05 fevereiro, 2009

Voltarei postar no domingo

Amigas e Amigos
Estou indo para Curitiba representar a Província de Maringá na reunião das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) do Regional Sul II (Paraná). Voltarei a postar logo que retornar no domingo.

ADÃO PRETO, um grande lutador

A notícia da morte do deputado federal Adão Preto (PT-RS) me deixou comovido e me fez recordar o dia 10 de dezembro de 2007, dia de luta contra o leilão das Usinas Hidrelétricas (com grandes Barragens) do rio Madeira, dia de luta também contra a Transposição do rio São Francisco. Adão Preto estava lá conosco, firme na luta.
Cerca de 400 militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), CPT, Via Campesina, Movimento estudantil e de outros movimentos sociais ocuparam, durante a manhã, o prédio da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), onde o leilão foi realizado de forma autoritária. Após umas quatro horas de ocupação, mais de 200 soldados da tropa de choque, com cães, escudos e cassetetes, entraram em ação, reprimindo a ocupação com violência. Sete militantes foram presos e, algemados, conduzidos à sede da Polícia Federal no Distrito Federal.
O camponês que se tornou deputado, Adão Preto, esteve conosco na sede da Polícia Federal prestando solidariedade aos presos e intercedendo pela libertação deles. Na hora, Adão Preto telefonou para o ministro da Justiça Tarso Genro, explicou a justeza da luta contra o Leilão das Usinas do rio Madeira e contra a Transposição do Velho Chico e pediu a libertação dos encarcerados. Falou também com o Diretor Geral da Polícia Federal e com o delegado de prantão. Adão só deixou a sede da Polícia Federal junto com os sete presos políticos libertados.
Sempre com um jeito afável, simples, humilde, mas firme na defesa dos pobres que lutam de forma organizada. Obrigado, Adão Preto! Sua luz e força infinita continuarão brilhando em tantos discípulos/as que você deixou aqui. Adão Preto, agora, não apenas descansa, mas vive plenamente. Honremos o legado de luta que ele nos deixou.

Um abraço terno. Frei Gilvander Moreira

Centenário de Dom Helder Câmara


Dom Helder Câmara, que faria cem anos no dia 7 de fevereiro, se estivesse vivo. O arcebispo faleceu em 27 de agosto de 1999.

Couve-flor recheada



Uma agricultora do noroeste do Paraná adaptou uma receita antiga e atransformou num prato que faz sucesso na família. É a couve-flor recheada.
Da cozinha sai um aroma de comida caseira que logo invade a casa e aguça o apetite de todos. “Quando a gente chega ela está inventando. É sinal que vem coisa boa”, falou o agricultor Francisco Boschi.
Agricultor no município de São Jorge do Ivaí-Pr, seu Francisco sabe pelo cheiro quando sua mulher, a agricultora Maria Eunice Boschi, está inventando no fogão.
É testando e misturando sabores que dona Maria Eunice faz pratos saborosos como a couve-flor recheada. Os ingredientes para preparar a receita são:
1 couve-flor grande
200 gramas de presunto
200 gramas de queijo mussarela
1 copo de requeijão
1 vidro pequeno de maionese
1 envelope de tempero pronto em pó
queijo ralado para salpicar
sal e óleo
Em uma panela com bastante água coloque uma colher de sobremesa de sal e fio de óleo. Cozinhe a couve-flor inteira, até ficar ao dente. Se ficar mole, ela arrebenta. Depois de cozida, basta ir adicionando o recheio. Coloque o queijo e o presunto enroladinhos entre a couve-flor. Então, coloque o requeijão. Por cima, espalhe a maionese, o tempero em pó e o queijo ralado.
O prato é a adaptação de uma receita de lasanha de couve-flor. Nas invenções da dona Maria Eunice na cozinha, acabou se transformando na couve-flor recheada. Ficou tão bom que o prato foi classificado num concurso de culinária da Cooperativa de Maringá que reúne receitas de mais de 40 mulheres de agricultores da região. Além de ser gostos, é bem prático. O preparo leva 30 minutos. No forno é só o tempo de dourar a couve-flor e está pronta a receita que pode ser servida como prato principal acompanhado de arroz e salada.
Fonte: Globo Rural

Interior gera 60% dos 110 mil empregos de 2008 no Paraná

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego divulgados nesta quinta-feira (5) pelo Dieese confirmam: o nível de emprego no ano de 2008 cresceu 5,69% no Paraná, gerando 110.903 vagas, com destaque para o interior do Estado e os municípios com mais de 50 mil habitantes. No Brasil, a taxa foi de 5,01%. Na íntegra

Reunião da CPT (Comissão Pastoral da Terra) em Paranavaí

A Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) da Diocese de Paranavaí comunica que havera Reunião da CPT (Comissão Pastoral da Terra), no dia 14/02/2009, no Sindicato dos empregados em estabelecimentos bancários, Rua Mal Cândido Rondon, 1445, inicio as 09 horas e enceramento as 12 horas. Os participantes que precisarem de pouso avisar com antecedência.
Informações e confirmações pelos telefones: (44) 9991-7024, (44) 3423-5016, falar com o Deisy ou Josy, ou ainda pelo e-mail deisynha_525@hotmail.com.

Apucarana vai ganhar Centro de Saúde da Mulher e da Criança

Acompanhado do Diretor Geral da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), André Pegorer, o prefeito de Apucarana João Carlos de Oliveira (PMDB) e o chefe da 16ª Regional de Saúde, Dr. Kazuhiko Yamamoto, participam nesta sexta-feira (06/02), às 15 horas, em Londrina, no Auditório da Associação Médica de Londrina (Avenida Harry Prochet, 1055 – Jardim Mediterrâneo), de reunião para instalação do “Centro de Saúde da Mulher e da Criança”. O município, segundo André Pegorer, foi contemplado com uma unidade. Durante o encontro, que contará com a participação do secretário de Estado da Saúde, Gilberto Martin e do secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Luiz Forte Neto, serão tratados assuntos relacionados aos procedimentos de implantação desses Centros.
O Centro de Saúde da Mulher e da Criança é uma parceria do Governo do Estado do Paraná com os municípios contemplados. No total o Governo do Paraná vai construir mais 150 unidades de Saúde da Mulher e da Criança, com investimentos de R$ 81 milhões em obras e aquisição de equipamentos. O Estado já entregou 50 Centros, e outros 95 estão em obras. Com as 150 unidades anunciadas, o Estado terá 295 Centros da Mulher e da Criança.

Bazar beneficente começa amanhã

Começa amanhã, sexta-feira (6), e vai até o dia 13 de fevereiro o bazar beneficente com mercadorias doadas pela Receita Federal em prol da TV 3º Milênio e do Recanto Plantando Vidas. Será no salão da paróquia Santa Maria Goretti, na avenida Colombo entre o SESC e o Supermercados Condor. Horário: 16h às 20h.

SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá

Arquidiocese de Maringá - Dom Anuar Battisti

No próximo sábado, dia 07 às 19h30 na Catedral em Maringá, receberão a Ordenação Diaconal mais quatro jovens, que dentre os chamados foram os escolhidos para o ministério presbiteral, na Igreja. O diaconato é o passo definitivo para quem topou a parada, não por serem os melhores e sim, por serem os mais corajosos em acreditar na graça de Deus que chama. Escolhidos para deixar tudo, casa, família, esposa, filhos, riquezas, para servir e não serem servidos. Homens de Deus a serviço do povo a tempo integral, sem medidas, sem acumular nada, sem pretensões e honrarias. Servos servidores para serem os maiores no exercício da missão. Leia o artigo "NÃO SOMOS OS MELHORES"

Conversa com o Deputado Estadual Jose Lemos

Hoje as 20 horas na sala 804 da APP havera um conversa com o Deputado Estadual JOSÉ LEMOS, informa o PT Maringá.

Morre em Porto Alegre o deputado Adão Pretto

O deputado Adão Pretto (PT-RS), de 63 anos, morreu nesta quinta-feira (5), às 7h50, em Porto Alegre ele era um dos fundadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Rio Grande do Sul. Saiba mais

Sete mil vagas exclusivas de estacionamento serão criadas para idosos e deficientes

Cerca de 7 mil vagas de estacionamento serão criadas em Maringá para que o município se adéque à lei federal que exige a reserva de 5% para idosos e de 2% para deficientes. A Secretaria de Trânsito (Setran) já definiu os modelos de placas que vão sinalizar as vagas exclusivas e agora vai delimitar as áreas. Maringá conta com aproximadamente 100 mil vagas de estacionamento, no total. Leia na íntegra

Comitê Olímpico Brasileiro visita Maringá para definir Olimpíadas Escolares

Depois de definir Maringá como uma das sedes das Olimpíadas Escolares, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) estará na cidade nesta quinta (5) e sexta-feira (6) apresentando o projeto dos jogos e vistoriando os locais de competição. A primeira reunião de trabalho será nesta quinta, às 15h30, na sala de reuniões da prefeitura.
As Olimpíadas Escolares são consideradas o maior evento esportivo para estudantes do país. Maringá vai receber as modalidades de futsal, judô, xadrez, voleibol e atletismo, todas nas categorias masculino e feminino. Os jogos serão realizados entre os dias 5 e 15 de novembro. A cidade deverá receber 1,5 mil atletas de todo o país, com idade entre 15 e 17 anos.
Londrina também foi escolhida como sede dos jogos, para mesma faixa etária de alunos e vai receber as modalidades de basquete, handebol, natação e tênis de mesa.
Poços de Caldas, em Minas Gerais, é a terceira cidade escolhida pelo COB, mas vai receber estudantes de 12 a 14 anos.
Criadas em 2005, as Olimpíadas Escolares têm inspiração no modelo olímpico e proporcionam um alto padrão de serviços - acomodações, transportes, instalações - para os participantes. O papel do professor de Educação Física também é destacado nas Olimpíadas Escolares, já que a prática esportiva tem uma importante função complementar para a educação pedagógica nas escolas da rede pública e privada de todo o país. O evento tem a função de incentivar a prática de esportes e exaltar a importância e a figura do professor de Educação Física na formação do cidadão.
As Olimpíadas Escolares 2009 integram um projeto sem precedentes na história do esporte estudantil brasileiro e são fruto de uma parceria do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com o Ministério do Esporte, e contam com o apoio das Organizações Globo e a participação das prefeituras de Poços de Caldas, Maringá e Londrina.

Fonte: Gazeta do Povo