22 novembro, 2013

Bob Fernandes / Os do PT estão presos. Os outros, soltos e acusando


"Estão soltos, todos. O resto está por ai. Impune. Muitos deles, muitas vezes, nas manchetes... mas como acusadores."

Governo e oposição. Está posto, e se acirra no Brasil, um debate onde viseiras se tornam obrigatórias, cada vez mais. Debate esse que arrasta milhões e milhões nas redes sociais e nas mídias. Com ares de Inquisição, todo e qualquer assunto produz blocos rígidos.

Das biografias à prisão dos condenados pelo Supremo, dos médicos cubanos aos cães Beagle, tudo divide de maneira feroz. Exige adesão incondicional a verdades e dogmas absolutos.

Se alguém, por exemplo, opinar, disser que Genoíno nunca foi bandido - e nunca foi, como sabem políticos e jornalistas- será pendurado por um lado da arquibancada. 

Esse é um lado. Mas há o outro. No começo do ano, Tarso Genro, governador do Rio Grande do Sul, e do PT, admitiu e cobrou: "Usamos os métodos que criticávamos". Quando disse isso, ranger de dentes e críticas em seu partido, o PT.

O PT errou, e muito, ao associar-se a Marcos Valério. Errou, muito mais ainda, a porção do PT que jogou com Daniel Dantas. E isso, o jogo com Dantas, foi fato.

Fato e erro que o partido jamais admitiu. Fato e erro que, como outros, custaram muito caro ao PT.

Cada um só admite seus dogmas e suas verdades. De parte a parte. Fernando Henrique, por exemplo, comentou a reação de petistas às prisões de agora. Disse: "Temos que dar um basta nisso, chega de desfaçatez".

Presidente: no ano passado, mesmo alegando não saber quem comprou, o senhor, enfim, admitiu ter havido compra de votos na aprovação da emenda para... sua reeleição.

No livro "O Príncipe da Privataria", o ex-deputado Narciso Mendes relata a Palmério Dória: cada voto custou R$ 200 mil. O senador Pedro Simon (PMDB-RS) conta: "Tinha fila para vender voto".

Recorde-se: à época o Procurador da República, Brindeiro, engavetou a denúncia. E o congresso rejeitou uma CPI. Como rejeitaria tantas outras.

Mesmo com tanto dogma e tanta viseira, há uma verdade que, essa sim, é absoluta. É inquestionável, sólida como uma rocha.

A verdade é: os réus do chamado "mensalão" estão...presos. Depois de 9 anos de escândalo e manchetes estão na Papuda; menos o Pizzolatto, que fugiu. Foram julgados, condenados, e já estão presos... e ainda nas manchetes.

Pergunta: onde estão todos os demais personagens? Personagens de mega escândalos, os de ontem e os de hoje, de todo e qualquer partido.

Estão soltos, todos. O resto está por ai. Impune. Muitos deles, muitas vezes, nas manchetes... mas como acusadores.

Bob Fernandes / Os do PT estão presos. Os outros, soltos e acusando "Estão soltos, todos. O resto está por ai. Impune. Muitos deles, muitas vezes, nas manchetes... mas como acusadores."

Para refletir