11 julho, 2012

CEBs: Novo/Velho Jeito de Ser Igreja

Clique aqui para ler: CEBs: Novo/Velho Jeito de Ser Igreja. Um texto para compreender e aprofundar sobre a importância das Comunidades Eclesiais de Base.

Pode acreditar, Karl Marx, foi parar no cartão de crédito

Vejam só, Karl Marx,  virou efígie do cartão de crédito MasterCard, na Alemanha. Assim, ele veio a ser o segundo líder comunista a se tornar foco de propaganda de empresas capitalistas - mas ainda perde de longe para o primeiro, Che Guevara, que estampa camisas e pôsteres.
Conforme reportagem de Renato Pompeu e publicada pelo jornal Folha de S.Paulo de hoje, no caso de Marx, porém, não se trata de uma jogada de marketing, mas de uma medida de relações públicas. A iniciativa foi do banco Sparkasse Chemnitz, da cidade alemã de Chemnitz, no centro-leste do país. O banco fez uma pesquisa entre seus clientes sobre qual era o marco urbano mais importante da cidade para ornar o seu cartão MasterCard. Enfrentando nove outras instalações, um busto de Marx de sete metros de altura foi o vencedor, com 35% dos votos. Ele foi instalado em 1953, quando os líderes comunistas da então Alemanha Oriental, onde fica Chemnitz, alteraram o nome da cidade para Karl Marx-Stadt (Cidade Karl Marx). Com numerosos projetos de conjuntos habitacionais e um cuidado especial para a reconstrução pós-guerra (cuidado que não houve em outros centros importantes, como a própria Berlim Oriental), as autoridades comunistas procuravam apresentar a cidade como uma "cidade socialista".