23 março, 2011

CEBs - Comunidades Eclesiais de Base – Sétima Parte

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
Mensagem ao Povo de Deus sobre as Comunidades Eclesiais de Base
Documento da CNBB nº 92
Vivência e Anúncio da Palavra de Deus e o Testemunho de Fé

“A Palavra se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14). A acolhida da Palavra de Deus e a vivência comunitária da fé são indissociáveis nas CEBs. A Bíblia faz parte do dia a dia da comunidade, estando presente nos grupos e pastorais, nas liturgias e na formação, na reza e nas ações que visam superar as desigualdades e injustiças da sociedade brasileira.
São espaços privilegiados de leitura bíblica nas CEBs os círculos bíblicos e grupos de reflexão. Neles o povo se coloca como sujeito eclesial, assume seu lugar na comunidade e na sociedade. O protagonismo dos leigos nas CEBs é expressão viva de uma Igreja que se renova animada pelo Espírito Santo, é também um sinal de que no discipulado estão surgindo novos ministérios e serviços.
“O ministério da Palavra exige o ministério da catequese a todos porque ‘fortalece a conversão inicial e permite que os discípulos missionários possam perseverar na vida cristã e na missão em meio ao mundo que os desafia’” (CNFF, DGAE, n. 64; Dap, n.278c).
A vida em comunidade já é uma forma de catequese. Ela predispõe para o aprofundamento da fé e da vida cristã por meio do ministério da catequese e também pelo testemunho fraterno de seus membros.

3º Noite Beneficente


Nota da CNBB em defesa da Lei Maria da Penha

Nós, Bispos do Conselho Episcopal de Pastoral, reunidos em Brasília, nos dias 21 e 22 de março de 2011, manifestamos apoio à mobilização nacional em defesa da Lei Maria da Penha, sancionada pelo Presidente da República no dia 07 de agosto de 2006. Após cinco anos de vigência, a lei recebeu grande apoio da sociedade e merece ampliar seu alcance, assegurando todos os mecanismos e instrumentos nela previstos de modo que todas as mulheres vítimas de violência tenham seus direitos e sua cidadania garantidos.
As estatísticas, no entanto, revelam que o país ocupa a 12ª posição no ranking mundial de homicídios femininos (Mapa da violência - 2010, Datasus). No período de 1997 a 2007, 10 mulheres foram assassinadas por dia no Brasil. Isso merece nosso repúdio e indignação. Leia na íntegra

Sugestão de Leitura

Dom Oscar Romero - 31 anos de seu assassinato
Os 31 anos do assassinato do bispo de San Salvador são lembrados como sinais de esperança na América Latina e no mundo.
No dia 24 de março de 1980, o bispo de San Salvador foi assassinado enquanto rezava missa por um francoatirador pago por setores da direita política, e até hoje não se fez justiça nesse caso.
A comunidade internacional reconhece unanimemente o valor da vida e o testemunho do assassinato de Óscar Arnulfo Romero. Assim, a Assembleia Geral das Nações Unidas - ONU proclamou o dia 24 de março – data da sua morte – como o "Dia Internacional pelo Direito à Verdade, em relação a graves violações e a dignidade das vítimas", em honra ao bispo salvadorenho.
Como sugestão de leitura apresento a conferência de Jon Sobrino "Dom Óscar Romero disse a verdade vigorosamente". Leia aqui

Resultado do churrasco beneficente Lar Escola de Maringá

Resultado do churrasco beneficente realizado no último domingo, 20/03/2011 no Lar Escola da Criança de Maringá.

LAR ESCOLA DA CRIANÇA DE MARINGÁ

RESULTADO DO PÚBLICO DO CHURRASCO - 20/03/2011

MARMITEX

Convites vendidos

433

Cortesia (colaboradores/imprensa)

18

Cortesia (formandos, familiares e parcerias)

2

TOTAL DE MARMITEX

453

ALMOÇOS SERVIDOS NO LOCAL

Convites vendidos

592

Cortesia - Formandos e parcerias)

29

TOTAL DE ALMOÇOS SERVIDOS

621

RESULTADO FINAL DO EVENTO

1074