31 agosto, 2013

Grupos de Reflexão semeando vidas nas CEBs - Por Lucimar Moreira Bueno

O Evangelho nos ensina que a visita amiga é a metodologia usada por Deus para chegar até seu povo, para realizar seu trabalho educativo. Olha que coisa linda “Deus visita seu povo” (Lc 1,68-80). Uma visita salvadora, missionária que dá sentido à vida. Essa é a metodologia e missão das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) que com muita ousadia e dedicação através dos Grupos de Reflexão é realizada.

Os Grupos de Reflexão de casa em casa faz chegar a Palavra de Deus até as famílias, até aos mais afastados, reforçando a comunidade, acolhendo novos participantes. Leva a todas e a todos a visita amiga de Deus. Os Grupos de Reflexão são células vivas das CEBs.

As CEBs têm um jeitinho dinâmico de evangelizar, e através dos Grupos de Reflexão vai gerando um clima fraterno, de amizade, um bate papo gostoso que motivado por um texto bíblico vai levando os/as participantes ao um entrosamento, cresce a auto-estima e a solidariedade.

Com a metodologia da visita amiga, do aproximar, ouvir, crescer juntos às CEBs através dos Grupos de Reflexão vai revelando a face amiga de Deus, levando o povo a deixar-se seduzir por Ele e aí, as CEBs tornam-se sementeiras de leigas e leigos comprometidos com o Evangelho, sendo presença transformadora na família, comunidade e sociedade.