aos GTs. Ou seja, ose-mails deverão ser apenas para eventuais dúvidas dos proponentes e informações adicionais.
O simpósio terá os seguintes GTs:
1.) - Lutas camponesas e indígenas na América Latina; 2.) - Estado, ideologias e meios de comunicação; 3.) - Classes sociais e transformações no mundo do trabalho; 4.) - Imperialismo, nacionalismo e militarismo na América Latina; 5.) - Lutas sociais urbanas; 6.) - Socialismo no século XXI e problemas da transição; 7.) - Feminismo e marxismo na América Latina; 8.) -Marx e marxismos latino-americanos.
Mais informações sobre o GEPAL e sobre o IV Simpósio poderão ser obtidas diretamente no novo sítio: www.uel.br/gepal.