08 fevereiro, 2012

Vereadores bajuladores do prefeito aprovam queima de lixo em Maringá

Apesar do alerta dos danos que a queima do lixo causa, ontem na cidade de Maringá, por 10 votos a 04, os vereadores bajuladores do prefeito Silvio Barros II (PP) aprovaram o projeto enviado em regime de urgência pelo prefeito. O projeto aprovado resultará na instalação de uma usina incineradora para a destinação do lixo. O projeto é em parceria com uma empresa de São Paulo e ficará em torno de R$ 330 milhões. Os vereadores que dizem amém a tudo que o prefeito quer, ignorou as entidades que integram o Fórum Intermunicipal Lixo e Cidadania – Maringá, Sarandi e Paiçandu, que há vários meses vêm discutindo o tema. Tudo isso explica a presença do vereador Wellington Andrade (PRP), que havia sido suspenso por 14 dias por faltas em 2011, mas compareceu na sessão e votou. Corre um boato por aí, que a sessão poderá ser questionada judicialmente, inclusive por conta da presença do vereador. Os quatros vereadores que votaram contra a queima do lixo compartilhando com a posição do Fórum Intermunicipal Lixo e Cidadania – Maringá, Sarandi e Paiçandu foram: Humberto Henrique (PT), Mário Verri (PT), Manoel Sobrinho (PCdoB) e Marly Martin Silva (PPL).

Lei da Ficha Limpa pode ser aprovada no STF

A Lei da Ficha Limpa deve ser aprovada no STF (Supremo Tribunal Federal). O ministro Marco Aurélio Mello, que era tido como contrário à regra, votará, na verdade, favoravelmente a ela.
O comentário é de Monica Bergamo, jornalista, na Folha de S.Paulo, 07-02-2012.
Com Mello, a Ficha Limpa terá ao menos seis votos, ou a maioria do STF, que tem 11 ministros. Luiz Fux e Joaquim Barbosa já se declararam favoráveis. Carlos Ayres Britto, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski devem acompanhá-los.
O posicionamento de Mello tem surpreendido os ministros. Em votações anteriores, ele se posicionou contra prazos da lei. Mas, a interlocutores, resumiu porque pode votar para que ela seja aplicada a partir deste ano: "Você contrataria para trabalhar alguém que tivesse inquérito ou uma ação penal em andamento?".