31 agosto, 2013

Grupos de Reflexão semeando vidas nas CEBs - Por Lucimar Moreira Bueno


Grupos de Reflexão semeando vidas nas CEBs !

O Evangelho nos ensina que a visita amiga é a metodologia usada por Deus para chegar até seu povo, para realizar seu trabalho educativo.

Olha que coisa linda “Deus visita seu povo” (Lc 1,68-80). Uma visita salvadora, missionária que dá sentido à vida.

Essa é a metodologia e missão das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) que com muita ousadia e dedicação através dos seus Grupos de Reflexão é realizada.

Os Grupos de Reflexão de casa em casa faz chegar a Palavra de Deus até as famílias, até as pessoas mais afastadas, reforçando a comunidade, acolhendo novos participantes. Leva a todas e a todos a visita amiga de Deus. Os Grupos de Reflexão "pertencem as comunidades",  são células vivas das CEBs.

As CEBs têm um jeitinho dinâmico de evangelizar, e através dos Grupos de Reflexão vai gerando um clima fraterno, de amizade, um bate papo gostoso que motivado por um texto bíblico vai levando os/as participantes a um entrosamento, cresce a autoestima, a solidariedade e o compromisso missionário.

Com a metodologia da visita amiga, do aproximar, ouvir, crescer juntos às CEBs através dos seus  Grupos de Reflexão vai revelando a face amiga de Deus, levando o povo a deixar-se seduzir por Ele e aí, as CEBs tornam-se sementeiras de leigas e de leigos missionários comprometidos com o Evangelho, sendo presença transformadora na família, comunidade e sociedade.

As Comunidades Eclesiais de Base fazem parte da estrutura organizacional de uma paróquia, na Arquidiocese de Maringá, tendo como critério a territorialidade. Comunidade territorialmente definida, nesse bairro, nesse condomínio, nesse edifício, no conjunto de quadras.

Nas paróquias estruturadas em CEBs, essas dinamizam formando Grupos de Reflexão, em sua maioria, distribuídos pelas ruas e quadras das CEBs. O mais perto possível das famílias.

Como dizia Dom Luciano Mendes de Almeida: “A CEBs é uma grande celebração”.

---------------------------------
Lucimar Moreira Bueno (Lucia)