22 março, 2012

Igreja analisa proposta de projeto de Lei e reafirma contrariedade à incineração do lixo

Na manhã desta quinta-feira (22) a Arquidiocese de Maringá protocolou junto ao gabinete do prefeito Silvio Barros, carta resposta ao ofício encaminhado pelo Executivo à Igreja Católica na quarta-feira (21), requerendo parecer sobre um novo projeto de lei que trata sobre a questão dos resíduos sólidos urbanos (lixo). O documento, assinado pelo Vigário Geral da Arquidiocese, Padre Bruno Elizeu Versari, é contrário ao projeto sugerido pelo Executivo. Leia aqui a carta resposta

Lixo: Observatório das Metrópoles divulga manifesto contra incineração

O Observatório das Metrópoles, membro do Fórum Intermunicipal Lixo e Cidadania – Maringá, Sarandi e Paiçandu, divulgou documento hoje manifestando  seu apoio ao movimento contra a proposta de incineração dos resíduos sólidos urbanos em Maringá. “Os estudos e pesquisas realizadas nas quinze regiões metropolitanas brasileiras onde o Observatório das Metrópoles atua têm subsidiado a construção de políticas setoriais urbanas consoantes com os marcos regulatórios em vigor. O Brasil tem o privilégio de possuir hoje um avançado Sistema Nacional de Política Urbana que assegura um desenvolvimento sustentável sob todos os aspectos, pois reconhece as pessoas como centro das políticas públicas. Continue lendo.

Repartir para o consumo sustentável

"O padrão de consumo dos ricos tornou cada vez mais grave a crise ambiental no planeta. A saída, portanto, não pode ser a contenção do crescimento da demanda material dos pobres, mas a reversão do modelo de vida dos ricos assentado no consumo ostentatório", escreve Marcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea, em artigo publicado no jornal Valor, 22-03-2012.
O economista chama a atenção para o risco da "chamada economia verde estar a serviço da ocultação, mais uma vez, da manutenção do quadro geral de dominação imposto pelos países ricos. Isso pode estar ocorrendo justamente quando as economias do norte convivem com inegável esvaziamento de suas posições relativas no mundo". Confira o artigo

Dia Mundial da Água completa 20 anos

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.
No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a "Declaração Universal dos Direitos da Água" (leia aqui). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.
Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Fórum Lixo e Cidadania de Maringá Convoca Manifestação na Câmara de Vereadores

 
A Prefeitura e a sua base de “fiéis" vereadores estão prestes a dar mais um golpe na população de Maringá! Os vereadores de Maringá poderão votar hoje, dia 22 de março, (em regime de urgência) um projeto para "garantir" a incineração do lixo em Maringá.
Sem se importar com a opinião da maioria da população de Maringá bem como a maioria das entidades da sociedade civil organizada, que estão contrários a proposta, o Prefeito Silvio Barros II poderá encaminhar amanhã matéria sobre a Incineração do Lixo à Câmara de Vereadores!
A proposta da Prefeitura é garantir condições jurídicas para evitar a tramitação do Projeto de Lei de Iniciativa Popular, que será apresentado pelo Fórum Intermunicipal Lixo e Cidadania, proibindo a utilização de tecnologias de aproveitamento energético a partir da incineração dos Resíduos Sólidos Urbanos. Já foram recolhidas, junto à população, 8.000 mil das 12.500 assinaturas necessárias, num período de menos 30 dias de campanha e mobilização. A previsão é a apresentação do Projeto de Lei na segunda metade do mês de Abril.
Diante da gravidade do fato, estamos mobilizando, de última hora, o maior número possível de presenças na seção da Câmara de Vereadores. Vamos deixar claro para os vereadores que a população é contra a incineração!
O Fórum Intermunicipal Lixo e Cidadania se coloca a inteira disposição da Câmara de Vereadores para esclarecer os motivos do seu posicionamento contrário e os riscos e prejuízos que a incineração do lixo trará ao meio ambiente e a economia do município.